Cólera

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Cólera é um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor.


- Avaliação publicada no Le National, de Paris; Fonte: 22º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
  • "A ambição, assim como a cólera, é muito má conselheira."
- Provérbios em Português
  • "Como se esta grande cólera me tivesse purificado do mal, esvaziado de esperança, diante desta noite carregada de sinais e de estrelas, eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo."
- Albert Camus; O Estrangeiro
  • "Aí vinham a cobiça que devora, a cólera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, úmidas de suor, e a ambição, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, até destruí-lo, como um farrapo. Eram as formas várias de um mal, que ora mordia a víscera, ora mordia o pensamento, e passeava eternamente as suas vestes de arlequim, em derredor da espécie humana. A dor cedia alguma vez, mas cedia à indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda. Então o homem, flagelada e rebelde, corria diante da fatalidade das coisas, atrás de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, um retalho de impalpável, outro de improvável, outro de invisível, cosidos todos a ponto precário, com a agulha da imaginação; e essa figura, - nada menos que a quimera da felicidade, - ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a cingia ao peito, e então ela ria, como um escárnio, e sumia-se, como uma ilusão."
- Memórias Póstumas de Brás Cubas; Capítulo VII
  • "A cólera também tem privilégios".
- William Shakespeare; O Rei Lear (1605-1606), Ato II - Cena II: Kent
  • "Mas eu, há pouco, fiz a experiência do absoluto: o absoluto ou o absurdo. (...) Eu não estava surpreso, sabia que era o Mundo, o Mundo em sua nudez que se mostrava repentinamente, e eu sufocava de cólera contra esse grande ser absurdo."
- Jean-Paul Sartre; A náusea
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Cólera (sentimento).
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: cólera