Christopher Hitchens
Christopher Hitchens |
---|
![]() |
Christopher Hitchens em outros projetos: |
Christopher Eric Hitchens (13 de abril de 1949 – 15 de dezembro de 2011) foi um jornalista e escritor anglo-americano.
- Quando Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979, poucas pessoas tiveram o mau gosto de perguntar o que ela já havia feito, ou mesmo alegado fazer, pela causa da paz. Seu discurso na cerimônia de posse fez pouco para resolver qualquer dúvida a esse respeito e muito para aumentá-la.
- The Missionary Position, Mother Theresa in Theory and Practice (2012)
- Tornei-me jornalista porque não queria depender dos jornais para obter informações.
- Love, Poverty, and War: Journeys and Essays (2004)
2004[editar]
- É um vício frequente da polêmica radical afirmar, e até mesmo acreditar, que uma vez encontrado o motivo mais baixo para um antagonista, você identificou o motivo correto.
- "Reactionary Prophet", The Atlantic, abril de 2004
2005[editar]
- A fé é a rendição da mente; é a entrega da razão, é a entrega da única coisa que nos diferencia dos outros mamíferos. É a nossa necessidade de acreditar e renunciar ao nosso ceticismo e à nossa razão, nosso desejo de descartar isso e colocar toda a nossa confiança ou fé em alguém ou em alguma coisa, isso é sinistro para mim. De todas as supostas virtudes, a fé deve ser a mais superestimada.
- "Holier Than Thou", Penn & Teller: Bullshit!, 23 de maio de 2005
Letters to a Young Contrarian (2001)[editar]
- A essência da mente independente não está no que ela pensa, mas em como ela pensa.
God is Not Great (2007)[editar]
- Por que, se Deus foi o criador de todas as coisas, deveríamos "louvá-lo" pelo que veio naturalmente?
- p. 3
- Direi simplesmente que aqueles que oferecem falsas consolações são falsos amigos.
- pág. 9
- A religião é feita pelo homem. Mesmo os homens que a fizeram não podem concordar sobre o que seus profetas, redentores ou gurus realmente disseram ou fizeram.
- pág. 10
- Violenta, irracional, intolerante, aliada ao racismo, tribalismo e fanatismo, investida na ignorância e hostil à livre investigação, desdenhosa das mulheres e coerciva com as crianças: a religião organizada deve ter muito em sua consciência.
- pág. 56
- Nada prova o caráter humano da religião tão obviamente quanto a mente doentia que projetou o inferno, a menos que seja a mente extremamente limitada que falhou em descrever o céu - exceto como um lugar de conforto mundano, tédio eterno ou (como Tertuliano pensava) prazer contínuo na tortura dos outros.
- pág. 219