Moderação

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Um material didático em Ashikaga Gakko (Japão) para ensinar aos alunos a importância da moderação. O copo está inclinado quando está vazio. Quando você despeja água, ele fica na vertical. Se você derramar mais água, ele se inclina novamente.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Moderação.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: moderação


Moderação é o processo de eliminar ou diminuir extremos. É usado para garantir a normalidade em todo o meio em que está sendo conduzido.



  • "A moderação aumenta o gozo e acresce o prazer."
- Demócrito, Frag. 211
  • "Quem ama a áurea moderação, / seguramente não sente falta da desolação do vil abrigo, / nem do esplendor frugal do palácio invejado."
- Horácio, Odes (23 a.C.e 13 a.C.)
  • "O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter".
- Sócrates, citado em "Código social, ó sea, Eco de la moral de las naciones antiguas y modernas" - Página 15, Impr. Catalana, 1844 - 135 páginas
  • "Porque é verdade. Mas não penses que te censuro. Se queres transformar-te num homem de letras, e, quem sabe um dia escrever Histórias, deves também mentir, e inventar histórias, pois senão a tua História ficaria monótona. Mas terás que fazê-lo com moderação. O mundo condena os mentirosos que só sabem mentir, até mesmo sobre coisas mínimas, e premia os poetas que mentem apenas sobre coisas grandiosas."
- Umberto Eco, in: Baudolino
  • "Boa é a lei, quando executada com retidão. Isto é: boa será, em havendo no executor a virtude, que no legislador não havia. Porque só a moderação, a inteireza e a eqüidade, no aplicar das más leis, as poderiam, em certa medida, escoimar da impureza, dureza e maldade, que encerrarem. Ou, mais lisa e claramente, se bem o entendo, pretenderia significar o apóstolo das gentes [São Paulo] que mais vale a lei má, quando inexecutada, ou mal executada (para o bem), que a boa lei, sofismada e não observada (contra ele)."
- Oração aos moços - Página 32, Ruy Barbosa - Editora Baraúna, 1949, ISBN 8560832017, 9788560832019
  • “Pra tudo na vida você precisa ter moderação e equilíbrio. Você pode fazer qualquer coisa virar uma doença. Lavar as mãos pode se tornar obsessivo se você lavar uma, duas, três vezes em pouco tempo. Enfim, com a bebida deve-se ter muito cuidado porque você não expõe só a si, mas a todas as pessoas que estão à sua volta, conhecidas ou não, como no trânsito, por exemplo.”
- Marjorie Estiano, respondendo à pergunta “Qual a sua posição em relação à bebida?”; entrevista em 15/09/2006, globo.com
  • "Como um exemplo para os outros, e não que eu me importe com moderação mesmo, sempre foi a minha regra de nunca fumar durante o sono, e nunca a abster-me quando acordado".
- As an example to others, and—not that I care for moderation myself, it has always been my rule never to smoke when asleep, and never to refrain when awake.
- The complete essays of Mark Twain now collected for the first time‎ - Página 472, Mark Twain - Doubleday, 1963 - 705 páginas