Benjamin Ndiaye

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Benjamin Ndiaye
Benjamin Ndiaye
Benjamin Ndiaye
Benjamin Ndiaye em outros projetos:

Benjamin Ndiaye (28 de outubro de 1948) é um arcebispo da Igreja Católica senegalês. É o atual arcebispo de Arquidiocese de Dakar.



  • No Senegal temos uma boa tradição de coexistência pacífica entre cristãos e muçulmanos. Isso se deve à cultura e à sabedoria dos seus habitantes. O Islã senegalês é feito sobretudo de confrarias sufis com cujos responsáveis se pode dialogar, que dão aos fiéis diretrizes e que, em caso de necessidade, podem acalmar os ânimos. Tudo isso, porém, deve continuar a ser cultivado, porque o diabo está sempre presente, escondido na penumbra, para tentar semear a divisão entre os homens. É preciso, portanto, preservar este clima de tolerância para que todos possam confessar e praticar a própria fé.
- Fonte: “O diálogo entre cristãos e muçulmanos é possível, mas deve ser cultivado constantemente”, afirma Dom Ndiaye (13 de novembro de 2014)
  • Como pode um pequeno país como o Senegal dispor de mais de 250 partidos políticos? Cada um quer a própria capela e entra no diálogo para chantagear e obter um lugar. E isto é diálogo? Isto é democracia? Não, a política é servir a cidade e não se servir dela.
- Fonte: “O diálogo nacional seja útil aos interesses da nação, e não pessoais” adverte Dom Ndiaye (23 de maio de 2016)
  • É necessário que os jovens encontrem nos idosos o exemplo e o apoio de que precisam, num País disciplinado, organizado, respeitoso das leis e regulamentos; um País com cidadãos capazes de responder dos seus empenhos na sociedade.
- Fonte: Bispos: construir um País de justiça e paz e promover juventude que crê nos seus valores (12 de junho de 2021)