José Ortega y Gasset

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
José Ortega y Gasset
José Ortega y Gasset
José Ortega y Gasset em outros projetos:

José Ortega y Gasset (Madri, 9 de maio de 1883 — Madri, 18 de outubro de 1955). Foi um filósofo espanhol, assim como ativista político e jornalista.


  • "Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim."
- Fonte: "Meditações do Quixote"
  • "Esta é a primeira consequência que sobrevém quando no mundo alguém deixa de mandar: que os demais, ao se rebelarem, ficam sem tarefa, sem programa de vida".
- Fonte: "A Rebelião das Massas"
  • "Sem missão não há homem".
- Fonte: "O Livro das Missões"
  • "Foi preciso esperar até o começo do século XX para se presenciar um espectáculo incrível: o da peculiarísssima brutalidade e agressiva estupidez com que se comporta um homem quando sabe muito de uma coisa e ignora todas as demais."
- Fonte: "O Livro das Missões"
  • "Ser de esquerda é, como estar na direita, uma infinidade de maneiras que o homem pode escolher ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas de hemiplegia [paralisia] moral"
- Ser de la izquierda es, como ser de la derecha, una de las infinitas maneras que el hombre puede elegir para ser un imbécil: ambas, en efecto, son formas de la hemiplejía moral.
- La rebelión de las masas, "Prólogo para franceses" (1937).

Atribuídas[editar]

  • "Quem, em nome da liberdade, renuncia a ser aquilo que devia ser, já se matou em vida: é um suicida de pé. A sua existência consistirá numa perpétua fuga da única realidade que era possível."
- Quien en nombre de la libertad renuncia a ser el que tiene que ser, ya se ha matado en vida: es un suicida en pie. Su existencia consistirá en una perpetua fuga de la única realidad que podía ser
- citado em Transitos - Página 16, Francisco De Borja Gutierrez - Erroteta, 2005, ISBN 849343230X, 9788493432300, 81 páginas