Orlando Figes
Aspeto
Wikipédia |
Orlando Figes (Londres, 20 de novembro de 1959) é professor de História no Birkbeck College, Universidade de Londres. É um dos maiores especialistas actuais em história da Rússia desde o século XVIII. Estudou história na Universidade de Cambridge onde foi, mais tarde, professor de história e membro do Trinity College.
- "Os últimos dois Czares eram abertamente anti-semitas — ambos associavam os Judeus com a ameaça da cidade moderna, o capitalismo e o socialismo — e em círculos oficiais era moda repetir os seus preconceitos racistas. Em especial Nicolau II tendia mais e mais a ver os pogromas durante o seu regime como um acto de patriotismo e lealdade do 'bom e simples povo russo"
- - Orlando Figes — A tragédia de um povo.
- "Enquanto nos países ocidentais a constituição meramente tinha que garantir os direitos de uma sociedade e cultura civis pre-existentes, na Rússia também tinha que criá-los. Tinha que educar a sociedade - e o próprio Estado - nos valores e idéias do constitucionalismo liberal."
- - Whereas in Western countries the constitution merely had to guarantee the rights of a per-existing civil society and culture, in Russia it also had to create these. It had to educate society - and the state itself - into the values and ideas of liberal constitutionalism.
- - Orlando Figes — A tragédia de um povo. Jonathan Cape Ltd; New edition (29 Aug. 1996)