Wikiquote:Como registrar-se

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Como criar uma conta[editar]

Clique no botão, disponível em qualquer página da Wikiquote no canto superior direito, onde se lê "Entrar". Será, então, mostrada a página de entrada na conta. Se já tiver uma conta registada, deverá introduzir os seus dados. Caso contrário, terá de clicar em "Criar uma conta". Nesse caso, será exibida uma página na qual terá de fornecer os dados para criar uma conta.

Exemplo de uma imagem utilizada pelo sistema captcha.
  • Captcha: No primeiro campo terá de introduzir os caracteres que aparecem na imagem. Chama-se a este sistema captcha, pois impede, ou pelo menos dificulta, a criação de contas por parte de programas automatizados. Caso tenha dificuldades a reconhecer as letras da imagem, pode recarregar a página no seu navegador e será mostrada outra imagem.
  • Nome de usuário: Introduza de seguida o nome de usuário que pretende para a sua conta.
  • Palavra-chave (palavra-passe, senha ou password): Defina uma palavra-chave segura, se possível contendo maiúsculas, minúsculas, algarismos e sinais gráficos, com o mínimo de 8 ou 10 caracteres. Certifique-se de que não se esquecerá da palavra-chave que introduzir. Caso se esqueça, apenas poderá obtê-la através do endereço de correio electrónico, caso o tenha introduzido. Para mais informações sobre a segurança de palavras-chave consulte Qual é o nível de segurança da sua password? (Google) e Palavras-passe seguras: Como criá-las e usá-las (Microsoft). Para utilizar um verificador da segurança de palavras-chave, consulte o Verificador de palavras-passe (Microsoft). Depois de criada a conta, para alterar a palavra-chave, estando logado, vá até sua página Preferências, aba Dados de utilizador, item Palavra-chave, clique em Alterar palavra-chave e siga os passos indicados.
  • Endereço de email: se introduzir o seu endereço, caso se esqueça da palavra-passe, poderá pedir que lhe seja enviada para o seu endereço de email. Poderá também definir nas preferências de usuário se deseja receber emails de outros usuários através da Wikiquote. Note que o endereço de email não é visível a outros usuários, a não ser que receba um email de outro usuário e lhe envie outro de resposta ou caso a sua conta de email não possa receber mais emails. Ao introduzir o endereço de email, será enviado um email a pedir para confirmar o endereço de email, tendo para isso de clicar numa hiperligação fornecida nesse email. Só depois de confirmado poderá usar as funcionalidades descritas anteriormente. O endereço de email pode ser introduzido ao criar uma conta ou depois de criada, acedendo às preferências de usuário.
  • Manter-me autenticado(a): activando esta opção, não será preciso introduzir o nome e a palavra-passe em cada sessão ao entrar na Wikiquote. Não é aconselhável usar esta opção a partir de um computador de acesso público.