Indivíduo: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m fonte
m fonte
Linha 10: Linha 10:


* "O espírito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E, quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação."
* "O espírito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E, quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação."
::- ''The spirit of self-help is the root of all genuine growth in the individual; and, exhibited in the lives of many, it constitutes the true source of national vigour and strength.
:- ''[[Samuel Smiles]]''
:::- ''Self-help: with illustrations of character, conduct, and perseverance‎ - [http://books.google.com.br/books?id=_eUUAAAAQAAJ&pg=PA1 Página 1], de [[Samuel Smiles]] - John Murray, 1866 - 415 páginas


* "Enquanto um indivíduo reconhecer os pontos fortes e fracos de sua teoria, de sua arte, de sua religião, sua força ainda é escassa".
* "Enquanto um indivíduo reconhecer os pontos fortes e fracos de sua teoria, de sua arte, de sua religião, sua força ainda é escassa".

Revisão das 19h14min de 16 de novembro de 2009

Indivíduo habitualmente descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a "uma pessoa".



  • "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela".
- Émile Durkheim; Fonte: Revista Nova Escola, 166, out03
  • "O trabalho que não pode separar a idéia é um trabalho contra a natureza. A idéia não existe, o que existe é o indivíduo."
- Émile-Auguste Chartier
  • "O espírito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E, quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação."
- The spirit of self-help is the root of all genuine growth in the individual; and, exhibited in the lives of many, it constitutes the true source of national vigour and strength.
- Self-help: with illustrations of character, conduct, and perseverance‎ - Página 1, de Samuel Smiles - John Murray, 1866 - 415 páginas
  • "Enquanto um indivíduo reconhecer os pontos fortes e fracos de sua teoria, de sua arte, de sua religião, sua força ainda é escassa".
- Friedrich Nietzsche
  • "O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo subordiná-lo, subjugá-lo".
- Max Stirner
  • "Entre os indivíduos, assim como entre nações, o respeito pelo direito alheio é a paz."
- Benito Juárez
  • "Embora eu possa gostar muito de indivíduos específicos, a humanidade em geral me enche de desprezo e desespero."
- Robert Crumb, cartunista americano, em sua autobiografia póstuma
  • "A psicologia do indivíduo corresponde à psicologia das nações. As nações fazem exatamente o que cada um faz individualmente; e do modo como o indivíduo age a nação também agirá. Somente com a transformação da atitude do indivíduo é que começara a transformar-se a psicologia da nação. Até hoje, os grandes problemas da humanidade nunca foram resolvidos por decretos coletivos, mas somente pela renovação da atitude do indivíduo."
- Carl Gustav Jung; Psicologia do Inconsciente, prefácio à primeira edição.
  • "O divórcio é uma chance que se dá ao indivíduo para errar outra vez".
- Leon Eliachar, in: "O homen ao quadrado" - Página 223; de Leon Eliachar - Publicado por Livraria Francisco Alves, 1963 - 265 páginas
  • "A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro"
- Burrhus Frederic Skinner
  • "Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar."
- Immanuel Kant
  • "A liberdade de um indivíduo na sociedade não deve estar subordinada a qualquer poder legislativo que não aquele estabelecido pelo consentimento na comunidade nem sob o domínio de qualquer vontade ou restrição de qualquer lei, a não ser aquele promulgado por tal legislativo conforme o crédito que lhe foi confiado".
- John Locke; Da escravidão, Cap. IV
  • "A minha arte ensina cada indivíduo a aceitar seu fardo com submissão e humildade".
- Luigi Pirandello
  • "A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias".
- Remember also that the smallest minority on earth is the individual. Those who deny individual rights, cannot claim to be defenders of minorities
- America's persecuted minority: big business‎ - Página 15, de Ayn Rand - Publicado por Nathaniel Branden Institute, 1962 - 16 páginas
  • "O lucro é o prêmio dos que se afastam com sucesso dos tipos normais de procedimento; o prejuízo é a punição dos que, por preguiça, aderem a métodos obsoletos. O indivíduo é livre para mostrar o que pode fazer de modo melhor do que os outros".
- Ludwig von Mises
  • "Qualquer um enquanto indivíduo é toleravelmente sensível e razoável - como membro de uma multidão, torna-se de imediato um bruto."
- Friedrich de Schiller
  • "As coisas mais mesquinhas enchem de orgulho os indivíduos baixos."
- William Shakespeare
  • "Um indivíduo pode sorrir, sorrir, e ser um vilão."
- William Shakespeare
  • "A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz."
- Sigmund Freud
  • "O indivíduo que não descobre a Luz para a sua própria luz conserva-se na região da sombra, à margem da realidade, que é muito mais do que considera como o efetivamente concreto."
- José de Paiva Netto
  • "O trabalho que não pode separar a idéia é um trabalho contra a natureza. A idéia não existe, o que existe é o indivíduo."
- Émile-Auguste Chartier
  • "A única coisa de que tenho certeza é da singularidade do indivíduo."
- Albert Einstein
  • "Qualquer indivíduo é mais importante do que a Via Láctea."
- Nelson Rodrigues
  • "Se o indivíduo trabalha apenas para si mesmo, poderá vir a ser um famoso erudito, um grande sábio, um poeta renomado, mas jamais alguém genuinamente grande e completo. A História chama essas pessoas de os maiores... aqueles que se enobrecem trabalhando para o propósito universal. A experiência exalta como o mais feliz aquele que fez mais pessoas felizes."
- Karl Marx
  • "A história é tão leve quanto a vida do indivíduo, insustentavelmente leve, leve como uma pluma, como uma poeira que voa como uma coisa que vai desaparecer amanhã"
- Milan Kundera; A Insustentável Leveza do Ser
  • "Do indivíduo temos que partir, ainda que seja para o abandonar".
- Fernando Pessoa
  • "Advogado, afeito a não ver na minha banca o balcão do mercenário, considero-me obrigado a honrar a minha profissão como um órgão subsidiário da justiça, como um instrumento espontâneo das grandes reivindicações do direito, quando os atentados contra ele ferirem diretamente, através do indivíduo, os interesses gerais da coletividade."
- Ruy Barbosa
  • "Cada pensamento que sejamos capazes de criar deverá ter um conteúdo e haverá de concorrer para os altos fins da superação individual."
- Carlos Bernardo González Pecotche
  • "Quanto mais gosto da humanidade em geral, menos aprecio as pessoas em particular, como indivíduos."
- Fiódor Dostoiévski
  • "A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".
- Friedrich Nietzsche
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Indivíduo.