Stanislav Grof

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stanislav Grof
Stanislav Grof
Stanislav Grof em outros projetos:

Stanislav Grof, (1 de julho de 1931 - ), psiquiatra tcheco, pioneiro nas pesquisas com psicodélicos e estados alterados de consciência, e um dos grandes representantes da psicologia transpessoal.


  • "Na mesma medida em que uma mudança evolutiva da consciência constitui um requisito vital para o futuro do mundo, o resultado deste processo depende da iniciativa de cada um de nós."
- Psicología Transpersonal, Editora Kairós, 1988, tradução de Alexandre Pedrassoli
  • "Mas mesmo uma radical mudança intelectual para um novo paradigma, em grande escala não seria suficiente para aliviar a crise global e reverter o curso destrutivo em que nos encontramos. Para isso, é necessária uma profunda transformação emocional e espiritual da humanidade. Utilizando as evidências existentes, é possível sugerir determinadas estratégias que podem facilitar e apoiar tal processo. Os esforços para modificar a humanidade teriam de começar com a prevenção psicológica em uma idade precoce. Os dados da psicologia pré-natal e perinatal indicam que poderíamos conseguir muito através da mudança das condições de gravidez, parto e cuidados pós-natais. Isso incluiria melhoras na preparação emocional da mãe durante a gravidez, a prática de parto biológico, a criação de um ambiente psicoespiritualmente informado para o parto e o cultivo de um nutridor contato emocional entre a mãe e a criança no período de pós- parto."
- Psicologia do Futuro, Editora Heresis, 2007, p. 351, tradução de Jussara de Avelar Serpa
  • "As psicologias humanista e transpessoal desenvolveram métodos eficazes de auto-exploração, cura e transformação da personalidade. Alguns deles provêm das terapias tradicionais, outros representam adaptações modernas de práticas espirituais antigas. Tais abordagens ocorrem com uma proporção muito favorável entre ajudantes profissionais e clientes e há outras que podem ser praticadas no contexto de grupos de auto-ajuda. Quando esse trabalho é sistemático, ele pode levar à abertura espiritual e também tomar uma direção altamente necessária em nível coletivo para que nossa espécie sobreviva."
- Psicologia do Futuro, Editora Heresis, 2007, p. 352, tradução de Jussara de Avelar Serpa
  • "A ciência materialista ocidental não tem lugar para qualquer tipo de espiritualidade e, na realidade, considera-a incompatível com a visão de mundo científica. A moderna pesquisa da consciência mostra que a espiritualidade é uma dimensão natural e legítima da psique humana e do plano universal das coisas. Contudo, nesse contexto, é importante enfatizar que essa declaração aplica-se à espiritualidade genuína e não às doutrinas das religiões organizadas."
- Psicologia do Futuro, Editora Heresis, 2007, p. 33, tradução de Jussara de Avelar Serpa