Alexandre de Moraes

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes em outros projetos:

Alexandre de Moraes (São Paulo, 13 de dezembro de 1968) é um jurista, magistrado e político brasileiro, filiado ao PSDB.


  • “Toda tirania deve ser afastada, inclusive a tirania da maioria que elege o Executivo e o Congresso”.
- Fonte: Canal de Notícias do RN — 10 de agosto de 2020
  • "Quem não quer ser criticado, que não quer ser satirizado, fica em casa. Não seja candidato, não se ofereça ao público, não se ofereça pra exercer cargos políticos. Essa é uma regra que existe desde que o mundo é mundo. É querer evitar isso por meio de uma ilegítima intervenção estatal na liberdade de expressão é totalmente inconstitucional".
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=bMpr1cmN5YA (20 de junho de 2018)
  • “Um governo corrupto, que foi colocado para fora do Brasil, pela corrupção, pela falta de vergonha na cara de quem roubava bilhões e bilhões, se, ao invés de roubar bilhões, tivessem investido na segurança, se, ao invés de desviar dinheiro para construir porto em Cuba, tivessem investido em presídio, nós estaríamos muito melhor. Obrigado.”
- Quando ministro da Justiça de Temer, sobre o governo do PT, respondendo a um simpatizante petista que o questionava sobre o governo Temer ser golpista e reprimir protestos de manifestantes petistas — 2017
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=xT5gdUumbEU (Canal da Revista Oeste)
  • "Não é, aparentemente, uma retaliação do PCC em relação à Família do Norte. [...] Nesse presídio houve a separação da facção, então todos eram da mesma facção, todos eram ligados ao PCC."
- Publicação: do Portal de Notícias da Globo (G1), 06/01/2017 12h25 - Atualizado em 06/01/2017 19h34
  • "A situação não saiu do controle, é outra situação dificil, Roraima já tinha tido problemas anteriormente. Roraima, no segundo semestre do ano passado, salvo engano na precisão dos números, nas rebeliões em Roraima, tivemos 18 mortos no ano passado, também numa sequência, e isso já vinha sendo monitorado pelas autoridades locais e avisado. Não saiu do controle."
- Publicação: do Portal de Notícias da Globo (G1), 06/01/2017 12h25 - Atualizado em 06/01/2017 19h34
- Entrevista ao ministro, ele fala das (2 chacinas) dos últimos dias que ocorreu em duais penitenciárias em dois estados brasileiro.
  • "Reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição e minha devoção às liberdades individuais."
- Em sabatina no Senado Federal para o ingresso como ministro no Supremo Tribunal Federal
- Fonte: TV Senado (youtube.com/watch?v=ejaXcVrGnAc) — 21 de fevereiro de 2017
  • "O nascimento de uma Nação apontava que o desejo interno por Liberdade na alma de cada ser humano alcança seu mais amplo significado na liberdade individual e intelectual, na liberdade de pensamento, na liberdade de expressão, na liberdade de crença e cultos religiosos, na liberdade de escolha, afirmando que parece que há um desejo palpitante, parece que há um desejo interno por Liberdade na alma de cada ser humano. Está lá, no início pode não se manifestar, mas finalmente a Liberdade rompe, os homens percebem que a Liberdade é fundamental e que roubar a Liberdade de um homem é tirar-lhe a essência de sua humanidade, tirar-lhe a Liberdade é roubar-lhe algo da imagem de Deus. E digo eu, desaparecendo a Liberdade, desaparecerá o debate de ideias, a participação popular nos negócios políticos do Estado, quebrando-se o respeito ao princípio da soberania popular. Uma Nação livre só se constrói com Liberdade e a Liberdade só existirá onde houver o Estado Democrático de Direito que, por sua vez, nunca será sólido sem a existência de um Poder Judiciário autônomo e magistrados independentes e um Supremo Tribunal Federal imparcial para que possa exercer a sua grave função de guardião da Constituição e das Leis e garantidor da ordem na estrutura governamental republicana com irrestrita possibilidade de debates de ideias e respeito a diversidade. Esse é o Supremo Tribunal Federal que acredito, defensor das liberdades; esse é o Poder Judiciário que acredito; esse é o meu compromisso, senhoras e senhores senadores".
- Em sabatina no Senado Federal para o ingresso como ministro no Supremo Tribunal Federal
- Fonte: TV Senado (youtube.com/watch?v=ejaXcVrGnAc) — 21 de fevereiro de 2017

Sobre[editar]

  • “O colega [Alexandre de Moraes], relator deste inquérito [das fakenews], aceitou a designação verificada, passando a encerrar um verdadeiro juízo de exceção: a anterioridade da Lei Penal, o contraditório, a ampla defesa, o habeas corpus e o devido processo legal. A expressão máxima, mas não única, do sistema penal acusatório está contida no artigo 129, inciso I, da Constituição, que separa nítida e inexoravelmente as funções de acusar e julgar.”
- Marco Aurélio MelloMC na ADPF 572 de autoria da Rede Sustentabilidade — 18 de junho de 2020
  • "Errei redondamente"
- Marco Aurélio Mello, sobre ter considerado Moraes uma boa escolha, 11/01/2023
- Fonte: Metropoles