Violão

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Um violão ou guitarra clássica.

A Guitarra clássica, também conhecida como guitarra acústica, guitarra espanhola ou violão (denominação usada no Brasil; em Portugal a denominação mais comum é viola embora até meados do séc.XX também fosse violão), é um instrumento musical de cordas e de percussão.



  • "Não ando só! Só ando em boa companhia! Com meu violão, minha canção e a poesia!"
- Vinícius de Moraes
  • "No estilo choro, o violão se caracteriza por frases de contraponto geralmente em escala descendente, utilizando-se somente as cordas graves. Daí o nome baixaria. Tute sentia necessidade de algumas notas mais graves, daí a idéia de colocar uma corda a mais nos bordões.
- Texto escrito por Raphael Rabello aos 15 ou 16 anos; citado em CliqueMusic
  • "Carmen a princípio não falava, ouvia-me apenas. Depois, como se estivesse fascinada pelo violão, ia ganhando ritmo e eu me lembro de seu gesto, de suas mãos e de seus dedos agitando-se no ar como que impelidos por uma corrente elétrica. Antes de ouvi-la cantar tive nitidamente a impressão de estar diante de alguém que trazia uma mensagem nova, nos olhos, no sorriso, na voz."
- Josué de Barros- compositor que descobriu Carmen Miranda; 1928
  • "Tom Jobim é um piano, Caymmi, um violão, Vinicius, uma caneta, Noel, um terno branco. Por analogia, Francis Hime é uma orquestra. E uma orquestra sinfônica. Não uma sinfônica convencional, apoiada exclusivamente nas cordas, madeiras e gravatas, mas uma formação enriquecida por metais de gafieira, cavaquinhos de chorões e tamborins de escola de samba."
- Ruy Castro, biógrafo brasileiro
  • “Ele me chamava para abrir os shows e dizia em entrevistas que admirava um ‘crioulinho do Brasil que tocava violão, mas não tocava nem falava comigo”
- Milton Nascimento, cantor, sobre o trompetista Miles Davis, seu ídolo
- Fonte: Revista IstoÉ Gente!, edição 347
  • "Minha mãe e meu pai não eram pessoas particularmente musicais. Mas eu tinha um tio que era pastor e tocava bluegrass no violão. Então, a cerimônia de domingo era algo assim: “Aleluia, irmãos e irmãs”, para logo em seguida ele começar a dedilhar [a canção religiosa] “Stepping on the Clouds”. Foi aí que eu peguei o vírus: vendo meu tio tocar com seu grupinho de gospel, bem na minha frente."
- Johnny Depp, em entrevista, ao ser perguntado se a sua familia era musical
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Guitarra clássica.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Violão.