Thomas Hobbes: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
AnankeBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: hu:Thomas Hobbes
m Bot: Adicionando: lt:Tomas Hobsas
Linha 57: Linha 57:
[[ka:ტომას ჰობზი]]
[[ka:ტომას ჰობზი]]
[[ku:Thomas Hobbes]]
[[ku:Thomas Hobbes]]
[[lt:Tomas Hobsas]]
[[hu:Thomas Hobbes]]
[[hu:Thomas Hobbes]]
[[pl:Thomas Hobbes]]
[[pl:Thomas Hobbes]]

Revisão das 11h01min de 25 de novembro de 2009

Thomas Hobbes
Thomas Hobbes
Thomas Hobbes
Thomas Hobbes em outros projetos:

Thomas Hobbes (5 de abril de 1588 - 4 de dezembro de 1679), filósofo inglês, famoso por seu livro Leviatã (1651).



  • "O medo do poder invisível, fingido pela mente, ou imaginado a partir de contos publicamente permitidos, é religião, se não permitidos, é superstição. E quando o poder é verdadeiramente imaginado, como nós imaginamos, é a verdadeira religião."
- Fear of power invisible, feigned by the mind, or imagined from tales publicly allowed, religion; not allowed, superstition. And when the power imagined is truly such as we imagine, true religion.
- "Leviathan", primeira parte; Por Thomas Hobbes; veja (wikisource)
  • "Dinheiro é poder".
- Citado por Adam Smith em seu livro Riqueza das Nações

Atribuidas

Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.
  • "Quando os HOMENS vivem sem uma AUTORIDADE para impor RESPEITO, a VIDA se transforma numa GUERRA de todos contra todos! Não há lugar nem para o TRABALHO, pois, seus frutos são incertos. E o que é pior: haverá sempre o MEDO e o GRANDE RISCO da morte violenta. A VIDA do HOMEM se torna pobre, triste, sem esperanças, BRUTA, e curta!" [carece de fontes?]

Atribuições disputadas

- na obra "Memórias de um gerubal", página 91, Roberto de Mello e Souza afirma que citação é de Plauto (século III-II a.C.), na quarta cena do segundo ato da comédia "Asinaria"; citação que Hobbes utilizou na obra "Sobre o cidadão"
- "Memórias de um gerubal: a história (vivida) da administração de pessoal no Brasil de 1945 ao século XXI : formação de um executivo"; Por Roberto de Mello e Souza; Publicado por Senac, 2004; ISBN 8587864416, 9788587864413

Veja também