Joseph Cardjin

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Joseph Cardjin
Joseph Cardjin
Joseph Cardjin em outros projetos:

Josef-Léon Cardijn também conhecido como Joseph Cardjin (Schaerbeek,18 de novembro de 1882 - Lovaina, 25 de julho de 1967)[1] foi um cardeal belga, que trabalhou pelo compromisso social da Igreja Católica no início do século XX. Fundador da Juventude Operária Católica (JOC).



  • "Não fazemos a revolução, Nós somos a Revolução[2]."
  • “O método jocista ensina os jovens trabalhadores sobretudo a realizar acções, a tomar uma atitude, a ter um comportamento de acordo com as suas convicções morais e religiosas. A aprender a agir, depois de ter aprendido a ver e a julgar, tal é o objectivo de todos os inquéritos, de toda a discussão e de todas as conversas jocistas; aprender a agir individualmente, a agir colectivamente; a compreender a fecundidade desta ação decidida, organizada, apoiada pelos serviços e por todo um movimento, para transformar o ambiente de trabalho, para causar impacto na opinião pública e para reconquistar a classe operária[3].”
  • "A experiência prova que o caminho mais certo para salvar os jovens é ensinar-lhes a salvarem-se a si mesmos. Verdade fundamental: a juventude trabalhadora não pode ser salva a partir de fora. Ninguém, não importando os meios que disponha, poderá substituir os jovens trabalhadores na solução dos problemas da sua vida quotidiana, na realização da sua vocação laical, pessoal, familiar e social[4]."

Referências

  1. Biografia no site The Cardinals of the Holy Roman Church ()
  2. Juventude Operária Católica, acesso em 07 de março de 2016.
  3. O Método da JOC, acesso em 07 de março de 2016.
  4. Qual a nossa missão?, acesso em 07 de março de 2016.