Bernard Bolzano

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bernard Bolzano
Bernard Bolzano
Bernard Bolzano em outros projetos:

Bernard Placidus Johann Nepomuk Bolzano (Praga, Boémia, actual República Checa, 5 de Outubro de 1781 - id., 18 de Dezembro de 1848) foi um matemático, teólogo e filósofo da antiga Boémia, que pesquisou também problemas ligados ao espaço, à força e à propagação de ondas.



  • "se consideramos que as provas da ciência não devem ser somente confirmações [Gewissmachungen], mas mais exatamente justificações [Begründungen], i.e., apresentação das razões objetivas para a verdade de que se trata, então é auto-evidente que a prova estritamente científica, ou a razão objetiva - de uma verdade que vale igualmente para todas quantidades, seja ou não no espaço - não pode se assentar numa verdade que vale meramente para quantidades que estão no espaço"
- Da obra Prova Puramente Analítica do Teorema que afirma que entre dois valores de sinais opostos existe ao menos uma raiz real da equação (Rein analytischer Beweis des Lehrsatzes, dass zwischen zwei Werten, die ein entgegengesetztes Resultat gewaehren, wenigstens eine reelle Wurzel der Gleichung liege)
- Tradução de CLÍMACO, Humberto. Não publicada; S. Russ, Historia Mathematica,, Historia Mathematica, n. 7, p. 156-185, 1980