Maurilio Camello

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Maurilio José de Oliveira Camello (17 de dezembro de 1939) é um filósofo, educador, padre, escritor, poeta, cronista e tradutor brasileiro. Foi graduado em História do cristianismo pela Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Filosofia pela USP (defendido sob a seguinte dissertação: "A dimensão ética da sabedoria em Aristóteles") e doutorado, também pela USP, em História social, sobre Antônio Ferreira Viçoso. Entre seus livros publicados, estão: Terra de Poema (1970), Ética na Contabilidade, em coautoria com Osni Moura Ribeiro (2019) e Memórias do Tempo Sagrado (2022). É considerado uma referência nacional devido seus trabalhos de tradução, onde se incluem as versões brasileiras de "Questões Discutidas Sobre a Verdade" e a "Suma contra Gentios", ambas de Tomás de Aquino.


  • "O verso leva nítida vantagem sobre a prosa, pois condensa e aumenta o mistério."
- Fonte: Memórias do Tempo Sagrado (2022), Maurilio Camello, Scortecci Editora, p. 27.


  • "A poesia depende do poeta. Parece tolice querer vê-la no ar, nas flores, nas mulheres, numa sombra de casa colonial, no carnaval que termina. Não é coisa nem sopro dos deuses. Não está no reino passageiro das nuvens, nem é inconstante como os pássaros. Entre os astros também não vive, se um poeta não a persegue por lá. Pois, naquela hora, o menino a descobria no comércio do vento com as águas."
- Fonte: Memórias do Tempo Sagrado (2022), Maurilio Camello, Scortecci Editora, p. 88.


  • "Todo poeta [faz] a transfiguração do mundo. Não é pouca coisa essa demiurgia da beleza e do mistério. Sem ela, vivermos é por demais penoso, na aridez do deserto sem sentido em que fomos jogados. Com ela, transluz a lição mais profunda das coisas. Ela nos permite nomear o sagrado, talvez um pouco acima da filosofia, que não se pode lançar além dos limites que foram impostos ao dizer do ser. Mas poetas e filósofos, ao fim, habitam as mesmas alturas, entendem-se como sentinelas do amanhecer, à espera do que vem e que se anuncia nos murmúrios da aurora."
- Fonte: Prefácio de "Nascente" (2017), Maurilio Camello, Editora Penalux, p. 13.


  • "Acho que, aos 80 anos, tenho a liberdade de pensar que Deus é o grande Poeta, seu “poiein” abrange e constitui todo o Universo, e Ele é muito bom de poesia. Os poetas o contemplam continuamente, e imitam, mesmo que não saibam, ou até nele não creiam. O grande Poeta não liga para isso e ama todos os poetas, como precisam ser amados."
- Fonte: "ENTREVISTA com Prof. Dr. Maurilio Camello, filósofo e poeta", para o blog Moça & Poesia (2020)".


  • "O poema é uma gaiola de porta aberta, onde o pássaro da poesia está. O poeta vem e tira o pássaro - ele é um condutor da poesia."
- Fonte: Entrevista ao programa Cacique em Cultura, da Rádio Cacique Taubaté, do radialista Dimas Oliveira Junior (2023).


  • "Deus é um enigma que se ama, mas não se resolve."
- Fonte: Memórias do Tempo Sagrado (2022), Maurilio Camello, Scortecci Editora, p. 142.


  • "Minha hipótese é de que os pés de Deus caminham tão de leve que é preciso bons ouvidos para ouvir o rumor dos passos. Fugir do antropomorfismo. Deus é presença, apenas presença. Não uma presença que já está, mas que se avizinha. Em minha janela, um pequeno pássaro recolhe o que comer, num vaso de amores-perfeitos. E ao me descobrir dentro do quarto, voa para o telhado. Deus é um pássaro."
- Fonte: Memórias do Tempo Sagrado (2022), Maurilio Camello, Scortecci Editora, p. 143.


  • "O certo é que a convivência com Heráclito, Epicuro, Plotino, Agostinho, Abelardo, Tomás de Aquino e mais alguns outros que davam de aparecer em minha “ágora”, ou no claustro de meu convento, me incendiava com alguma frequência o espírito, e aqui também os alunos tocavam fogo. Peguei um amor extraordinário por aqueles pensadores, não porque me forneciam o pão de cada dia (o material, mesmo), mas porque me empurravam escada acima, às vezes com certa violência, para contemplar as estrelas, aquelas mesmas que levaram o filósofo Tales a cair num buraco. O velho milésio caiu para cima, como convém a todo filósofo que se preze."
- Fonte: "ENTREVISTA com Prof. Dr. Maurilio Camello, filósofo e poeta", para o blog Moça & Poesia (2020).