Avião

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cessna172-CatalinaTakeOff.JPG

Avião ou aeroplano, é uma aeronave mais pesada que o ar. Uma aeronave é um avião quando possui uma ou mais asas fixas (mesmo que elas possuam partes móveis e/ou dobradiças).


  • “Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nossos”.
“Logo depois dos irmãos Wright, aparece Levavassor com o aeroplano "Antoinette", superior a tudo quanto, então, existia; Levavassor havia já 20 anos que trabalhava em resolver o problema do vôo; poderia, pois, dizer que o seu aparelho era cópia de outro construído muitos anos antes. Mas não o fez”.
“O que diriam Edison, Graham Bell ou Marconi se, depois que apresentaram em público a lâmpada elétrica, o telefone e o telégrafo sem fios, um outro inventor se apresentasse com uma melhor lâmpada elétrica, telefone ou aparelho de telefonia sem fios dizendo que os tinha construído antes deles?!”
“A quem a humanidade deve a navegação aérea pelo mais pesado que o ar? Às experiências dos irmãos Wright, feitas às escondidas (eles são os próprios a dizer que fizeram todo o possível para que não transpirasse nada dos resultados de suas experiências) e que estavam tão ignoradas no mundo, que vemos todos qualificarem os meus 250 metros de "minuto memorável na história da aviação", ou é aos Farman, Bleriot e a mim que fizemos todas as nossas demonstrações diante de comissões científicas e em plena luz do sol?”
- Santos Dumont, em O que eu vi, o que nós veremos
  • “Quem ler o n.º 1 de "Je sais tout", 1905, verá que em meu artigo publicado nesse número eu dizia: "La guerre de l'avenir se fera au moyen de croiseurs aériens rapides se tenant à d'inaccessibles hauteurs, et bombardant à leur guise les forts, les armées et les vaisseaux" (A guerra do futuro se fará por meio de cruzadores aéreos rápidos que atingirão alturas inacessíveis, e bombardeando à maneira deles fortes, exércitos e seus navios). Este artigo foi ridicularizado por alguns militares”.
“Haverá hoje, talvez, quem ridicularize minhas predições sobre o futuro comercial dos aeroplanos. Quem viver, porém, verá”.
- Santos Dumont, em O que eu vi, o que nós veremos/Parte II
  • "Estou disposto a oferecer, em concurso, um prêmio de 10 mil francos para o melhor trabalho sobre a interdição das máquinas aéreas como arma de combate e de bombardeio."
- Santos Dumont
  • "Desejava ser um rapaz e ir combater, como Fuzileiro. Pensava em pilotar aviões e ganhar medalhas por bravura. Mas não podia ir para a guerra e isso às vezes a deixava inquieta e triste. Decidiu doar sangue para a Cruz Vermelha; queria doar um litro por semana, porque assim seu sangue estaria nas veias de australianos, combatentes franceses e chineses, no mundo inteiro; seria uma espécie de parente próxima de todos eles.”
- Carson McCullers - Obra: A Sócia do Casamento
  • "Minha obra é toda um canto de amor ao Brasil, minha terra, povo, flora e fauna. À vista da minha janela ou da janela do avião."
- Antônio Carlos Jobim
  • "Para pilotar não tem problema. Mas não consigo fazer sexo há duas semanas."
- David Coulthard, piloto da McLaren, terceiro lugar no GP da Europa, referindo-se às seqüelas do acidente de avião que sofreu
- Fonte: Revista IstoÉ Edição 1600
  • "Carioca é meio caipira. Aplaudir o pôr-do-sol é pior do que aplaudir aterrissagem de avião."
- Diogo Mainardi
  • "Quando você pensa como os utensílios básicos trabalham 'bem', é difícil acreditar que alguém ainda pegue avião."
- Calvin e Haroldo
  • “Meu Rolls Royce não é top de linha e meus aviões não são os mais modernos do mercado”
- John Travolta negando ser consumista; Fonte: Revista ISTO É, Edição 1756.
  • "Eu salto de aviões, posso andar sobre baratas, faço todo tipo de coisa, mas eu não gosto do corpo das borboletas."
- Nicole Kidman, atriz, que tem fobia do inseto desde a infância
- Les avions sont des intéressants jouets mais n'ont aucune utilité militaire
- dito por Ferdinand Foch em 1911 e referenciado em "Time: A Traveler's Guide - Pagina 249 por Clifford A. Pickover - Science - 1998


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Avião.