Airton José dos Santos

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Airton José dos Santos em outros projetos:

Airton José dos Santos (25 de junho de 1956) é um sacerdote e bispo católico brasileiro, é o sexto e atual arcebispo da Arquidiocese de Mariana.



  • Penso que a utilização da tecnologia da informação trouxe muitas vantagens para a ação da Igreja em todos os cantos da terra. Facilitou a comunicação entre nós; otimizou os recursos, em todos os níveis: econômicos, financeiros, tecnológicos, operacionais e humanos. Para se ter ideia, além disso, possibilitou que muitos tivessem acesso mais direto ao conhecimento dos assuntos tratados nos encontros e reuniões. Ainda no aspecto dos ganhos, percebemos que podemos produzir o mesmo ou muito mais, com redução de custos e de estruturas. Estes são alguns aspectos dos ganhos. Não constitui uma análise global e definitiva. Quanto às perdas, podemos começar pelo relacionamento humano que, nas reuniões, encontros e, especialmente, no conjunto da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é intenso pela sua própria natureza. De modo on-line não conseguimos ter a medida da troca de experiências e do convívio entre os irmãos Bispos que trazem vivências e sensações próprias que, à distancia, não conseguimos partilhar. No máximo conseguimos partilhar ideias e capacidade de trabalho.
- Fonte: 58ª AG CNBB: confira a entrevista com Dom Airton sobre o evento (19 de abril de 2021)
  • Atendemos as pessoas porque são pessoas. Antes de sermos cuidadores, oferecemos um serviço que anda escasso na sociedade: a caridade. Servimos às pessoas porque elas são feitas à imagem e semelhança de Deus.
- Fonte: Entrevista: 75 anos de base para os próximos anos (1 de julho de 2016)