Saltar para o conteúdo

H. G. Wells

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Herbert George Wells)
H. G. Wells
H. G. Wells
צילום מ-1920 מאת ג'ורג' צ'ארלס בריספורד
Nascimento Herbert George Wells
21 de setembro de 1866
Bromley
Morte 13 de agosto de 1946 (79 anos)
Londres
Cidadania Reino Unido
Ocupação escritor, historiador, jornalista, idista, escritor de ficção científica, romancista, sociólogo, roteirista
Assinatura

H. G. Wells (?) foi um escritor inglês.


Verificadas

[editar]
  • "Apareceu ultimamente um curioso livro de Olaf Stapledon - Last and First Men. Trata-se duma fantasia em escala astronômica sobre a futura humanidade, uma sinistra mistura de biologia e sátira. O autor vê uma espécie humana, depois de terríveis guerras, unificando-se afinal, sob o controle americano, em forma dum estado mundial - um estado ao tipo plutocratico que sofre uma incrível degeneração moral e intelectual e desfecha numa nova Idade Media. O Homo sapiens é então exterminado pela catástrofe por ele mesmo provocada, e apenas uns tantos indivíduos sobrevivem obscuramente para se tornarem os progenitores de duas espécies de Homo em conflito que imediatamente começam a propagar-se. As mais remotas especulações de Stapledon sobre a sucessão dos últimos Hominídeos e sua final extinção muito vivas e curiosas, não cabem, entretanto, aqui. Mas o livro estabelece a probabilidade da falência da civilização contemporânea no barrar a guerra e evitar a catástrofe econômica."
- A CONTRUÇÃO DO MUNDO, do original "THE WORK, WEALTH AND HAPPINESS OF MANKIND", H. G. Wells, COMPANHIA EDITORA NACIONAL - 1943, Tradução de Monteiro Lobato, Vol. 2, Cap. XVI, pg. 355.
  • "Vai chegar um momento no dia em que você já escreveu suas páginas pela manhã, respondeu a sua correspondência à tarde, e não tem mais nada para fazer. Então chega aquela hora que você fica entediado; esta é a hora para o sexo."
- Citado em Charlie Chaplin, My Autobiography (1964)
  • "Em terra de cegos, quem tem um olho é rei".
- Fonte:"The Country of the Blind"
  • "Se você caiu ontem, fique de pé hoje."
- If you fell down yesterday, stand up today.
- The anatomy of frustration: a modern synthesis - página 216, Herbert George Wells - The Macmillan Company, 1936 - 217 páginas

Modern Utopia

[editar]
  • "Em todo o mundo da Utopia não há carne. Antes havia. Mas agora não conseguimos suportar a ideia de matadouros. E numa população em que toda a gente é culta e como um nível de aperfeiçoamento físico semelhante, é praticamente impossível encontrar alguém que vá talhar um boi ou um porco morto. Nunca nos acostumamos com a questão higiénica do consumo de carne. Esse outro aspecto fez-nos decidir. Ainda me consigo lembrar, de quando era rapaz, do contentamento que o encerramento do ultimo matadouro gerou."
- Em Modern Utopia, Capítulo Nove, secção 5
  • "Crime e vidas ruins são a medida da falha do Estado, todo crime no final é o crime da comunidade."
- Crime and bad lives are the measure of a State's failure, all crime in the end is the crime of the community.
- A Modern Utopia - Página 86, Herbert George Wells - Forgotten Books, 1936, ISBN 1606201840, 9781606201848 - 392 páginas


The Outline of History (1920)

[editar]
  • "O serpear da humanidade numa só comunidade não implica a criação de uma comunidade homogênea, mas o contrário; a utilização bem-vinda e adequada da qualidade distintiva numa atmosfera de entendimento... Comunidades com um só padrão, como caixas de soldados de brinquedo, são coisas do passado, do que do futuro."
  • "Um tempo quando todas as coisas boas serão para todos homens pode estar mais perto do que pensamos. Cada um que acredita que traz o bom tempo mais perto; cada coração que falha o atrasa."
  • "A nossa verdadeira nacionalidade é a humanidade."
- Our true nationality is mankind.
- The outline of history; being a plain history of life and mankind - página 1087, Herbert George Wells - The Macmillan Co., 1921 - 1171 páginas
- Human history is in essence a history of ideas
- The outline of history: being a plain history of life and mankind - Volume 2, página 572, Herbert George Wells - The Macmillan company,1920