Rosto

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Rosto é a parte frontal da cabeça, onde se encontram olhos, nariz, boca, lábios etc.



- Ala Szerman, em entrevista ao site Estilo 25/12/2005
  • "Depois do rosto, as mãos são a parte do corpo humano que mais obviamente expressa a emoção."
- Hands, after the face, are the most obvious part of the human body for expressing emotion.
- Henry Moore-- Writings and Conversations: Writings and Conversations‎ - Página 220, de Henry Moore, Alan G. Wilkinson - Publicado por University of California Press, 2002, ISBN 0520231619, 9780520231610 - 320 páginas
  • "Quando, nas alvoradas da alegria,/ A sua boca úmida floresce,/ Naquele rosto angelical parece/ Que é primavera, e que amanhece o dia."
- Vicente Augusto de Carvalho; Fonte: Revista Caras, Edição de 27 de Setembro de 2006.
- la littérature est une affaire sérieuse, pour un pays, elle est, au bout du compte, son visage.
- J'abats mon jeu‎ - Página 112, de Louis Aragon - Publicado por Mercure de France, 1992, ISBN 2909823016, 9782909823010 - 287 páginas
  • "Extrema, toco-te o rosto. De ti me vem / À ponta dos meus dedos, o ouro da volúpia / E o encanto glabro das avencas / De te me vem. [...]"
- Hilda Hilst, em "Amavisse"‎ - Página xiii, de Hilda Hilst - Publicado por M. Ohno Editor, 1989
  • "A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20. A vida talha o rosto que você tem aos 30. Mas depende de você merecer o rosto dos 50."
- La nature vous donne le visage que vous avez à 20 ans. La vie forme le visage que vous avez à 30 ans. Mais à 50 ans vous avez le visage que vous méritez.
- Coco Chanel na obra "Coco Chanel", de Marcel Haedrich, Editions Belfond, 1980, pág. 138
  • "A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano."
- Le rire c'est le soleil ; il chasse l'hiver du visage humain
- Les misérables‎ - Página 314, de Victor Hugo - Publicado por J. Hetzel, 1866 - 799 páginas
- I tell the women that the face is my experience and the hands are my soul - anything to get those panties down.
- "Sunlight here I am: interviews and encounters, 1963-1993" - página 147, Charles Bukowski, David Stephen Calonne - Sun Dog Press, 2003, ISBN 0941543374, 9780941543378 - 288 páginas
  • "Eu nunca esqueço um rosto, mas, no seu caso, vou abrir uma exceção"
- Groucho Marx citado em "As melhores piadas do humor judaico", Volume 2‎ - Página 85, Abram Zylbersztajn - Garamond, 2003, ISBN 857617006X, 9788576170068
  • "Este que aqui vedes de rosto aquilino, de cabelo castanho, testa lisa e descarregada, de alegres olhos e de nariz curvo, embora bem proporcionado; as barbas de prata, que não há vinte anos eram de ouro, os bigodes grandes, a boca pequena, os dentes nem miúdos nem graúdos, pois não tem mais do que seis, e estes malpostos e pior dispostos, porque não têm correspondência uns com os outros; o corpo entre dois extremos, nem grande, nem pequeno; a cor viva, mais branca do que morena, as costas algum tanto encurvadas e os pés não muito ligeiros; este digo que é o rosto do autor de A galatéia e de D. Quixote, e de quem fez a Viagem ao Parnaso, à imitação da de Cesare Carali Perusino, e outras obras que por aí andam desgarradas, e talvez sem o nome de seu dono. Chama-se comumente Miguel de Cervantes Saavedra. Foi soldado muitos anos e cinco e meio cativo, onde aprendeu a ter paciência nas adversidades. Perdeu a mão esquerda de uma arcabuzada na batalha naval de Lepanto, ferida que, embora pareça feia, ele a tem por formosa, por tê-la recebido na mais memorável e alta ocasião que viram os passados séculos e esperam ver os vindouros, militando sob as vencedoras bandeiras do filho do corisco de guerra, Carlo Quinto, de feliz memória".
- Miguel de Cervantes em Novelas exemplares, provavelmente um auto-retrato que é a imagem mais próxima da aparência que teria tido.
  • "E os filhos dos camponeses! Alguma vez viu, nos jornais, as fotografias das crianças dos campos de concentração alemães? Eram exactamente como estas, as suas cabeças eram bolas enormes em cima de pequenos pescoços, como se fossem cegonhas, vendo-se cada osso dos braços e das pernas a salientar-se por debaixo da pele, e todo o esqueleto a sobressair na pele, qual gaze amarela. E os rostos das crianças estavam envelhecidos e atormentados, como se tivessem setenta anos de idade. E na Primavera já nem sequer tinham rosto. Em vez disso, tinham cabeças semelhantes a pássaros com bicos, ou cabeças de rã - lábios finos e compridos - alguns assemelhando-se a peixes, de boca aberta. Rostos não humanos!"
- Vasily Grossman; Forever Flowing, pp. 156-157; sobre Holodomor
  • "A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem coberta alguma Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles uns ossos brancos (...) ali encaixados de tal sorte que não os molesta nem os estorva no falar, no comer ou no beber".
- Pero Vaz de Caminha; Carta sobre a Descoberta do Brasil
  • "Quero-os metade infância e outra metade velhice! / Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa."
- Oscar Wilde; Loucos e Santos
  • "Pontificava contente por inflingir sua própria sabedoria ao camarada mais velho, ao primo da "surda" Concetta. Mas Trancredi, enquanto enxugava os cabelos, sentia-se furioso: ser acusado de não ter freios, ele, que os tinha suficientes para parar o trem! Por outro lado, o bom do alferes não deixava de ter a sua razão: também era preciso pesnar nas aparências; o sujeito, porém virava assim tão moralista por inveja, porque, agora, via-se que a sua Angelica, aquele rosto suavíssimo de sangue quando hoje lhe mordera o lábio."
- Tomaso di Lampedusa; obra O Leopardo
  • É um fenômeno de mercado. A maior parte dos livros para crianças à venda nas livrarias é idiota, não serve para nada, muito menos para suprir a necessidade de leitura de uma criança ou do leitor de qualquer faixa etária. Livros estão sendo confeccionados para vender e se tornar sucessos no cinema e na televisão. Isso nada mais é que uma máscara que oculta o rosto cada vez mais estúpido da era da informação. Os tais livros infantis ajudam a destruir a cultura literária.
- Harold Bloom analisando o sucesso da literatura infantil do início do século XXI - Fonte: Revista Época Edição 246 - 03/02/2003
  • "O que a gente chama de amor é apenas o álibi consolador da união de um perverso com uma puta, é somente o véu rosado que cobre o rosto assustador da Solidão invencível."
- Lolita Pille; Trecho do livro Hell
  • “Ela, Kate Croy, esperava a vinda do pai, mas ele se fazia esperar, sem a menor consideração, e houve momentos em que a moça exibiu par si mesma, no espelho acima do console da lareira, um rosto decididamente pálido, com uma irritação que a levou a ponto de ir embora sem vê-lo.”
- Henry James; "As asas da pomba"
  • "Ninguém pode, por muito tempo, ter um rosto para si mesmo e outro para a multidão sem no final confundir qual deles é o verdadeiro".
- No man for any considerate period can wear one face to himself and another to the multitude without finally getting bewildered as to which may be the true.
- Nathaniel Hawthorne citado em "The American mercury", Volume 58‎ - Página 693, George Jean Nathan, Henry Louis Mencken - American Mercury, 1944
  • "Nada enternece mais uma mulher do que o rosto do amante, dormindo. Ela se debruça sobre a face do amado e descobre que eram simples palavras todas as valentias que ele lhe vinha dizendo ou dando a entender."
- Antônio Maria; Fonte: O jornal de Antônio Maria‎ - Página 42, de Antônio Maria - Publicado por Ed. Saga, 1968 - 142 páginas
  • "Uma bunda pode ser tão atraente, tanto no homem, como na mulher. É realmente linda, como um rosto de criança. Detesto homens sem bunda, desses com a calça solta no corpo."
- Carmen Miranda, citado em "O ABC de Carmen Miranda" - página 33, Dulce Damasceno de Brito Consiglio - Companhia Editora Nacional, 1986 - 125 páginas
  • “... em seu olhar, um sorriso no qual, contrariamente ao que se lê no rosto de muitos humanos, não havia ironia senão para consigo mesma, e, para nós todos, como que um beijo de seus olhos, que não podiam ver aqueles a quem queria sem os acariciar apaixonadamente com o olhar.”
- Marcel Proust, na obra "No caminho de Swann"
  • "Amemos a Deus, meus irmãos, amemos a Deus, mas que isto seja a custa dos nossos braços, que isto seja com o suor dos nossos rostos".
- São Vicente de Paulo citado em "Francisco de Sales e Vicente de Paulo - dois amigos‎" - Página 17, DODIN, André, Edicoes Loyola, ISBN 8515001756, 9788515001750
  • "Rejuvenescer nossos rostos não altera nosso destino final. Beleza vem de dentro. Não tenho nenhum desejo de ter essa aparência para sempre".
- Cameron Diaz ressaltando que é contra cirurgia plástica; Fonte: Revista Isto É Gente! n. 326
  • "Claro que Hitler foi um porco, mas, quando vejo fotos da molecada daquela época, só vejo rostos contentes".
- [[[Christiane F.]]; Fonte: em entrevista à revista Manchete, em 1984, aos 22 anos., citada no site Terra.br em reportagem de Alec Duarte, numa quarta-feira, dia 11 de janeiro de 2006, às 13h41.
  • "Certos lugares que me davam prazer tornaram-se odiosos. Passo diante de uma livraria, olho com desgosto as vitrinas, tenho a impressão de que se acham ali pessoas, exibindo títulos e preços nos rostos, vendendo-se. É uma espécie de prostituição."
- Graciliano Ramos; Angústia


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Rosto.