Asoka

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Emblema da Índia derivado dos tempos do Imperador Ashoka.

Rei Asoka, Ashoka, ou Ashokavardhâna (273 a.C. - 232 a.C), foi o terceiro monarca da dinastia dos Máurias (Índia), foi um notável imperador, neto de Chandragupta Máuria, e reinou de 247 a.C. a 236 a.C. Asoka tornou-se budista e fez muito para a divulgação do budismo.


  • Depois de completados dez anos (de reinado), o rei Piodasses (Piyadassi) tornou conhecida (a doutrina da) piedade aos homens; e a partir deste momento ele tornou os homens mais piedosos, e tudo floresce em todo o mundo. E o rei se abstém de (matar) seres vivos, e outros homens e aqueles que (são) caçadores e pescadores do rei desistiram de caçar. E se alguns (foram) intemperantes, eles cessaram de sua intemperança como estava em seu poder; e obedientes ao pai e à mãe e aos mais velhos, em oposição ao passado também no futuro, agindo assim em todas as ocasiões, viverão melhor e mais felizes.
- "A seção grega da inscrição de Kandahar" conforme traduzido por G. P. Carratelli em Um edito bilingue greco-aramaico de Asoka: A primeira inscrição grega descoberta no Afeganistão (1964) editado por G. P. Carratelli e G. Garbini, p. 32; Piyadassi é um dos títulos de Ashoka, que significa Amado dos Deuses, "Piedade" aqui é uma tradução do grego εὐσέβεια, Eusebeia.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Asoka.