Malcolm X

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Malcolm X
Malcolm X
Malcolm X
Malcolm X em outros projetos:

Malcolm X (19 de maio de 1925 - 21 de fevereiro de 1965). Foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou, a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.


  • "Não há nada melhor que a adversidade. Cada derrota, cada angústia, cada perda contém sua própria semente, sua própria lição sobre como melhorar sua maneira de agir da próxima vez."
- Fonte:[1]
  • "Nós não podemos pensar em nos unirmos com os outros até que sejamos primeiro unidos entre nós. Não podemos pensar em ser aceitável para os outros até que tenhamos primeiro provado aceitável para nós mesmos."
- Fonte: Geledés. 25/05/2012.
- 11 frases importantes de Malcom X.
  • "A educação é um elemento importante na luta pelos direitos humanos. É o meio para ajudar os nossos filhos e as pessoas a redescobrirem a sua identidade e, assim, aumentar o sua auto-respeito. Educação é o nosso passaporte para o futuro, pois o amanhã só pertence ao povo que prepara o hoje."
- Fonte: Geledés. 25/05/2012.
- 11 frases importantes de Malcom X.
  • "Você só vai conseguir a sua liberdade se deixar o seu inimigo saber que você não está fazendo nada para conquistá-la. Esta é a única maneira de conseguir a liberdade."
  • "Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos."
  • "Não estou me manifestando contra os brancos sinceros quando digo que, como membros de organizações pretas, geralmente a própria presença dos brancos sutilmente torna as organizações pretas automaticamente menos eficazes. Mesmo a presença dos melhores homens brancos dificulta a descoberta pelos negros do que precisam fazer e particularmente do que podem fazer... por si mesmos, trabalhando para si mesmos, entre a sua própria espécie, em suas próprias comunidades."
  • "Neste país o negro é tratado como animal e os animais não têm sobrenome."
  • “As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.”
  • "Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido."
  • "Se você não está pronto para morrer por ela, coloque a palavras "Liberdade" fora do seu vocabulário."
  • "Qualquer um que queira me seguir e ao meu movimento tem que estar pronto a ir para a cadeia, hospital ou cemitério, antes de poder ser realmente livre."
- X, Malcolm. Autobiografia de Malcolm X. Rio de Janeiro, Editora Record, 1965. (ISBN 9788501014641) p. 427
- Em depoimento a Evelyn Cunningham, ao ser estimulado a falar alguma coisa espantosa para sua coluna do Pittsburgh Courier.

Referências

  1. De Michelle Obama a Muhammad Ali: 25 frases que abriram nossos olhos contra o racismo Carlos Megía, EL País Brasil. Publicado em 5 de setembro de 2022.