Primeira Guerra Mundial

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, e sua esposa, em 28 de Junho de 1914, é apontado como um dos eventos motivadores da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 a 11 de Novembro de 1918.


  • "Por muito que seja difícil, o poderoso livro de Robert Conquest obriga-nos a recordar o facto da colectivixação da agricultura, decretada pelo dirigente soviético e pelo seu partido, ter provavelmente custado mais vidas humanas do que as sofridas por todos os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial."
- Prof. Michael Marrus - Resenha crítica do livro de Robert Conquest. The Harvest of Sorrow: Soviet Collectivization and the Terror-Famine. Globe and Mail, 20 de Dezembro de 1986.
  • “... torpedeado (em 3 de abril de 1917) o navio Paraná, (o governo brasileiro) rompeu as relações diplomáticas e comerciais com a Alemanha.
Agora, o torpedeamento do segundo navio, em circunstâncias graves, sem aviso prévio, e a ameaça de cada dia ir diminuindo a nossa navegação e o nosso comércio com o exterior, obrigou o governo a pôr em prática medidas de defesa que o Alto Conselho do Congresso Nacional poderá inspirar.
Não deseja o governo, trazendo o assunto à vossa consideração, como é seu dever, eximir-se, contudo, da responsabilidade que lhe cabe, e de dar com franqueza a sua opinião. Parece-lhe que é urgente a utilização dos navios mercantes alemães ancorados nos portos do Brasil, excluída, entretanto, a idéia de confisco, que tanto repugna ao espírito da nossa legislação e ao sentimento do país.
A utilização acharia fundamento nos princípios da Convenção assinada na Haia, em 18 de outubro de 1907, e seria sem compensação, até que possamos verificar se trata de bens de propriedade particular que, mesmo em caso de guerra, devem ser respeitados, e o Brasil o fará, ou se pertencem a empresas que tenham quaisquer laços de dependência com os poderes ofìciais”.
- Venceslau Brás Pereira Gomes em mensagem ao Congresso, no dia 26 de maio de 1917, justificando o envolvimento do Brasil na "I Guerra Mundial". [1]
  • [...] Quando Theodore Roosevelt me recebeu na Casa Branca em 17 de Outubro de 1904, ele me disse, "A paz mundial está a caminho, certamente está a caminho, mas passo a passo. [...] Por mais que o objetivo esteja visível, por mais que possa parecer próximo e ao nosso alcance, a estrada até ele deve ser percorrida um passo de cada vez e, ao longo do caminho, há incontáveis obstáculos a serem superados. [...]
- Trecho do discurso da Baronesa Bertha von Suttner (1843-1914), pacifista austríaca e vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1905, pronunciado em Oslo, Noruega, em 18 de Abril de 1906; Fonte: Sondhaus, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial, Editora Contexto, 2014.
  • [...] De repente luzes começaram as aparecer ao longo da balaustrada alemã, e estava claro que eram árvores de natal improvisadas, adornadas com velas acesas que ardiam constantes no ar silencioso e gélido. Outras sentinelas tinham, é claro visto a mesma coisa, e rapidamente acordaram as que estavam de guarda adormecidas nos abrigos [...]. Então nossos oponentes começaram a cantar "Stille Nacht" [Noite Feliz] [...] Eles terminaram suas cantigas e nós achamos que devíamos responder de alguma maneira, por isto cantamos "The First Nowell" [O Primeiro Natal] e assim que terminamos todos eles começaram a aplaudir [...]. E assim todos começamos a cantar nossos hinos conhecidos, até que começamos a entoar "O Come All Ye Faithful" [Oh venham todos..] e os alemães imediatamente se juntaram a nós e todos nós contamos "Adeste Fidelis" em Latim. E, eu pensei, "como pode, duas nações cantando em plena guerra" [...].
- Soldado Raso : Graham Williams, da Brigada de Fuzileiros de Londres, setor da Frente Junto a Ploegsteert, Bélgica, 24 de Dezembro de 1914. Fonte: Sondhaus, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial, Editora Contexto, 2014.


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Primeira Guerra Mundial.


Commons-logo.svg
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Primeira Guerra Mundial.