Realidade: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m fonte
m fonte
Linha 25: Linha 25:


* "Quando a [[realidade]] visível parece mais bela do que a imaginada é porque a admiram olhos apaixonados."
* "Quando a [[realidade]] visível parece mais bela do que a imaginada é porque a admiram olhos apaixonados."
::- ''cuando la realidad visible parece más bella que la imaginada es porque la miran ojos enamorados''
:- ''[[Luis Cernuda]]''
:::- ''Ocnos‎ - Página 65, de [[Luis Cernuda]], Jaime Gil de Biedma - Publicado por Taurus, 1977, ISBN 8430640983, 9788430640980 - 151 páginas''


* "Sinto-me o homem mais infeliz e desventurado deste mundo. (...) Creio que nunca voltarei a estar bem, e tudo o que faço para tentar melhorar minha situação, na [[realidade]], a torna pior".
* "Sinto-me o homem mais infeliz e desventurado deste mundo. (...) Creio que nunca voltarei a estar bem, e tudo o que faço para tentar melhorar minha situação, na [[realidade]], a torna pior".

Revisão das 21h51min de 21 de março de 2009

Realidade (do latim 'realitas', isto é, "coisa") significa em uso comum «tudo o que existe». Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise.



- Roberto Marinho
  • "O artista vê o que deixou de existir e o que na realidade ainda não existiu."
- Ilya Ehrenburg
  • "Mais difícil é quebrar a dificuldade de mostrar a realidade ao povo: tirando-o da alucinação em que vive, cercado por informações que não refletem a realidade. E, para consolidar a democracia, a maior dificuldade está em aproximar eleitores e eleitos, separados pela brecha entre a realidade e as informações produzidas pela mídia.
- Cristovam Buarque, Prefácio do livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia"
- all politics are limited and none of them is really based on the truth.
- Leo Strauss citado por William Kristol, em entrevista para o livro “Gang of Five” de Nina J., Easton
- Gang of Five: Leaders at the Center of the Conservative Crusade‎ - Página 183, de Nina Easton - Publicado por Simon & Schuster, 2000, ISBN 0684838990, 9780684838991 - 463 páginas
  • "Na realidade, basta um drinque para me deixar mal. Mas nunca sei se é o 13º ou o 14º".
- Actually, it only takes one drink to get me loaded. Trouble is, I can't remember if it's the thirteenth or fourteenth.
- George Burns citado em How to Write Comedy - página 39, Por Brad Ashton, Publicado por H. Hamilton, 1983, ISBN 0241110920, 9780241110928, 163 páginas
  • "Você pode criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso da Terra, mas são necessárias pessoas para transformar esse sonho em realidade."
- Walt Disney
  • "Quando a realidade visível parece mais bela do que a imaginada é porque a admiram olhos apaixonados."
- cuando la realidad visible parece más bella que la imaginada es porque la miran ojos enamorados
- Ocnos‎ - Página 65, de Luis Cernuda, Jaime Gil de Biedma - Publicado por Taurus, 1977, ISBN 8430640983, 9788430640980 - 151 páginas
  • "Sinto-me o homem mais infeliz e desventurado deste mundo. (...) Creio que nunca voltarei a estar bem, e tudo o que faço para tentar melhorar minha situação, na realidade, a torna pior".
- Franz Schubert; Escritos endereçados a um amigo, em 1824; Fonte: 6º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
  • "Falsos e hipócritas são aqueles que tudo fazem com palavras, mas na realidade nada fazem."
- Demócrito
  • "O sucesso é o inssucesso de alguém. Sucesso é Sonho Americano que nós podemos mantê-lo porque a maior parte das pessoas em muitos lugares, incluindo 30 milhões de estadunidenses, vive numa terrível realidade de miséria."
- Ursula K. Le Guin
  • "Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a idéia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto."
- Érico Veríssimo
  • "É terrível dizer, mas, no fundo, o amante não está querendo saber "quem é" em realidade seu parceiro. Estouvado em seu egoísmo, ele se contenta de saber que o outro lhe faz um bem incompreensível... Os amantes permanecem um para o outro, em última análise, um mistério."
- Lou Andreas-Salomé
  • "Nunca presto atenção as coisas, não sei para que diabo quero olhos. Trancado num quarto, sapecando as pestanas em cima de um livro, como sou vaidoso, como sou besta! Idiota. Podia estar ali a distrair-me com a fita. Depois, finda a projeção, instruir-me vedos as caras. Sou uma besta. Quando a realidade me entra pelos olhos, o meu pequeno mundo desaba."
- Graciliano Ramos
- Victor Hugo; Fonte: "Os Miseráveis" - Uma tempestade sob um crânio
  • "(...) Como beber dessa bebida amarga / Tragar a dor, engolir a labuta / Mesmo calada a boca, resta o peito / Silêncio na cidade não se escuta / De que me vale ser filho da santa / Melhor seria ser filho da outra / Outra realidade menos morta / Tanta mentira, tanta força bruta(...)"
- Chico Buarque
  • "A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática"
- Allan Kardec; O Céu e o Inferno, Primeira Parte, cap. 2
  • "O bem é aquilo que dá maior realidade aos seres e às coisas; o mal é aquilo que disso os priva".
- Simone Weil
  • "Sou um amante fanático da liberdade, considerando-a como o único espaço onde podem crescer e desenvolver-se a inteligência, a dignidade e a felicidade dos homens; não esta liberdade formal, outorgada e regulamentada pelo Estado, mentira eterna que, em realidade, representa apenas o privilégio de alguns, apoiada na escravidão de todos; (...) só aceito uma única liberdade que possa ser realmente digna desse nome, a liberdade que consiste no pleno desenvolvimento de todas as potencialidades materiais, intelectuais e morais que se encontrem em estado latente em cada um (...)"
- Mikhail Bakunin
  • "Zele por este momento. Mergulhe em suas particularidades. Seja sensível a que você é, ao seu desafio, à sua realidade. Livre-se dos subterfúgios. Pare de criar problemas desnecessários para si mesmo. Este é o tempo de realmente viver; de se entregar por completo à situação em que você está agora."
- Epiteto
  • "O homem vive preocupado em viver muito e não em viver bem, quando na realidade não depende dele o viver muito, mas sim o viver bem."
- Sêneca
  • "O corpo já não é mais visto como uma realidade propriamente pessoal, um sinal, um lugar de relacionamento com os outros, com Deus e com o mundo. Foi reduzido ao puro materialismo: é apenas um complexo de órgãos, funções e energias a serem usadas unicamente de acordo com os critérios do prazer e da eficiência."
- Papa João Paulo II; Encíclica O Evangelho da Vida - Evangelium Vitae, 25.03.1995
  • "A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza, em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação".
- Leonardo da Vinci
  • "Cada dia há mais gente assistindo televisão para escapar à realidade. E eu, que desejo apenas escapar da televisão?"
- Millôr Fernandes
  • "Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça".
- Oscar Wilde
  • "E uma vez que o romancista nos pôs nesse estado, no qual, como em todos os estados puramente interiores, cada emoção é duplicada, e em que seu livro vai nos agitar como um sonho, mas um sonho mais claro do que aqueles que sonhamos a dormir e cuja lembrança vai durar mais tempo, eis que então ele desencadeia em nós, durante uma hora, todas as venturas e todas as desgraças possíveis, algumas das quais levaríamos anos para conhecer na vida, e outras, as mais intensas dentre elas, jamais nos seriam reveladas, pois a lentidão com que se processam nos impede de as perceber (assim muda nosso coração, na vida, e esta é a mais amarga das dores; mas é uma dor que só conhecemos pela leitura, pela imaginação; porque na realidade o coração se nos transforma do mesmo modo por que se produzem certos fenômenos da natureza, isto é, com tamanho vagar que, embora possamos ver cada um de seus diferentes estados sucessivos, por outro lado escapa-nos a própria sensação da mudança)".
- Marcel Proust
  • "Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade".
- Raul Seixas
  • "Uma obra de arte só é superior se for, ao mesmo tempo, um símbolo e a expressão exata de uma realidade".
- Guy de Maupassant
  • "Suponho que a grande explosão de energia ocorrida há três ou quatro anos tenha sido difícil de se manter e, para os sensitivos, difícil de suportar. Acho que eles não ficaram satisfeitos com tudo que fosse "o máximo". Quando a realidade parou de preencher com seu fluxo seus mundos interiores, talvez eles tenham entrado em depressão. Mas... quero deixar bem claro que essa não é a minha visão ou teoria sobre o motivo de suas mortes. Poderia ter sido acidente, suicídio, ou, mais precisamente falando, assassinato. Existem várias formas de morrer... realmente não sei."
- Jim Morrison, após a morte de Janis Joplin
  • " As pessoas dizem a mim, 'parece ter tomado esta decisão ciente para fazer filmes independentes. Em realidade, eu não tenho. Depois de cada filme, eu sempre penso, como diferente eu talvez posso ser? ... Isto me desafiará, é este ir inspirar-me, e é este ir fazer-me amar meu trabalho mais que eu já faço?"
- Kate Winslet
  • "O mundo da realidade tem seus limites. O mundo da imaginação não tem fronteiras."
- Jean-Jacques Rousseau
  • "Adaptar-me-ia dificilmente a um mundo sem livros, mas a realidade não está ali porque eles não a contêm toda inteira".
- Marguerite Yourcenar
  • "Tinha o aspecto das naturezas cálidas, e podia-se dizer, que, na realidade, resumia todo o amor. Resumia-o sobretudo naquela ocasião, em que exprimia mudamente tudo quanto pode dizer a pupila humana".
- Machado de Assis
  • "Às vezes, a gente pondera, quer dizer, pondera mesmo. Eu sei que fazemos nossa própria realidade, e que sempre temos uma escolha, mas quanto disso é predeterminado? Será que existe sempre uma bifurcação na estrada, com dois caminhos igualmente predeterminados? Poderia haver centenas de caminhos em que se pudesse escolher esta ou aquela direção; existe a escolha, às vezes é muito estranho..."
- John Lennon
  • "Se houve holocausto do povo judeu há apenas 60 anos, hoje trata-se de impedir o holocausto de dezenas de povos ameaçados de serem atacados e, inclusive, exterminados, já que, segundo se anuncia, todas as armas podem ser utilizadas para atacar, preventivamente e de surpresa, em qualquer obscuro rincão do planeta. O denominado mundo ocidental e cristão deveria tomar consciência dessa realidade, antes que seja demasiado tarde, como parece que está ocorrendo, diante do gigantesco holocausto provocado pela pobreza, pela fome, o subdesenvolvimento, a falta de educação e de saúde, a globalização neoliberal e a atual ordem econômica e social imposta à humanidade, que, a cada ano, matam a dezenas de milhões de pessoas, nos países do Terceiro Mundo".
- Fidel Castro
  • "A realidade é chata, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife".
- Woody Allen
  • "A vida é para nós o que concebemos dela. Para o rústico cujo campo lhe é tudo, esse campo é um império. Para o César cujo império lhe ainda é pouco, esse império é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas vêem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida."
- Fernando Pessoa
  • "Já namorei com Marky Mark, e ele esteve em um filme chamado Boogey Nights sobre a indústria pornô, e o filme não tem nada a ver com a realidade. Outros namorados foram Corey Feldman, o Lemmy do Motorhead, o baixista do Scorpions. Não gosto mais de rock stars porque não dão nenhum valor a suas mulheres. Meus namorados pessoais geralmente não aguentam muito tempo comigo, mas ai vou a praia e cinco minutos depois, novo namorado!"
- Jasmin St. Claire; entrevista concedida em São Paulo
  • "Mediante os recursos da ciência, as pessoas procuram apoderar-se do mundo, mas, em realidade, é o mundo quem acaba apoderando-se delas".
- Rudolf Karl Bultmann
  • " Eu li gibis e me tornei o herói dos gibis, eu assisti filmes e me tornei o herói nos filmes. Assim, cada sonho que eu sonhei se tornou realidade centenas de vezes.Esses senhores aqui, são o tipo de pessoas que se importam. Eles são dedicados. Eles devem estar construindo o reino dos céus, aqui mesmo. Não é tão difícil de acreditar nisso. Eu gostaria de dizer que eu aprendi, muito cedo na vida, que sem uma música o dia nunca terminaria, sem uma música, o homem não tem amigos, sem uma música, a estrada nunca teria uma curva, sem uma música, então eu continuarei cantando a música."
- Elvis Presley; Recebendo o prêmio de 'Ten Outstanding Young Men of America' no dia 16 janeiro de 1971.
  • "É enorme a brecha entre os objetivos idealizados na legislação de 1964 e as realidades de hoje. Concebido como um anjo Gabriel, o Bacen (Banco Central) virou um Frankenstein. Por isso, quando me perguntam se sou ou não a favor da 'independência' do Bacen, minha resposta é de tipo existencial: será que o monstro deve existir?"
- Roberto Campos
  • "Tudo evoluiu; não há realidades eternas: tal como não há verdades absolutas".
- Friedrich Nietzsche
  • "A posse ad esse non valet consequentia"
- Tradução: "Da possibilidade de algo não podemos aferir que se torne realidade"
- Provérbios latinos


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Realidade.