Platão
Aspeto
Platão | |
---|---|
Nascimento | Αριστοκλής década de 420 a.C. Atenas |
Morte | década de 340 a.C. Atenas |
Sepultamento | Desconhecido |
Cidadania | Atenas |
Progenitores |
|
Irmão(ã)(s) | Potone, Adeimantus of Collytus, Glaucon, Antiphon |
Ocupação | filósofo, epigramatista, poeta, escritor, Jusfilósofo |
Obras destacadas | Críton, Eutífron, Fédon, Eutidemo, Protágoras, Timeu, Górgias, Mênon, Apologia de Sócrates, Cármides, Clitofon, Crátilo, Crítias, Epínomis, Eríxias, Primeiro Alcibíades, Hiparco, Hípias Maior, Hípias Menor, Íon, Laques, Leis, Lísis, Menexêno, Minos, Parmênides, Fedro, A República, Filebo, Segundo Alcibíades, Sísifo, Sofista (diálogo), Político, O Banquete, Teages, Amantes Rivais, Teeteto, Epístolas |
Movimento estético | platonismo |
Platão (?) foi um filósofo grego.
Verificadas
[editar]- Um relato da morte de Sócrates
- Se, por outro lado, eu vos digo que não deixe passar nenhum dia sem discutir a bondade e todos os outros assuntos sobre os quais você ouvir falando e examinando a mim e os outros é realmente a melhor coisa que um homem pode fazer, e que vida sem esse tipo de exame não vale a pena ser vivida.
- Sócrates, cap. 38
- Ou a morte é um estado de inconsciência total e nada, ou, como dizem os homens, há uma mudança e migração da alma deste mundo para o outro. Agora... se a morte é de tal natureza, eu digo que morrer é ganhar, pois a eternidade é, então, apenas uma única noite.
- Sócrates, cap. 40
- Nenhum mal pode acontecer a um homem bom, nem na vida, nem após a morte.
- Sócrates, cap. 41
- A hora da partida chegou, e seguimos os nossos caminhos - eu de morrer e você de viver. Qual é melhor só Deus sabe.
- Sócrates, cap. 42
- Μίμησιν μὲν γὰρ δὴ καὶ ἀπεικασίαν τὰ παρὰ πάντων ἡμῶν ῥηθέντα χρεών που γενέσθαι. [Tudo o que é dito por qualquer um de nós só pode ser imitação e representação.] (107b)
- Περὶ θεῶν γάρ, ὦ Τίμαιε, λέγοντά τι πρὸς ἀνθρώπους δοκεῖν ἱκανῶς λέγειν ῥᾷον ἢ περὶ θνητῶν πρὸς ἡμᾶς. Ἡ γὰρ ἀπειρία καὶ σφόδρα ἄγνοια τῶν ἀκουόντων περὶ ὧν ἂν οὕτως ἔχωσιν πολλὴν εὐπορίαν παρέχεσθον τῷ μέλλοντι λέγειν τι περὶ αὐτῶν: περὶ δὲ δὴ θεῶν ἴσμεν ὡς ἔχομεν. [Devo argumentar que parecer falar bem dos deuses para os homens é muito mais fácil do que falar bem dos homens aos homens: a inexperiência e a ignorância total dos seus ouvintes sobre qualquer assunto é uma grande ajuda para quem tem que falar sobre isso , e sabemos o quanto somos ignorantes sobre os deuses.] (107b)
- Oh querido Pan e todos os outros deuses deste lugar, que me concedas ser bonito por dentro. Que todos os meus bens externos estejam em amistosa harmonia com o que tenho dentro. Posso considerar o homem sábio, rico. Quanto ao ouro, deixe-me ter tanto quanto um homem moderado possa suportar e carregar com ele.
- Sec. 279 A oração de Sócrates, como retratado no diálogo.
- Os amigos têm tudo em comum.
- Sec. 279
- Pelo que eu sei, não existe maior bem para um homem jovem que começa a viver do que um amante virtuoso, ou para um amante do que um jovem amado.
- – Οὐ γὰρ ἔγωγ᾽ ἔχω εἰπεῖν ὅτι μεῖζόν ἐστιν ἀγαθὸν εὐθὺς νέῳ ὄντι ἢ ἐραστὴς χρηστὸς καὶ ἐραστῇ παιδικά.
Livro I
[editar]- Mas diga-me, esse médico de quem você estava falando, ele é uma máquina de fazer dinheiro, um ganhador de taxas, ou um curandeiro dos enfermos?
341-C **
- Quando há um imposto de renda, o homem justo só vai pagar mais e o injusto menos do a quantia de [imposto de] sua renda.
- 343-D
- A humanidade censura a injustiça temendo que eles podem ser vítimas do mesmo, e não porque eles podem cometê-la.
- 344-C
Livro II
[editar]- οὐκοῦν οἶσθ᾽ ὅτι ἀρχὴ παντὸς ἔργου μέγιστον. [O início de cada tarefa é o principal].
- 377-A
Livro III
[editar]- A beleza de estilo e harmonia, graça e bom ritmo dependem de simplicidade - Quero dizer, a verdadeira simplicidade de uma nobre, correta e ordenada mente e caráter, não qualquer outra simplicidade que é apenas um eufemismo para a loucura.
- 400-D, 400-E
- A formação musical é o instrumento mais potente do que qualquer outro, porque o ritmo e a harmonia encontram o caminho para dentro da alma, em que poderosamente se prendem, dando graça, e tornando graciosa alma daquele que é corretamente educado.
401-D
- Tudo o que engana pode ser dito que encanta.
- 413-C
Livro IV
[editar]- A riqueza é o pai da luxúria, da indolência, da pobreza, da maldade e da crueldade, e [assim também] é pai do descontentamento.
- 422-A
- A direção na qual a educação se inicia a um homem irá determinar sua vida futura.
- 425-B
Livro VII
[editar]- Quase nunca conheci um matemático que fosse capaz de raciocínio.
- 531-E
- O exercício corporal, quando obrigatório, não faz mal para o corpo, mas o conhecimento que é adquirido sob compulsão não obtém nenhum poder sobre a mente.
- 536-E
Livro VIII
[editar]- A democracia, que é uma forma encantadora de governo, é cheia de variedade e desordem, e dispensa igualmente uma espécie de igualdade para os iguais e para os desiguais.
- 558-C
- A democracia passa para o despotismo.
- 562-A
- As pessoas têm sempre algum campeão quem puseram sobre eles a quem nutrem de grandeza... Isto, e nenhuma outra coisa é a raiz da qual um tirano surge.
- 565-C
- Quando o tirano dispôs de inimigos estrangeiros por conquista ou tratado, e não há nada a temer deles, então ele
está sempre agitando uma guerra ou outra, a fim de que as pessoas sintam a necessidade de um líder.
- 566-E
Livro X
[editar]- Nenhuma coisa humana é de importância grave.
- 604-C
- Não se pode conceber muitos sem o Um.
- 166
- A maior pena da maldade é crescer na semelhança de homens maus.
- 728
- De todos os animais, o menino é o mais incontrolável.
- 808
- Variante: De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.
- Você é jovem, meu filho, e, com o passar dos anos, o tempo vai mudar e até mesmo reverter muitas das suas opiniões presentes. Abstenha-se, portanto, por um tempo de configurar-se como um juiz dos maiores assuntos.
- 888 B
Atribuídas
[editar]- - Platão citado em Vinhos - página 204, Sérgio de Paula Santos, T.A. Queiroz, Editor, 1982, 260 páginas
- - Platão citado em A 10a. [i. e. Décima] turista - página 23, Volume 3 de Colecção Teatro vivo, Mendes de Carvalho, Edição 3, Plátano Editora, - 109 páginas
- "Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política. Simplesmente serão governados por aqueles que gostam." [carece de fontes]
- "Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens tem medo da luz."
- - We can forgive a child who is afraid of the dark. The real tragedy is when a man is afraid of the light
- - Platão citado em "The American journal of medical technology": Volume 35 - página 251, American Society for Medical Technology, American Society of Medical Technologists - 1969
- - We can forgive a child who is afraid of the dark. The real tragedy is when a man is afraid of the light
Atribuições disputadas
[editar]- "Só os mortos poderão ver o fim da guerra."
- - Atribuída a Platão pelo general Douglas MacArthur; citação contestada
- "O começo é a parte mais difícil do trabalho".
- - Platão como citado in: Assim Nasce uma Empresa - Página 169, Vicente Sevilha Junior, Editora Brasport, ISBN 8574524492, 9788574524498, 292 páginas
- Outras atribuições
- - The hardest part of the job is the beginning.
- - A Dictionary of American Proverbs - Página 565, Wolfgang Mieder, Stewart A. Kingsbury, Kelsie B. Harder - Oxford University Press, USA, 1992, ISBN 0195053990, 9780195053999, 710 páginas