Materialismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Materialismo, em filosofia, é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.



- Camille Paglia; in: entrevista para a Folha de S.Paulo - 27.3.06
  • "Estais, pois, muito instados a ver os Espíritas colocados sobre a fogueira e lançados às feras! O que deve fazer supor que a boa vontade não vos faltaria se isso ocorresse ainda. Quereis, pois, a toda força elevar o Espiritismo à situação de uma religião! Notai bem que jamais ele teve essa pretensão; jamais se colocou como rival do Cristianismo, do qual declara ser o filho; que ele combate os seus mais cruéis inimigos: o ateísmo e o materialismo. Ainda uma vez, é uma filosofia repousando sobre as bases fundamentais de toda religião, e sobre a moral do Cristo; se renegasse o Cristianismo, se desmentiria, se suicidaria. São esses inimigos que o mostram como uma nova seita, que lhe dá sacerdotes e grandes sacerdotes. Gritarão tanto, e tão freqüentemente, que é uma religião, que se poderia acabar por nisto crer. É necessário ser uma religião para ter seus mártires?"
- Allan Kardec; Revista Espírita - 1862 - mês de Abril
  • "O corpo já não é mais visto como uma realidade propriamente pessoal, um sinal, um lugar de relacionamento com os outros, com Deus e com o mundo. Foi reduzido ao puro materialismo: é apenas um complexo de órgãos, funções e energias a serem usadas unicamente de acordo com os critérios do prazer e da eficiência."
- Papa João Paulo II; (encíclica O Evangelho da Vida - Evangelium Vitae, 25.03.1995)
  • "O Homem é por natureza um materialista pragmático, um mecânico, um amante de equipamentos e engenhocas; e estas são as qualidades que caracterizam o "estabelecimento" que regula a sociedade moderna: pragmatismo, materialismo, mecanização, e aparelhagem. A Mulher, por outro lado, é uma idealista prática, uma humanitária com um forte senso de nobreza obrigatória, uma altruísta em vez de capitalista."
- Elizabeth Gould Davis in: The First Sex, capítulo 22 (1971).

Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Materialismo.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: materialismo