Wikiquote:FAQ: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m cleanup
Linha 27: Linha 27:
==Abreviaturas e atalhos==
==Abreviaturas e atalhos==


P: O que significam todas essas abreviaturas, como ''BV'' e ''PE'', mean?
P: O que significam todas essas abreviaturas, como ''BV'' e ''PE''?
:R: Muitas páginas de manutenção do Wikiquite têm títulos longos, como [[Wikiquote:Páginas para eliminar]], então é comum o uso de abreviaturas delas. Muitas dessas abreviaturas têm atalhos acessíveis que podem ser digitados na caixa de busca para se ir direto a elas.
:R: Muitas páginas de manutenção do Wikiquite têm títulos longos, como [[Wikiquote:Páginas para eliminar]], então é comum o uso de abreviaturas delas. Muitas dessas abreviaturas têm atalhos acessíveis que podem ser digitados na caixa de busca para se ir direto a elas.



Revisão das 21h49min de 26 de março de 2007

Este é um FAQ Frequently Asked Questions (perguntas mais comuns) do Wikiquote em português.

Entrada para nova pessoa

P: Como eu adiciono citações para pessoas que ainda não tem uma página no Wikiquote?

R : Adicione uma entrada para elas na Página de testes e então clique na entrada para criar uma nova página para a pessoa. Na página criada, coloque o nome e a ocupação da pessoa, além de suas citações, verificadas (com fonte) e atribuídas (sem fonte). Veja os modelos para textos que você pode copiar e colar. Depois de salvar, adicione os nomes deles na categoria apropriada da Categoria:Ocupação. Você também pode criar um link [[q:Nome da pessoa]] no artigo correspondente da Wikipédia, direcionando para a página do Wikiquote.
Uma outra maneira é adicionar uma ligação na sua página de usuário. Algo como [[Nome da Pessoa]], depois, prever, clicar no nome e editar. Não é preciso nem mesmo salvar sua página de usuário com a ligação! Se você criar uma nova página, no entanto, tome o cuidado especial de adicionar a pessoa à uma categoria, senão a página ficará completamente orfã.

Ver também: Como iniciar uma página.

Citações encontradas na internet

P: É aceitável adicionar citações que encontrou na internet e que são relativamente não atribuídas?

R: Sim, essas devem ser adicionadas em Anónimo, mas é surgerido que faça uma pesquisa da citação para ver se puder achar quem a disse.

Citações de seu vizinho

P: Que tal citações não famosas: meu vizinho Rizwan disse algo profundo; posso postá-lo aqui, atribuindo-o a ele?

R: A menos que seu vizinho seja uma pessoa notável, provavelmente não. Apesar disso, seria aceitável colocá-las e organizá-las na sua página do Usuário.

Vandalismo

P: Há algum lugar no Wikiquote para chamar atenção sobre um vandalismo - e o que pode ser feito contra ele?

R: Quando o vandalismo é obvio, qualquer um pode simplesmente reverter as edições que foram feitas abrindo o histórico do artigo, editando a última versão dele antes do vandalismo ocorrer e salvando-a. Se você acha que um bloqueio ou outras medidas de proteção devem ser tomadas, você pode contactar um administrador através da página de discussão dele.

Abreviaturas e atalhos

P: O que significam todas essas abreviaturas, como BV e PE?

R: Muitas páginas de manutenção do Wikiquite têm títulos longos, como Wikiquote:Páginas para eliminar, então é comum o uso de abreviaturas delas. Muitas dessas abreviaturas têm atalhos acessíveis que podem ser digitados na caixa de busca para se ir direto a elas.

Más atribuições

P: Encontrei uma citação popularmente mal atribuída a tal pessoa. Devo apagá-la?

R: Não, por favor! Adicione essa citação a uma secção "Mal Atribuído", e adicione qualquer e toda informação que tem referente à história da mal atribuição. Se não, mais alguém encontrando a atribuição em outro lugar adicioná-la-á de novo. Desse modo, a página se torna um recurso por quais citações são erradas, tal como as corretas. Naturalmente, isso só se aplica quando se trata de uma má atribuição popular.

É possivel adicionar uma citação, encontrada por autor, diretamente em uma categoria de assunto?

Aonde fazer perguntas

P: Minha pergunta não foi respondida aqui. Aonde eu posso perguntar?

R: Se você tem uma pergunta sobre os trabalhos no Wikiquote, tente a Esplanada.

Ligações externas