António Luciano dos Santos Costa

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
António Luciano dos Santos Costa em outros projetos:

António Luciano dos Santos Costa (3 de maio de 1952) é um bispo católico português. Foi nomeado bispo da Diocese de Viseu.


  • O escasso tempo para acolher e escutar os outros, assim como a desculpa generalizada de que temos muito trabalho, podem ser, por vezes, sinais reveladores de uma vida espiritual pobre, sem Espírito, sem autenticidade, e de pouca organização nas prioridades. Pode faltar-nos a escuta da Palavra de Deus, a oração assídua, o discernimento evangélico, que são fundamentais para transformar a negatividade da vida em vida espiritual e pastoral fecunda. Um padre quando reza, estuda, contempla, trabalha e sacrifica a sua vida em favor da paróquia, celebra a Páscoa. O serviço pastoral dos presbíteros deve também privilegiar o serviço e a partilha dos bens nas dificuldades, nas incompreensões e nas provações. Servir na gratuidade o Povo de Deus ajuda a alcançar a conversão pessoal e a renovação pastoral.
- Fonte: Homilia no Domingo da Ressurreição do Senhor (4 de abril de 2021)
  • Se ressuscitastes com Cristo aspirai às coisas do alto. Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra. Caríssimos irmãos e irmãs, temos que aspirar às coisas do alto e aqui, uma grande lição do Senhor Ressuscitado, Ele pede-nos muito, pede-nos a vida até às últimas consequências, para que o mistério Pascal aconteça na nossa vida.
- Fonte: Homilia de D. António Luciano na Missa Crismal (1 de abril de 2021)