Paulo Ghiraldelli Jr.

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paulo Ghiraldelli Jr.
Paulo Ghiraldelli em outros projetos:

Paulo Ghiraldelli Jr. (São Paulo, 23 de agosto de 1957) é um filósofo, escritor, jornalista, tradutor e palestrante brasileiro. Dr. pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — Master Business Administration (PUC-SP — MBA). No seu Curriculum vitæ académico, acumula Bacharel em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, educação física pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos, incorporada à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado em medicina social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Actualmente é aposentado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e diretor do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA).



  • “O filósofo como scholar pode ser um médico da alma, claro. Pode ser um terapeuta da cultura, sem dúvida. Mas ele não teria quem tratar se deixasse as pessoas se ferirem por elas mesmas. Elas iriam se ferir no lugar errado, a esmo. O filósofo faz a alma penar e põe a cultura em um divã que, na verdade, é uma cama de pregos do faquir. Mas a cultura não é faquir. Então, ela sai dali sangrando por todos os poros. Que delícia!.”
- Fonte: A filosofia como crítica da cultura. São Paulo: Cortez, 2014, (p. 10). ISBN:978-85-249-2165-0 — 6 de Novembro de 2018