Wikiquote:Desambiguação

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Frequentemente encontramos links que por erro ou ambiguidade se referem a artigos cujos títulos são homônimos - palavras que têm dois ou mais significados diferentes. Nem sempre se tratam de homônimos estritos; algumas vezes uma página pode conter informações sobre o nome abreviado de uma pessoa, por exemplo, que coincide com o nome de outra; ou então sobre um determinado tema que, apesar de não ser homônimo de outro, apresenta aspectos muito distintos para serem explorados no mesmo artigo.

Para tudo isso há páginas de desambiguação que listam links às páginas específicas.

Onde fica a desambiguação[editar]

Se um dos assuntos é muito mais conhecido ou muito mais importante que o outro ou que a soma dos outros, fica este na página principal com um link para uma página de desambiguação a abrir o artigo. A página de desambiguação deve ter um nome do tipo termo_(desambiguação).

Agora se não existe um assunto que seja mais conhecido do que a soma dos outros, ou se um é bem conhecido em um dos países de língua portuguesa e o(s) outro(s) noutro(s), então cria-se a página de desambiguação na própria página principal.

Para os casos de nomes parecidos e de um tema ser conhecido pelo nome de outro, a página de desambiguação nunca deverá ocupar a página de um dos temas.

Conteúdo e formato[editar]

No começo de uma desambiguação deve ser acrescentada a chamada: {{desambiguação}} que gera o texto:


Esta é uma página de desambiguação; ou seja, uma página comum a várias entradas com o mesmo nome geral. Esta página aponta para cada uma dessas entradas colocadas em páginas com nomes mais específicos. Se você chegou até aqui através de um link no Wikiquote, sugerimos-lhe que volte à página anterior para corrigir esse link de forma a que ele aponte para a página com o nome mais específico.




Após esta mensagem, devem ser listados os artigos de mesmo nome. A categoria Desambiguação contém exemplos a serem seguidos.