Jacob Bronowski

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Jacob Bronowski
Jacob Bronowski
Jacob Bronowski
Jacob Bronowski em outros projetos:

Jacob Bronowski (18 de janeiro de 1908, Łódź, Polônia - 22 de agosto de 1974, East Hampton, New York, USA) foi o apresentador da série de documentários da BBC, The Ascent of Man (A ascensão do homem) que inspirou Carl Sagan na série Cosmos.



  • "A mão é o lado afiado da mente".
- The hand is the cutting edge of the mind.
- The Ascent of Man, 1973
  • "O homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão. É por isto que a ciência teve sucesso onde a magia fracassou: porque ela não buscou um encantamento para lançar sobre a natureza"
- Jacob Bronowski, conforme relatado por Singh, Simon - Big Bang - Editora Record - Rio de Janeiro / São Paulo - 2006. ISBN: 85-01-07213-3 (pág. 459)
  • "Esta é a essência da ciência: faça uma pergunta impertinente e você estará no caminho para uma resposta pertinente"
- Jacob Bronowski, conforme relatado por Singh, Simon - Big Bang - Editora Record - Rio de Janeiro / São Paulo - 2006. ISBN: 85-01-07213-3 (pág. 459)
  • "O conhecimento não é um empreendimento acabado… Ir em busca da verdade só tem sentido se a verdade ainda não foi encontrada".
- The Origins of Science and Imagination
  • "O mais modesto pesquisador em sua bancada, introduzindo uma sonda em um neurônio para medir a resposta elétrica quando uma luz pisca, está enredado em uma enorme e entrelaçada rede de teorias que ele traz para seu trabalho de todo o campo da ciência, desde a lei de Ohm ao número de Avogadro. Ele não está sozinho; ele é sustentado e mantido e, em certo sentido, aprisionado pelo estado da teoria científica em todos os ramos. E o que ele encontra também não é um fato único: acrescenta um fio à rede, dá um nó aqui e outro ali, e por meio dessas conexões ao mesmo tempo liga e alarga todo o sistema".
- The Identity of Man (1965)
Televisão
Apresentadores Atores Atrizes Roteiristas
Documentários Diretores Filmes Telenovelas
Séries de televisão Desenhos animados