Wikiquote:Esplanada: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EuTuga (discussão | contribs)
Raafael (discussão | contribs)
→‎Votações: nova secção
Linha 155: Linha 155:
: ''Please translate this message into your language.'' [[Usuário:Cbrown1023|Cbrown1023]] 18h05min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)
: ''Please translate this message into your language.'' [[Usuário:Cbrown1023|Cbrown1023]] 18h05min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)
:: [[Imagem:Yes check.svg|15px]] Translated [[Image:Emoticon smile.png|20px]]. Best. --[[Usuário:Feen|ƒeen]] <sup><b>[</b> [[Usuário Discussão:Feen|discussão]] <b>]</b></sup> 20h42min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)
:: [[Imagem:Yes check.svg|15px]] Translated [[Image:Emoticon smile.png|20px]]. Best. --[[Usuário:Feen|ƒeen]] <sup><b>[</b> [[Usuário Discussão:Feen|discussão]] <b>]</b></sup> 20h42min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)

== Votações ==

Cara gente,

Sou novo aqui no quote, mas já edito faz um bom tempo da Wikipédia. Eu gosto de, na Wikiquote, me envolver em políticas, recomendações e coisa e tal. Então, criei esta página ([[Wikiquote:Votações]]) (tem pouco conteúdo e é só um ensaio propositalmente, pois nenhuma decisão foi tomada para a criação da página). Bem, eu gostaria de saber se já existem regras explícitas de "direito ao voto", "eliminação rápida e/ou por votação", "desnomeação de estatutos", entre outros. Se não houver, estou pensando que podeira ser criada uma votação a respeito com inúmeros tópicos relacionados à isso. Espero que compreendam, cordialmente, [[Usuário:Raafael|Rafa@el]] 01h31min de 3 de março de 2009 (UTC)

Revisão das 01h31min de 3 de março de 2009


Bem-vindos à Esplanada. Agora, é só puxar uma cadeira, pedir um cafezinho e pôr-se à vontade.

  • Esta página serve para todo o género de conversas e perguntas sobre o Wikiquote e os projectos irmãos.
  • Clicar aqui para abrir um novo tema de conversa na Esplanada.
  • Por favor, depois de editar, pedimos a colocação de um comentário no resumo (algo como em que tema desta página foi a opinião ou comentário) para que se possa ver na página de mudanças recentes. Obrigado.
  • Use também quatro tis (~~~~) para assinar o seu comentário.


Quer acompanhar notícias dos projetos wikimédia? Assine wikizine. Wikimedia News Read Subscribe

Arquivo
Arquivo 1
Arquivo 2
Arquivo 3
Arquivo 4

Organização

Olá, gostaria da opinião de outras pessoas acerca da organização das páginas. Atualmente as citações são colocadas de qualquer forma, em geral pela ordem de chegada, gostaria de sugerir que arranjássemos algum critério para organizá-las.

Poderia ser: cronológico — com as mais antigas no topo e as mais recentes embaixo —, alfabético, por ordem alfabética ou de nascimento dos autores — no caso das citações temáticas —, ou outro qualquer. Que acham? Trabalho inútil para o que já temos por aqui? - Jorge Morais 19h08min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Concordo. Nos verbetes que edito tento fazer isso - mais antigas no topo e as mais recentes em baixo - mas de facto creio que não há uma recomendação oficial sobre isso. EuTugamsg 12h17min de 29 de Agosto de 2008 (UTC)

Projeto:Referenciar

Sei que somos menos de meia dúzia, mas como esse é um dos principais problemas do Wikiquote atualmente, gostaria de saber se haveria alguém interessado em unir esforços e criar um projeto para buscarmos referências para as páginas daqui.

Basicamente procuraríamos reunir referências, em livros e páginas externas, por exemplo, e colocá-las nas páginas, além de adicionar citações referenciadas. Também poderíamos nos concentrar em melhorar uma página por vez durante algum período. Alguém interessado? - Jorge Morais 19h08min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

o Usuário:EuTuga chegou a sugerir criação uma predefinição para indicar a carência de fontes (como esta da wikiquote.it: it:Template:Da controllare).
Acho que a idéia é válida.
--Chico 14h21min de 21 de Agosto de 2008 (UTC)
Concordo com a criação das predefinições referidas pelo Chico e da sua inclusão nas páginas de modelos, para que comecem gradualmente a ser colocadas. Mas no estado actual do quote não creio que haja usuários activos suficientes (contra mim falo, estou longe de ser activo por aqui) para lançar este projecto de forma global a todos os verbetes já existentes. Como fazer então? Bom, tenho duas sugestões:
  1. Em linha com que o Jorge falou em cima, criar um projecto que se dedicasse a rever verbetes, procurando fontes para as citações já existentes. Quais? Bom, acho que há que começar pelos maiores e seguir por aí abaixo, pois esses são os verbetes que acabam por passar pela página principal e são a "cara" do projecto.
  2. Olhando para as mudanças recentes, quantos verbetes distintos são criados/editados por dia? 10? 20? Uma maneira de introduzir gradualmente as predefinições de carência de fontes seria combinar entre quem participa activamente que todos os artigos criados/editados em cada dia são revistos e recebem as marcações (se necessário). No estado actual do quote acho que isso é possível.
Para já vou ver se crio as predefinições de carência de fontes. Estava a pensar em criar duas, uma para secções [1] e outra para citações específicas [2]. Mas vou tentar pensar em algo mais suave do que as da w:pt, que considero meio "pesadas". EuTugamsg 12h45min de 29 de Agosto de 2008 (UTC)
Criei a {{carece de fontes}} e {{carece de fontes2}}, assim como diversas predefinições e categorias auxiliares. Falta ainda a {{sem fontes}}, para a qual ainda estou a pensar no melhor modelo e texto a adoptar. EuTugamsg 14h42min de 4 de Setembro de 2008 (UTC)

Aos poucos irei implementar as novas templates. --Chico 21h04min de 4 de Setembro de 2008 (UTC)

Pronto, terminei. Passam então a haver 3 predefinições:
  • {{Carece de fontes}} - para evidenciar uma citação ou frase que carece de fontes;
  • {{Carece de fontes2}} - para evidenciar um parágrafo ou bloco de texto que carece de fontes;
  • {{Sem fontes}} - para evidenciar uma secção ou artigo que carece de fontes.
Parece-vos bem? EuTugamsg 12h06min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)

Hi. we use also it:template:senza fonte, to be left in user talks too (we want to make people aware of the importance of sources). Currently, we revert adds of unsourced quotations and we remove unsourced quotations from thematic articles (where we don't put source information). Some active user looks for sources of unsourced quotations, and thanks to these warnings in the articles many newbies and anonymous users add sources to unsourced quotations added in the past. Hi, Nemo bis 20h03min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)

WikiBrasil

WikiBrasil - Mutirão de Conhecimentos Livres

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, estará no Brasil e participará de discussão sobre produções colaborativas de conhecimentos livres.


Os desafios e oportunidades para produções colaborativas de conhecimentos livres no Brasil é tema de debate no Centro Cultural São Paulo, às 19h30 do dia 10 de novembro de 2008 (segunda-feira). O evento, denominado WikiBrasil: Mutirão de Conhecimentos Livres, celebra também o início da atuação da Wikimedia do Brasil.

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, participará da discussão em formato não-linear com convidados. Já estão confirmadas as presenças de Ethevaldo Siqueira, Gilberto Dimenstein, Gilson Schwartz, Karen Worcman, Ladislau Dowbor, Lala Dezeinhelin, Reinaldo Pamponet, Renato Rovai, Sérgio Amadeu, entre outros.

A bilheteria do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000) distribuirá para o público senhas gratuitas uma hora antes do início do evento. A sala Adoniran Barbosa tem capacidade para 600 pessoas e será dada prioridade aos inscritos com antecedência no seguinte link.

Os interessados de outras localidades poderão acompanhar o evento e enviar perguntas pela Internet. Rodrigo Tetsuo Argenton 19h24min de 17 de Outubro de 2008 (UTC)

Wikimedia Brasil - Wikiquote - Wikis..Todas no Campus Party

Para quem pediu conseguimos.
Depois de um contato direto com o Sérgio Amadeu a Wikimedia Brasil conseguiu um espaço no Campus Party, alias vários, poderemos fazer várias oficinas lá dentro, para isso cada plataforma ( Wikipedia, Wikicommons...) tem que dar a sua contribuição, a discussão foi criada no meta, já que é um todas as Wikis participaram.Wikimedia_Brasil/projetos/Campus_Party Além disso, é provável que o Jimmy volte, com mais tempo e possamos fazer algo realmente grande, ele e pessoas desse mundo discutindo no Ibira sobre : "Geração de Educação de Forma Colaborativa e Livre", como que as plataformas Wikis ajudaram nesse processo? Como a Educação pode chegar ao público mais marginalizado... É uma idéia, vamos fazer esse evento um marco? Alguém topa? Ou só irão reclamar depois? Opinem Talk:Wikimedia Brasil/projetos/Campus Party Rodrigo.T.Argenton 02h10min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)

Wikimedia Commons e a sua relação com os demais projetos Wikimedia

Caros colegas,

Em Dezembro passado, fiz uma pequena consulta aos wikipedistas sobre os problemas que os usuários lusófonos encontram no Commons. A discussão encontra-se nesta secção da Esplanada da Wikipédia. Devido à boa participação nessa discussão, achei que seria muito útil alargá-la a mais projetos lusófonos. No entanto, para começar a centralizar questões e sugestões, achei melhor criar uma página no Commons, onde vocês poderão escrever (em Português, claro!) sobre as dificuldades que eventualmente sentem na utilização do Commons, questões sobre o projeto e sugestões de como melhor a utilização do Commons para os usuários lusófonos. Podem por isso utilizar o espaço em commons:User:PatríciaR/WikiProjeto Melhorar a relação Commons-projetos Wikimedia pt#Espaço para dúvidas, críticas e sugestões em geral para o efeito. A minha página de discussão está, como sempre, aberta às vossas questões. Existe ainda uma esplanada em Português no Commons e um programa de tutoria específico do Commons para lusófonos localizado na Wikipédia que pode ser estendido às demais comunidades se houver interesse nisso. Saudações, PatríciaR msg 23h43min de 23 de Janeiro de 2009 (UTC)

Como disse a Béria, boa briga pra vocês. Infelizmente, as coisas ora ou outra tornam-se um grande fórum de discussão. A proposta é boa, embora eu não encontre muitas dificuldades ao usar o commons. Abraço. --feen 03h30min de 24 de Janeiro de 2009 (UTC)
Olá, não entendi a parte da briga :), não há briga alguma. É só uma colecta de opiniões e sugestões, e foi uma discussão muito positiva na Wikipédia. Vim só dizer que wikimedianos lusófonos não se limitam aos wikipedistas, e que por isso achei bem em escutar as dúvidas de outras comunidades, se elas existirem. Obrigada e saudações, PatríciaR msg 11h44min de 24 de Janeiro de 2009 (UTC)

Template para carência de fontes

Template atual

Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.

Template proposta

Eu estava fazendo uns experimentos com uma nova predefinição de ausência de fontes (Aliás, um novo visual para a existente) dêem uma olhada e me digam o que acham.

Wikiquote Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências.
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.

Acho que seria legal mudar a cor de fundo, para não ficar igual ao de tradução... A atual se mistura um tanto com o resto da página, não? --ƒeen [ discussãocontribuições ] 16h13min de 9 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Template alternativa

Wikiquote Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências.
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.

Mais simples, hm? Que tal? --ƒeen [ discussão ] 19h50min de 12 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Comentários

  1. Opino pela manutenção da template atual, por ter um desing mais limpo, transparente. --Chico 20h14min de 8 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]
A template alternativa parece melhor. Acho viável. --Chico 13h41min de 13 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]
  1. Eu também prefiro a actual. Como designer da template actual sou suspeito para opinar, obviamente, mas a ideia era precisamente criar algo simples que cumprisse a missão de sinalizar o problema sem ser demasiado agressiva visualmente. (ao contrário do que se passa na Wikipédia lusófona, por exemplo, em que um artigo com duas ou três templates de manutenção começa a parecer uma árvore de Natal...) EuTugamsg 15h10min de 9 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]
Em princípio, nada a opor. EuTugamsg 18h28min de 25 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]
  1. Gostei bastante da template alternativa, pois é mais visível e clara no artigo. Acho que ela poderia ser usada, sem problema nenhum. o comentário precedente não foi assinado por Léo Leidens (discussão • contrib.) ƒeen [ discussão ] 02h29min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Wikimania 2009

English: Wikimania 2009, this year's global event devoted to Wikimedia projects around the globe, is accepting submissions for presentations, workshops, panels, posters, open space discussions, and artistic works related to the Wikimedia projects or free content topics in general. The conference will be held from August 26-28 in Buenos Aires, Argentina. For more information, check the official Call for Participation. Cbrown1023 18h05min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]
português: Wikimania 2009: o evento dedicado aos projetos Wikimedia do mundo está aceitando inscrições de apresentações, workshops, painéis, posters, espaço de discussões abertas e trabalhos artísticos relacionados aos projetos Wikimedia ou tópicos de conteúdo livre em geral. A conferência acontecerá de 26 a 28 de agosto em Buenos Aires, Argentina. Para mais infomrações, olhe o Chamado de Participação.

Please translate this message into your language. Cbrown1023 18h05min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]
Translated . Best. --ƒeen [ discussão ] 20h42min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Votações

Cara gente,

Sou novo aqui no quote, mas já edito faz um bom tempo da Wikipédia. Eu gosto de, na Wikiquote, me envolver em políticas, recomendações e coisa e tal. Então, criei esta página (Wikiquote:Votações) (tem pouco conteúdo e é só um ensaio propositalmente, pois nenhuma decisão foi tomada para a criação da página). Bem, eu gostaria de saber se já existem regras explícitas de "direito ao voto", "eliminação rápida e/ou por votação", "desnomeação de estatutos", entre outros. Se não houver, estou pensando que podeira ser criada uma votação a respeito com inúmeros tópicos relacionados à isso. Espero que compreendam, cordialmente, Rafa@el 01h31min de 3 de março de 2009 (UTC)[responder]