Babau Tupinambá

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Babau Tupinambá
Babau Tupinambá
Babau Tupinambá
Babau Tupinambá em outros projetos:

Babau Tupinambá também conhecido como Rosivaldo Ferreira da Silva, é um líder indígena brasileiro.



  • Eu estou me preocupando pela vida. Meus netos, bisnetos não vão ter água para beber porque o pessoal só pensa em desmatar. E se o rio seca? E arrancam as madeiras da nascente? O que vai ficar por ali? Você vê uma árvore bonita... Vamos ver uma dessa de novo quando? Acabaram com toda a riqueza de nossa terra. Terra não é para negociar, é para viver."
- Fonte:[1]
  • "Eu vejo com muita força, com muita determinação. É um povo que tem que enfrentar muitas mazelas, porque são frentes de lutas difíceis e diferenciadas, que de um lado, para se manter tradicionalmente e vivo, tem que enfrentar o ataque das Igrejas Evangélicas; e do outro lado, tem que fazer o enfrentamento ao governo que não oferece apoio financeiro a nenhum dos territórios indígenas e, em compensação, oferece dinheiro pro agronegócio querer entrar nas terras indígenas, então há uma contradição. Tem que enfrentar a competição geral dentro do país de sobrevivência, porque a floresta hoje já não dá mais condições de sobrevivência apenas dela aos povos indígenas, precisamos tirar o sustento de externos, comprar coisas externas. Outra demanda grave é a luta e manutenção dos territórios demarcados, e forçar o governo a fazer as demarcações: as que já estão em luta e as futuras. Há muita demanda, muita luta, mas o povo está bem organizado, saudável, com vontade de guerra, estamos bem. As principais lideranças no país que eu escuto e vejo estão bem, muito fortes e vamos avançar, e não recuar, não tem como mais recuar em nada."
- Fonte:[2]

Referências

  1. Cacique Babau, liderança indígena tupinambá, é preso em Ilhéus (BA) Rute Pina, Brasil de Fato. Publicado em 1 de setembro de 2022.
  2. Cacique Babau explica como os povos indígenas garantem a recuperação da floresta Fernanda Alcântara, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Publicado em 1 de setembro de 2022.