Vigilância

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Vigilância é o ato ou efeito de manter atitude de atento cuidado em torno de um ser ou objeto.


- The price of freedom is eternal vigilance
A frase, muitas vezes atribuída erradamente a Thomas Jefferson, (veja Thomas Jefferson) jamais foi encontrada nos seus escritos. A mais antiga fonte estabelecida que contém uma sentença bastante semelhante é um discurso de John Philpot Curran, pronunciado em 1790 e publicado em Speeches on the late very interesting State trials (1808):
    • "É o destino comum do indolente ver seus direitos se tornarem presa do [indivíduo] ativo. A condição sob a qual Deus deu liberdade ao homem é a eterna vigilância; condição que, se ele descumpre, a servidão é, ao mesmo tempo, a consequência de seu crime e a punição de sua culpa".
- It is the common fate of the indolent to see their rights become a prey to the active. The condition upon which God hath given liberty to man is eternal vigilance; which condition if he break, servitude is at once the consequence of his crime and the punishment of his guilt. (Suzy Platt, Respectfully Quoted: A Dictionary of Quotations Requested from the Congressional Research Service, 1989).
Uma variante encontra-se no discurso do abolicionista e ativista liberal americano Wendell Phillips (1811 – 1884), proferido em 28 de janeiro de 1852, diante de membros da Sociedade Antiescravagista do Massachusetts:
    • "A eterna vigilância é o preço da liberdade; o poder está sempre roubando de muitos para poucos."
- Eternal vigilance is the price of liberty; power is ever stealing from the many to the few (John Morley, ed., The Fortnightly, Volume VIII. Chapman and Hall, 1870, p. 67).
Décadas antes, em 1809, Thomas Usher Pulaski Charlton (1779-1835) escrevera, na biografia do Major General James Jackson, que uma das obrigações dos biógrafos de pessoas famosas é
  • "Para construir um mundo melhor, basta seguir o que você já reconhece como certo, cumprindo com coragem e acionando a verdade que é a razão de sua vida. Basta seguir o que você já sabe ser certo, e não ficar procurando o que é certo para seguir. Um estado de vigilância, sim, vigilância, no sentido de não desperdiçar nenhuma experiência, vigilância para aproveitar o resultado das experiências pelas quais você passa, e encontrar nelas o ponto da sabedoria que lá está, escrito.
- Celso Charuri; Como vai a sua mente, 03/10/1981
  • "O espírito livre respira aliviado, quando afinal decide se desvencilhar dos cuidados e da vigilância maternas com que o cercam as mulheres do seu meio. Pois que mal lhe pode fazer uma corrente de ar mais fria, da qual o protegem tão ansiosamente; o que significa uma desvantagem, uma perda, um acidente, uma doença, uma dívida, uma sedução a mais ou a menos em sua vida, comparados ao cativeiro do berço de ouro, do abanador de cauda de pavão e da sensação oprimente de dever, ainda por cima, ser grato por ser vigiado e mimado como um bebê? É por isso que o leite que lhe é dado pela solicitude maternal das mulheres ao seu redor pode tão facilmente se transformar em fel".
- Friedrich Nietzsche in: Humano, demasiado humano
  • “Muitas vezes, outrora, ao pensar com terror que algum dia deixaria de amar Odette, resolvera ficar em vigilância e, logo que sentisse que o amor começava a abandoná-lo, apegar-se a ele, retê-lo bem. Mas eis que ao enfraquecimento de seu amor correspondia simultaneamente um enfraquecimento do desejo de permanecer enamorado.”
- No caminho de Swann - página 447, Marcel Proust, tradução de Mario Quintana, Globo Livros, ISBN 8525052612, 9788525052612
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Vigilância.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: vigilância