Teresa de Ávila

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Teresa de Ávila
Teresa de Ávila
Teresa de Ávila
Teresa de Ávila em outros projetos:

Teresa D'Ávila ou Teresa de Jesus, pseudônimo de Teresa de Cepeda y Ahumada; (Gotarrendura, Ávila, 28 de março de 1515 - Alba de Tormes, 4 de outubro de 1582) Religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo e por suas obras místicas.


  • "Ser grande é amar os pequenos. Ser pequeno é odiar os grandes."
  • "Senhor, morro filha da Igreja".
- Señor [...] muero hija de la Iglesia
- fonte: "Diccionario de los Santos"; Por Claudio Leonardi, Andrea Riccardi, G. Zarri; Colaborador Claudio Leonardi; Publicado por Editorial San Pablo, 2000; ISBN 842852257X, 9788428522571; 2272 páginas; books.google, página 2102
  • "Eu vi um anjo perto de mim, no meu lado esquerdo, em forma corporal. Isto é algo que não estou habituada a ver, a não ser muito raramente. Apesar de eu ter visões de anjos com freqüência, vejo-os apenas através de uma visão intelectual, como tenho falado antes. Foi a vontade de nosso Senhor que, nessa visão, visse o anjo desta forma. Ele não era grande, mas de pequena estatura, e era muito bonito - seu rosto queimava, como se fosse um dos mais altos anjos, que parecem estar todos em chamas: ele deve ser um daqueles a quem nós chamamos querubins. Seu nome ele nunca me disse; mas vejo muito bem que não existe no céu tão grande a diferença entre um anjo e outro, e entre estes e os outros que eu não posso explicar.


Eu vi em sua mão uma longa lança de ouro, e o ferro da ponta parecia estar em chamas. Ele pareceu empurrá-la às vezes no meu coração, e penetrou-me as entranhas; Quando ele retirou-a, deixou-me toda a arder com um grande amor de Deus. A dor foi tão grande, que me fez lamentar; E ainda assim, uma doçura foi superando essa dor, fazendo-me não desejar livrar-me dela. A alma agora é satisfeita apenas com Deus. A dor não é física, mas espiritual; embora o organismo tenha a sua parte nela. É um amor tão doce e carinhoso, que agora existe entre a minha alma e Deus, e eu agradeço à bondade de Deus por me ter feito passar por essa experiência"
- Fonte: The Life of St. Teresa of Jesus, capítulo XXIX, paragrafo 16-17.

Atribuídas[editar]

- Teresa de Ávila citada em "Santa Teresinha de A a Z" - Página 81, Patrício Sciadini - Edicoes Loyola, 1996, ISBN 8515013975, 9788515013975 - 167 páginas