Khaled Hosseini
Aspeto
Khaled Hosseini |
---|
Wikipédia |
Wikimedia Commons |
Khaled Hosseini (4 de março de 1965) é um romancista e médico afegão, com naturalização estadunidense, autor do romance best-seller, The Kite Runner (no Brasil: O Caçador de Pipas; em Portugal: O Menino de Cabul).
Obras
[editar]- "Por você, faria isso mil vezes."
- "Existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente a variação do roubo. Quando você mata um homem, está roubando uma vida. Está roubando da esposa, o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça."
- "Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado."
- "Pode parecer injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da vida inteira."
- "Mas descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar."
- "Esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é."
- "Ela disse: “Estou com tanto medo…” E eu perguntei: “Por quê?” Aí, ela respondeu: “Porque estou me sentindo profundamente feliz. E uma felicidade assim é assustadora.” Voltei a perguntar por que, e ela prosseguiu: “Só permitem que alguém seja assim tão feliz se estão se preparando para lhe tirar algo”.
- "Mas é melhor uma verdade que dói do que uma mentira que conforta."
A Cidade do Sol
[editar]- "De todas as dificuldades que uma pessoa tem de enfrentar, a mais sofrida é, sem dúvida, o simples ato de esperar."
- "E o riso dela? Era algo absolutamente dominador. Ninguém tinha a menor chance diante dele."
- "Tem coisas que se podem aprender nos livros, mas tem outras que só mesmo vendo e sentindo."
- "Então, o que posso fazer? Deus, em sua sabedoria, deu a cada um de nós algumas fraquezas, e, entre as tantas que possuo, está a incapacidade de recusar algo a você."
- "Talvez este seja um castigo justo para aqueles que não tiveram coração: só compreender isso quando não se pode mais voltar atrás."
- "Só há uma coisa na vida que precisamos aprender, e ninguém ensina isso nas escolas. A capacidade de suportar."
- "E seguiu tocando a vida. Porque, no fundo, sabia que era tudo o que podia fazer. Viver e ter esperança."
O Silêncio da Montanhas
[editar]- "Dizem que a gente deve encontrar um propósito na vida e viver esse propósito. Mas, às vezes, só depois de termos vivido reconhecemos que a vida teve um propósito, e talvez um que nunca se teve em mente."
- "Algumas pessoas escondem muito bem a própria tristeza."
- "Porque damos as costas à realidade quando ela se torna dura demais para aguentar?"
- "Todo mundo engana e todo mundo mente."
- "O tempo é como um encantamento. A gente nunca tem o quanto imagina".
- "Agora sei que algumas pessoas lidam com a infelicidade da mesma maneira como outras lidam com o amor: de um jeito particular, intenso e sem apelação."
- "(...) E uma coisa que aprendi é que vale a pena ter certo grau de humildade e caridade quando se julga o funcionamento interno do coração de outra pessoa."
- "Crueldade e benevolência são tonalidades da mesma cor."
- "— Cabul é… — Idris busca as palavras certas. — … mil tragédias por quilômetro quadrado."