Carlos III do Reino Unido

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Carlos III do Reino Unido
Carlos III do Reino Unido
Carlos III do Reino Unido
Carlos III do Reino Unido em outros projetos:

'Carlos III (em inglês: Charles III, nascido Carlos Filipe Artur Jorge, em inglês: Charles Philip Arthur George; Londres, 14 de novembro de 1948) é o rei do Reino Unido e de mais catorze estados independentes chamados de Reinos da Comunidade de Nações desde 2022, após a morte da sua mãe, a rainha Isabel II, em 8 de setembro de 2022. É também o chefe da Commonwealth, uma grande organização intergovernamental composta por 53 países independentes.


  • "A vida da rainha Elizabeth foi bem vivida, foi uma promessa que teve seu destino cumprido, e ela é profundamente lamentada em sua morte. Renovo com todos vocês hoje esse comprometimento de prestar serviço ao longo da vida".
- Fonte: G1 – 13/09/2022.[1]
  • "Onde quer que você [súdito] viva, no Reino Unido ou nos reinos e territórios em todo o mundo, e seja qual for sua origem ou crença, eu me esforçarei para servi-lo com lealdade, respeito e amor, como tenho feito durante toda a minha vida".
- Fonte: G1 – 13/09/2022.[1]
- O discurso é a parte mais importante de um dia de memória para a rainha e também tem a função de sinalizar a continuidade da monarquia parlamentar constitucional no país. Charles III teve um encontro com Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, no começo da semana.
  • "Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações."
- Fonte: G1 – 13/09/2022.[1]
- O discurso é a parte mais importante de um dia de memória para a rainha e também tem a função de sinalizar a continuidade da monarquia parlamentar constitucional no país. Charles III teve um encontro com Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, no começo da semana.[1]
  • "No cumprimento da pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, peço a orientação e a ajuda de Deus Todo-Poderoso. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção. Vou me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado na defesa do governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Commonwealth [comunidade de países que reúne antigas colônias britânicas] em todo o mundo."
- Fonte: G1 – 13/09/2022.[2]
- Embora o monarca seja rei desde o exato momento da morte de sua mãe, sua proclamação oficial aconteceu durante uma cerimônia 10 de setembro de 2022. Pela primeira vez, evento foi transmitido na TV.
  • "Minha bisavó era amante de seu tataravô. Sinto que temos algo em comum."
- "My great-grandmother was the mistress of your great-great-grandfather. I feel we have something in common."
- Fonte: The Washington Post – 15/09/2022.[3]
  • "Parliament is the living and breathing instrument of our democracy," the king told the gathered politicians. "While very young, her late majesty pledged herself to serve her country and her people and to maintain the precious principles of constitutional government which lie at the heart of our nation. This vow she kept with unsurpassed devotion. She set an example of selfless duty which, with God's help and your counsels, I am resolved faithfully to follow."
- "O Parlamento é o instrumento vivo e respiratório de nossa democracia", disse o rei aos políticos reunidos. "Quando muito jovem, sua falecida majestade se comprometeu a servir seu país e seu povo e manter os preciosos princípios do governo constitucional que estão no coração de nossa nação. Este voto ela manteve com devoção insuperável. Ela deu um exemplo de dever altruísta que, com a ajuda de Deus e seus conselhos, estou decidido a seguir fielmente".
- Fonte: CBS News – 23/09/2022.[4]


Referências