Aluno
Aspeto
Aluno é o indivíduo que recebe formação de um ou vários professores para adquirir ou ampliar seus conhecimentos.
- - To-day is yesterday's pupil
- - Gnomologia: Adagies and Proverbs; Wise Sentences and Witty Sayings, Ancient and Modern, Foreign and British - item 5153 página 225, de Thomas Fuller, Pre-1801 Imprint Collection (Library of Congress) - Publicado por Printed for B. Barker, 1732 - 297 páginas
- - To-day is yesterday's pupil
- "Aprendo com o aluno o que ensinar. São três preceitos:
- não há valores absolutos, só relativos;
- não há coisa errada em arte; o importante é inventar o novo;
- não acredite em nada que o professor disser, em nada que você ler e em nada que você pensar; pergunte sempre o por quê."
- " Mestres e alunos. Faz parte da humanidade de um mestre advertir seus alunos com eles mesmo".
- - Friedrich Nietzsche; Aurora
- "Paga-se mal a um mestre, quando se continua sempre a ser o aluno."
- - Friedrich Nietzsche; Ecce Homo
- "Hoje entendo bem meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livro ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como imaginamos e não simplesmente como ele é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver".
- - Amyr Klink in "Mar sem fim: 360̊ ao redor da Antártica" - Publicado por Companhia das Letras, 2000 ISBN 8571649898, 9788571649897 - 271 páginas
- "Não imponho aos meus alunos nenhuma orientação. Discuto a parte da composição, mas a parte filosófica deixo com eles".
- - César Guerra-Peixe; em entrevista ao jornal O Globo, em janeiro de 1979
- "É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida deles são uma parte do trabalho e da vida do país".
- - Anton Makarenko; citado em Revista Nova Escola