Código Da Vinci, O

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de O Código Da Vinci)

The Da Vinci Code (O Código Da Vinci) (2003) (nas edições brasileira e portuguesa) é um romance policial do escritor estado-unidense Dan Brown, publicado em 2003 pela editora Random House nos EUA, pela Editora Arqueiro no Brasil e pela Editora Bertrand em Portugal. É um best-seller mundial, com mais de 17 milhões de cópias vendidas nos primeiros dois anos e hoje chegando a mais de 80 milhões, tornando-se assim o décimo primeiro livro mais vendido no mundo.


  • "- Tudo o que posso dizer-lhe é que as cruzes de braços iguais, como esta, são consideradas cruzes pacíficas. A sua configuração quadrada torna-as pouco práticas para a crucifixão e o equilíbrio dos elementos vertical e horizontal transmite uma noção da união natural entre o masculino e o feminino, tornando-as consistentes com a filosofia do Priorado."
- Robert Langdon ao examinar a chave deixada pelo avô de Sophie, Jacques Saunière, à neta
  • "Mais uma vez, Sophie ficou sem palavras. Na pintura, Pedro inclinava-se ameaçadoramente para Maria Madalena e passava a mão esticada pelo pescoço dela, como uma faca. O mesmo gesto que na Madonna dos Rochedos!"
- Análise da obra "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci por Sophie na mansão de Sir Leigh Teabing
  • "[...] - A palavra Sangreal deriva de San Greal... Santo Graal. Mas na sua forma mais antiga a palavra Sangreal dividia-se de maneira diferente. - Teabing rabiscou num pedaço de papel, que lhe estendeu. Sophie leu o que ele tinha escrito: Sang Real. Reconheceu imediatamente a tradução. Sang Real significava literalmente Sangue Real."
- Sir Leigh Teabing e Sophie Neveu
  • "A prelazia pessoal do Vaticano, conhecida como Opus Dei, é uma organização católica profundamente conservadora, que vem sendo objeto de controvérsias recentes, devido a relatos de lavagem cerebral, coerção e uma prática religiosa conhecida como mortificação corporal. A Opus Dei acabou de completar a construção de uma Sede Nacional em Nova York, ao custo de 47 milhões de dólares"
- Nota do Prefácio
  • "- Aí é que está! - exclamou Teabing, cheio de entusiasmo. - A ironia fundamental da cristandade! A Bíblia, conforme a conhecemos hoje, foi uma colagem composta pelo imperador romano Constantino, o Grande."
- Teabing, um dos personagens
  • "(...) o Priorado de Sião criou uma ramificação militar - um grupo de nove cavaleiros chamado de Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão - Langdon fez uma pausa. - Mais conhecida como os Cavaleiros Templários."
- Robert Langdon, sobre a teoria dos Templários
- Faukman, em O Código Da Vinci' ao ouvir que o livro mais vendido do mundo (Bíblia) também fala do Santo Graal.

Sobre[editar]

  • "Não leiam nem comprem."
- Cardeal Tarcisio Bertone, arcebispo de Gênova e cotado para a sucessão do papa
- Fonte: Revista Isto É! Edição 1849


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Código Da Vinci, O.