Monotonia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Cosaques espantando a monotonia da viagm num trem Transsiberiano

Monotonia, situação sem variação, repetitivo, enfadonho ou maçante.



  • “Ainda bem que a gente só visita museus na lua-de-mel. Depois, nunca mais! Na verdade, falta à vida a monotonia dos museus. Há dias que são dignos de moldura, embora ao mesmo tempo se mostrem tão ricos de sons conflitantes, linhas, cores e luzes que ardem, e por isso não entediam.”
- Italo Svevo, em "A consciência de Zeno"
  • "Meu olhar, enfarado e distraído, viu enfim chegar o século presente, e atrás deles os futuros. Aquele vinha ágil, destro, vibrante! cheio de si, um pouco difuso, audaz, sabedor, mas ao cabo tão miserável como os primeiros, e assim passou e assim passaram os outros com a mesma rapidez e igual monotonia."
- Machado de Assis, in: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Capítulo VII; veja (wikisource)
  • "Achava que tudo isso lhe concedia o direito de permanecer ocioso, julgando-se privado de toda e qualquer perspectiva de futuro, incapaz de encontrar um ponto de apoio para apegar-se às coisas da vida ordinária. Assim, abandonando-se inteiramente aos próprios sentimentos, às idéias extravagantes, e, ao mesmo tempo, a uma paixão sem remédio; na eterna e dolorosa monotonia de suas relações com a criatura amada, junto da qual encontrava repouso; lutando violentamente contra suas forças, consumindo-as sem objetivo e sem esperança, dia a dia caminhava Ele para um fim lamentável."
- Johann Wolfgang von Goethe in: Sofrimentos do Jovem Werther, Os
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Monotonia.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: monotonia