Mangá

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Anime)
"O mangá é uma conversa entre o mangaká e seus leitores." — Osamu Tezuka

Mangá (no Japão e raramente no Brasil, manga) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas e o seu estilo próprio de desenho. No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a desenhos animados para exibição na televisão ou em vídeo, como Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Naruto e InuYasha, tornando-se conhecidos como anime. hjklç



  • "Mangá é imagem virtual. Mangá é sentimentalismo. Mangá é resistência. Mangá é consolo. Mangá é excentricidade. Mangá é emoção. Mangá é destruição. Mangá é arrogância. Mangá é paixão. Mangá é fantasia. Mangá é... E ainda não chegamos a nenhuma conclusão."
- Osamu Tezuka apud Ban, Toshio. Ozamu Tezuka: uma biografia mangá. São Paulo: Conrad Editora, 2004. p.214 ISBN 85-87193-71-6
  • "Alguém que não tenha habilidade com relacionamentos não conseguirá criar mangás por que o mangá é uma conversa entre o mangaká (autor) e seus leitores."
- Osamu Tezuka apud Comipress. (16 de Março de 2007). A visão de Fujiko F. Fujio sobre mangá e mangakás. Acessado em 6 de Maio de 2007.
  • "Você não deve criar mangá baseado em suas experiências, mas em pesquisas discretas. Com isso as possibilidades da sua criação expandir-se-ão infinitamente. Eu apóio mangás criados por pessoas assim. Eu esperaria mais por mangás feitos por fracassados do que por pessoas inteligentes que sempre podem se sair bem em tudo.
  • Fujiko F. Fujio apud Comipress. (16 de Março de 2007). A visão de Fujiko F. Fujio sobre mangá e mangakás. Acessado em 6 de Maio de 2007.
  • "Por que os japoneses apreciam tanto os mangás? Parece que os estrangeiros estranham essa mania. Por que os estrangeiros passaram tanto tempo sem ler mangás? Um dos motivos é que eles não tinham um Osamu Tezuka no país deles."

Editorial do jornal Asashi (10/02/1989) [1]

Ver também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Mangá.
Televisão
Apresentadores Atores Atrizes Roteiristas
Documentários Diretores Filmes Telenovelas
Séries de televisão Desenhos animados

O que é Mangá? Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. A palavra surgiu da junção de outros dois vocábulos: man, que significa involuntário, e gá, imagem. Os mangás se diferenciam dos quadrinhos ocidentais não só pela sua origem, mas principalmente por se utilizar de uma representação gráfica completamente própria. Para começar, o alfabeto japonês se compõe de ideogramas que não só representam sons, mas também ideias. Assim, em um mangá o texto em geral, mas principalmente as onomatopéias, fazem parte da arte. A ordem de leitura dos mangás também é diferente daquela que estamos acostumados. Um livro japonês começa pelo que seria o fim de uma publicação ocidental. Além disso, o texto é disposto da direita para a esquerda.

Outra característica peculiar dos mangás é que eles são publicados em volumes de mais ou menos 200 páginas cada, o que permite aos autores criar histórias mais longas e aprofundadas. Dessa forma, em um mangá é comum ver várias páginas só de imagens, sem diálogos, e também ações que se desenrolam por muitos quadrinhos e abordadas por diferentes pontos de vista. A disposição dos quadrinhos em uma página de mangá é diferente daquela que se costuma ver num comic americano, que costuma ter 3 ou 4 fileiras de quadrinhos por páginas. Como os mangakás (nome dado aos autores de mangás) dispõe de um espaço maior para contar sua história, também empregam um número menor de quadrinhos por página - não é difícil ver página até sem quadrinhos, com uma única imagem estourada. Também é característica dos mangás serem feitos completamente em preto-e-branco e em papel jornal, o que torna o produto mais barato e faz com que ele seja consumido por todo tipo de pessoa - no Japão eles são lidos por crianças, estudantes, executivos, donas-de-casa… Esses são apenas alguns pontos que caracterizam os mangás. Só que o principal é a capacidade que eles têm de encantar pessoas do mundo todo. Ler um mangá é uma experiência única. É mergulhar em um mundo próprio. Cheio de ação, emoção, heróis, criaturas mágicas e muita, muita diversão. Fonte: Site JBC Mangás ou Animes criados no japão e mandados para outros lugares do mundo para pessoas aprenderem sobre algo divertido e se inspirarem sobre as obras e de cada criador de Mangá.