Herbert George Wells

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de H. G. Wells)
Herbert George Wells
Herbert George Wells
Herbert George Wells
Herbert George Wells em outros projetos:

Herbert George Wells também conhecido como H. G. Wells, foi um escritor inglês (21 de setembro de 1866 - 13 de agosto de 1946). Escreveu "A Máquina do Tempo" e foi o criador do termo "Bomba Atômica" antes mesmo de este existir, além de escrever sobre UFOs, Marcianos, que o tempo era uma quarta dimensão - o que foi confirmado mais tarde com a Teoria da Relatividade de Einstein.


Obras[editar]

  • "Apareceu ultimamente um curioso livro de Olaf Stapledon - Last and First Men. Trata-se duma fantasia em escala astronomica sobre a futura humanidade, uma sinistra mistura de biologia e satira. O autor vê uma especie humana, depois de terriveis guerras, unificando-se afinal, sob o controle americano, em forma dum estado mundial - um estado ao tipo plutocratico que sofre uma incrivel degeneração moral e intelectual e desfecha numa nova Idade Media. O Homo sapiens é então exterminado pela catastrofe por ele mesmo provocada, e apenas uns tantos individuos sobrevivem obscuramente para se tornarem os progenitores de duas especies de Homo em conflito que imediatamente começam a propagar-se. As mais remotas especulações de Stapledon sobre a sucessão dos ultimos Hominideos e sua final extinção muito vivas e curiosas, não cabem, entretanto, aqui. Mas o livro estabelece a probabilidde da falencia da civilização contemporanea no barrar a guerra e evitar a catastrofe economica."
- A CONTRUÇÃO DO MUNDO, do original "THE WORK, WEALTH AND HAPPINESS OF MANKIND", H. G. Wells, COMPANHIA EDITORA NACIONAL - 1943, Tradução de Monteiro Lobato, Vol. 2, Cap. XVI, pg. 355.
  • "Vai chegar um momento no dia em que você já escreveu suas páginas pela manhã, respondeu a sua correspondência à tarde, e não tem mais nada para fazer. Então chega aquela hora que você fica entediado; esta é a hora para o sexo."
- Citado em Charlie Chaplin, My Autobiography (1964)
  • "Em terra de cegos, quem tem um olho é rei".
- Fonte:"The Country of the Blind"
  • "Se você caiu ontem, fique de pé hoje."
- If you fell down yesterday, stand up today.
- The anatomy of frustration: a modern synthesis - página 216, Herbert George Wells - The Macmillan Company, 1936 - 217 páginas

Modern Utopia[editar]

  • "Em todo o mundo da Utopia não ha carne. Antes havia. Mas agora não conseguimos suportar a ideia de matadouros. E numa população em que toda a gente é culta e como um nível de aperfeiçoamento físico semelhante, é praticamente impossível encontrar alguém que vá talhar um boi ou um porco morto. Nunca nos acostumamos com a questão higiénica do consumo de carne. Esse outro aspecto fez-nos decidir. Ainda me consigo lembrar, de quando era rapaz, do contentamento que o encerramento do ultimo matadouro gerou."
- Em Modern Utopia, Capítulo Nove, secção 5
  • "Crime e vidas ruins são a medida da falha do Estado, todo crime no final é o crime da comunidade."
- Crime and bad lives are the measure of a State's failure, all crime in the end is the crime of the community.
- A Modern Utopia - Página 86, Herbert George Wells - Forgotten Books, 1936, ISBN 1606201840, 9781606201848 - 392 páginas


The Outline of History (1920)[editar]

  • "O serpear da humanidade numa só comunidade não implica a criação de uma comunidade homogênea, mas o contrário; a utilização bem-vinda e adequada da qualidade distintiva numa atmosfera de entendimento... Comunidades com um só padrão, como caixas de soldados de brinquedo, são coisas do passado, do que do futuro."
  • "Um tempo quando todas as coisas boas serão para todos homens pode estar mais perto do que pensamos. Cada um que acredita que traz o bom tempo mais perto; cada coração que falha o atrasa."
  • "A nossa verdadeira nacionalidade é a humanidade."
- Our true nationality is mankind.
- The outline of history; being a plain history of life and mankind - página 1087, Herbert George Wells - The Macmillan Co., 1921 - 1171 páginas
- Human history is in essence a history of ideas
- The outline of history: being a plain history of life and mankind - Volume 2, página 572, Herbert George Wells - The Macmillan company,1920