Júlio César de Mello e Souza

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Júlio César de Mello e Souza
Júlio César de Mello e Souza
Júlio César de Mello e Souza
Júlio César de Mello e Souza em outros projetos:

Júlio César de Mello e Souza (Rio de Janeiro, 6 de maio de 1895Recife, 18 de junho de 1974), foi um escritor e matemático brasileiro conhecido por Malba Tahan, personagem que criou para narrar suas histórias, passadas com frequência no Oriente.

Sob o nome de Malba Tahan (Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan), escreveu diversos livros de divulgação da matemática, que o tornaram famoso no Brasil e no exterior. Dentre eles, o mais conhecido sem dúvida é "O Homem que Calculava", uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites.


O homem que calculava[editar]

  • "Ingrato é aquele que esquece a pátria e os amigos da infância, quando tem a felicidade de encontrar, na vida, o oásis da prosperidade e da fortuna." - Beremiz Samir.
  • "Meu amigo! Os números na simplicidade com que se apresentam, iludem, não raro, os mais atilados. As proporções que nos parecem perfeitas, estão, por vezes, falseadas pelo erro. Da incerteza dos cálculos é que resulta o indiscutível prestígio da Matemática." - Beremiz Samir.

  • "É preciso desconfiar sete vezes do cálculo, e cem vezes do calculista." - Provérbio indiano dito pelo rei El-Harit, na anedota contada por Iezid Abul-Hamid.
  • "A Geometria existe, como já disse o filósofo, por toda a parte. É preciso, porém, olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la." - Beremiz Samir.
  • "Cada vez que pomos em liberdade um pássaro cativo - explicou o calculista - praticamos três atos de caridade. O primeiro para com a avezinha, restituindo-lhe a vida ampla, livre, que lhe havia sido roubada; o segundo para com a nossa consciência; o terceiro para com Deus!" - Beremiz Samir.
  • "No Universo tudo é número e medida. A Unidade, símbolo do Criador, é o princípio de todas as coisas, que não existem se não em virtude das imutáveis proporções e relações numéricas." - Beremiz Samir.
  • "A companhia dos sábios, ó Rei, é para mim o mais caro tesouro! O homem só vale pelo que sabe. Saber é poder. Os sábios educam pelo exemplo e nada há que avassale o espírito humano mais suave e profundamente do que o exemplo." - Beremiz ao califa Al-Motacém.
  • "A inveja quando se apodera de um homem abre em sua alma caminho a todos os sentimentos desprezíveis e torpes." - Narrador da história de Beremiz.
  • "O infiel dirá que se trata de simples coincidência! Aquele, porém, que acredita em Deus e tem a glória de seguir os ensinamentos do Santo Profeta Mafoma (com ele a oração e a paz!) sabe que as chamadas coincidências não seriam possíveis se Allah não as escrevesse no livro do Destino!" - Beremiz em preleção ao califa Al-Motacém.
  • "O progresso material dos homens depende das pesquisas abstratas ou científicas do presente e será aos homens de ciência que trabalham para fins puramente científicos, sem nenhum intuito de aplicação de suas doutrinas, que a humanidade ficará devedora em tempos futuros." - Beremiz Samir na primeira aula de Matemática à Telassim
  • "Cultivar a ciência pela utilidade prática, imediata, é desvirtuar a alma da própria ciência!" - Beremiz para o califa e seus convidados.
  • "Por ter alto valor no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio, é a Matemática um dos caminhos mais seguros por onde podemos levar o homem a sentir o poder do pensamento, a mágica do espírito." - Beremiz para o califa e seus convidados.
  • "Sem o sonho e a fantasia a ciência se abastarda." - Beremiz para o califa e seus convidados.
  • "A modéstia, quando excessiva, é como o vento que apaga o archote cegando o viandante nas trevas de uma noite interminável. Para que possa o homem vencer os múltiplos obstáculos que se lhe deparam na vida, precisa ter o espírito preso às raízes de uma ambição que o impulsione a um ideal qualquer." - Rei Iadava, na lenda do jogo de xadrez contada por Beremiz.
  • "Infeliz daquele que toma sobre os ombros o compromisso de uma dívida cuja grandeza não pode avaliar com a tábua de cálculo de sua própria argúcia. Mais avisado é o que muito pondera e pouco promete!" - Sessa ao rei Iadava, na lenda do jogo de xadrez contada por Beremiz.
  • "Acautelai-vos - aconselhou - contra os juízos arrebatados pela paixão porque esta desfigura muitas vezes a verdade. Aquele que olha por um vidro de cor vê todos os objetos da cor desse vidro: se o vidro é vermelho, tudo lhe parece rubro; se é amarelo, tudo se lhe apresenta claramente amarelado. A paixão está para nós como a cor do vidro para os olhos. Se alguém nos agrada, tudo lhe louvamos e desculpamos; se, ao contrário, nos aborrece, tudo lhe condenamos, ou interpretamos de modo desfavorável." - Beremiz à Aziz Nemã
  • "O sistema decimal é, entretanto, universalmente adotado. Desde o tuaregue, que conta com os dedos, até o matemático, que maneja instrumentos de cálculo, todos contamos de dez em dez. Dadas as divergências profundas entre os povos, semelhante universalidade é surpreendente: não se pode jactar de outro tanto nenhuma religião, código moral, forma de governo, sistema econômico, princípio filosófico, artístico, nem a linguagem, nem mesmo alfabeto algum. Contar é um dos poucos assuntos em torno do qual os homens não divergem, pois têm como a coisa mais simples e natural." - Beremiz Samir na segunda aula de Matemática à Telassim
  • "O pior sábio é aquele que freqüenta os ricos; o maior dos ricos é o que freqüenta os sábios!" - Marajá Cluzir Schá em saudação a Beremiz.
  • "Cultivar o estudo é ação altamente meritória aos olhos de Deus! Propagar a ciência é uma prece! Cultivar a ciência é uma guerra santa!" - Atribuido a Maomé segundo Beremiz.
  • "No dia do julgamento (...) a tinta gasta pelos sábios e o sangue derramado pelos mártires serão pesados na mesma balança." - Atribuido a Maomé segundo Beremiz.
  • "Louvado seja Allah, que criou a Mulher, o Amor e a Matemática." - Narrador da história de Beremiz.

Ligações externas[editar]