Friedrich Nietzsche: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Javuh (discussão | contribs)
Transferência para o artigo principal
Javuh (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 18: Linha 18:
=== Genealogia da Moral ===
=== Genealogia da Moral ===


*"Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmo somos desconhecidos" ''(Prólogo - § 01)''
*"Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmo somos desconhecidos."
:- ''Prólogo - § 01''


*"Perguntemo-nos quem é propriamente 'mau', no sentido da moral do ressentimento. A resposta, com todo o rigor: precisamente o "bom" da outra moral." ''(Primeira dissertação - § 11)''
*"Perguntemo-nos quem é propriamente 'mau', no sentido da moral do ressentimento. A resposta, com todo o rigor: precisamente o "bom" da outra moral."
:- ''Primeira dissertação - § 11''


*"A visão do homem agora cansa - o que é hoje o niilismo, se não isto?... Estamos cansados do homem..." ''(Primeira dissertação - § 12)''
*"A visão do homem agora cansa - o que é hoje o niilismo, se não isto?... Estamos cansados do homem..."
:- ''Primeira dissertação - § 12''


*"Esquecer não é uma simples ''vis inertiae'' [força inercial], como crêem os superficiais, mas uma força inibidora ativa, positiva. ''(Segunda dissertação - § 01)''
*"Esquecer não é uma simples ''vis inertiae'' [força inercial], como crêem os superficiais, mas uma força inibidora ativa, positiva."
:- ''Segunda dissertação - § 01''


*"Não poderia haver felicidade, jovialidade, esperança, orgulho, presente, sem o esquecimento". ''(Segunda dissertação - § 01)''
*"Não poderia haver felicidade, jovialidade, esperança, orgulho, presente, sem o esquecimento."
:- ''Segunda dissertação - § 01''


*"Com ajuda da moralidade do costume e da camisa-de-força social, o homem foi realmente tornado confiável". ''(Segunda dissertação - § 02)''
*"Com ajuda da moralidade do costume e da camisa-de-força social, o homem foi realmente tornado confiável."
:- ''Segunda dissertação - § 02''


*"Quanto sangue e quanto horror há no fundo de todas as 'coisas boas'". ''(Segunda dissertação - § 03)''
*"Quanto sangue e quanto horror há no fundo de todas as 'coisas boas'."
:- ''Segunda dissertação - § 03''


* "Os doentes são o maior perigo para os sãos; não é dos mais fortes que vem o infortúnio dos fortes, e sim dos mais fracos." ''(Terceira Dissertação - § 14)
* "Os doentes são o maior perigo para os sãos; não é dos mais fortes que vem o infortúnio dos fortes, e sim dos mais fracos."
:- ''Terceira Dissertação - § 14


* "A ruína da interpretação moral do mundo, que não tem mais nenhuma aceitação hoje em dia, a mesma que depois tentou refugiar-se no além, termina em niilismo... A impossibilidade de uma única interpretação do mundo — algo a que se dedicou uma força descomunal — leva à desconfiança de que todas as interpretações do mundo são falsas. Tudo perde o sentido... Estamos cansados porque perdemos a nossa motivação principal. Foi em vão até agora..."
* "A ruína da interpretação moral do mundo, que não tem mais nenhuma aceitação hoje em dia, a mesma que depois tentou refugiar-se no além, termina em niilismo... A impossibilidade de uma única interpretação do mundo — algo a que se dedicou uma força descomunal — leva à desconfiança de que todas as interpretações do mundo são falsas. Tudo perde o sentido... Estamos cansados porque perdemos a nossa motivação principal. Foi em vão até agora..."

* "A moral do povo discrimina entre a força e as expressões da força, como se por trás do forte houvesse um substrato indiferente que fosse livre para expressar ou não a força. Mas não existe “um tal” substrato; não existe "ser" por trás do fazer, do atuar, do devir; o "agente" é uma ficção acrescentada à ação - a ação é tudo.
:- ''Primeira Dissertação, parágrafo 13


=== O Crepúsculo dos Ídolos ===
=== O Crepúsculo dos Ídolos ===
Linha 141: Linha 152:
:- ''Dos Compassivos.
:- ''Dos Compassivos.


* "Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!
* "Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!"

* "Tudo vai, tudo volta; eternamente gira a roda do ser. Tudo morre, tudo refloresce, eternamente transcorre o ano do ser. Tudo se desfaz, tudo é refeito; eternamente constrói-se a mesma casa do ser. Tudo se separa, tudo volta a se encontrar; eternamente fiel a si mesmo permanece o anel do ser. Em cada instante começa o ser; em torno de todo o "aqui” rola a bola "acolá”. O meio está em toda parte. Curvo é o caminho da eternidade."
:- ''O convalescente, § 2.


=== Ecce Homo ===
=== Ecce Homo ===

Revisão das 15h01min de 7 de fevereiro de 2009

Friedrich Nietzsche
Friedrich Nietzsche
Friedrich Nietzsche
Friedrich Nietzsche em outros projetos:

Friedrich Wilhelm Nietzsche (15 de outubro de 1844 - 25 de agosto de 1900), foi um filósofo alemão.


Obras

Genealogia da Moral

  • "Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmo somos desconhecidos."
- Prólogo - § 01
  • "Perguntemo-nos quem é propriamente 'mau', no sentido da moral do ressentimento. A resposta, com todo o rigor: precisamente o "bom" da outra moral."
- Primeira dissertação - § 11
  • "A visão do homem agora cansa - o que é hoje o niilismo, se não isto?... Estamos cansados do homem..."
- Primeira dissertação - § 12
  • "Esquecer não é uma simples vis inertiae [força inercial], como crêem os superficiais, mas uma força inibidora ativa, positiva."
- Segunda dissertação - § 01
  • "Não poderia haver felicidade, jovialidade, esperança, orgulho, presente, sem o esquecimento."
- Segunda dissertação - § 01
  • "Com ajuda da moralidade do costume e da camisa-de-força social, o homem foi realmente tornado confiável."
- Segunda dissertação - § 02
  • "Quanto sangue e quanto horror há no fundo de todas as 'coisas boas'."
- Segunda dissertação - § 03
  • "Os doentes são o maior perigo para os sãos; não é dos mais fortes que vem o infortúnio dos fortes, e sim dos mais fracos."
- Terceira Dissertação - § 14
  • "A ruína da interpretação moral do mundo, que não tem mais nenhuma aceitação hoje em dia, a mesma que depois tentou refugiar-se no além, termina em niilismo... A impossibilidade de uma única interpretação do mundo — algo a que se dedicou uma força descomunal — leva à desconfiança de que todas as interpretações do mundo são falsas. Tudo perde o sentido... Estamos cansados porque perdemos a nossa motivação principal. Foi em vão até agora..."
  • "A moral do povo discrimina entre a força e as expressões da força, como se por trás do forte houvesse um substrato indiferente que fosse livre para expressar ou não a força. Mas não existe “um tal” substrato; não existe "ser" por trás do fazer, do atuar, do devir; o "agente" é uma ficção acrescentada à ação - a ação é tudo.
- Primeira Dissertação, parágrafo 13

O Crepúsculo dos Ídolos

  • "A moral não passa de uma interpretação - ou mais exactamente de uma falsa interpretação - de certos fenómenos".
  • "Há muitas coisas que quero, de uma vez por todas, não saber. A sensatez estabelece limites mesmo ao conhecimento".
  • "Na Escola Bélica da Vida — O que não me faz morrer me torna mais forte."
- Máximas e Sátiras, 8
  • "Sem música a vida seria um erro."
- Máximas e Sátiras, 33

Humano, demasiado humano

Ver artigo principal: Humano, demasiado humano.

Aurora

  • "Só cabe aos que me reprovam refletir um pouco e depois pedir desculpas a si mesmos. Não preciso de uma palavra para a minha defesa".
  • "Educação. A educação é um prosseguimento da geração e, com frequência, uma espécie de embelezamento posterior da mesma".
  • " Mestres e alunos. Faz parte da humanidade de um mestre advertir seus alunos com eles mesmo".
  • "Sobre a educação. Paulatinamente esclareceu-se, para mim, a mais comum deficiência de nosso tipo de formação e educação: ninguém aprende, ninguém aspira, ninguém ensina - a suportar a solidão".

O Anticristo

  • "O homem perde o poder quando é contagiado pelo sentimento de piedade."
  • "A humanidade aprendeu a chamar a piedade de virtude, quando em todo o sistema moral superior ela é considerada como uma fraqueza."
  • "O cristianismo tomou o partido de tudo o que é fraco, baixo, incapaz, e transformou em um ideal a oposição aos instintos de conservação da vida saudável; e até corrompeu a faculdade daquelas naturezas intelectualmente poderosas, ensinando que os valores superiores do intelecto não passam de pecados, desvios 'tentações'. O mais lamentável exemplo: a concepção de Pascal, que julgava estar a sua razão corrompida pelo pecado original; estava corrompida sim, mas apenas pelo seu cristianismo!."
  • "A piedade opõe-se completamente à lei da evolução, lei da seleção natural."
  • "Para suportar a minha seriedade e a minha paixão é preciso ser íntegro nas coisas de espírito até as últimas conseqüências; estar acostumado a viver nas montanhas, a ver abaixo de si o mesquinho Charlatanismo actual da política e do egoísmo dos povos; e, finalmente, ter-se tornado indiferente e jamais perguntar se a verdade é útil, se chegará a ser uma fatalidade... Necessária é também uma inclinação para enfrentar questões que hoje ninguém se atreve a elucidar; inclinação para o proibido; predestinação para o labirinto."
  • "A desigualdade dos direitos é a primeira condição para que haja direitos."
  • "(...) como eu poderia misturar−me àqueles aos quais se presta ouvidos atualmente? – Somente os dias vindouros me pertencem. Alguns homens nascem póstumos."

Além do Bem e do Mal

Ver artigo principal: Além do Bem e do Mal.

A Gaia Ciência

Ver artigo principal: A Gaia Ciência.

Assim falou Zaratustra

  • "O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo."
  • "É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante."
  • "Os aforismos devem ser cumeeiras, e aqueles a quem se fala devem ser homens altos e robustos."
  • "Há sempre o seu quê de loucura no amor; mas também há sempre o seu quê de razão na loucura."
  • "Algum veneno uma vez ou outra é coisa que proporciona agradáveis sonhos. E muito veneno no fim, para morrer agradavelmente."
  • "Há almas que nunca se descobrirão, a não ser que se principie por inventá-las."
  • "O nobre quer criar alguma coisa nobre e uma nova virtude. O bom deseja o velho e que o velho se conserve."
  • "Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas a vitória! Seja o vosso trabalho uma luta! Seja vossa paz uma vitória!"
  • "O Estado é onde todos bebem veneno, os bons e os maus; onde todos se perdem a si mesmo, os bons e os maus; onde o lento suicídio de todos se chama "a vida"."
  • "É preciso honrar no amigo o inimigo."
  • "És escravo? Então não podes ser amigo. És tirano? Então não podes ter amigos."
  • "Acaso vos aconselho o amor ao próximo? Antes vos aconselho a fuga do "próximo" e o amor ao remoto!"
  • "Tema o homem a mulher, quando a mulher odeia: porque, no fundo, o homem é simplesmente mau; mas a mulher é perversa."
  • "Não é melhor cair nas mãos de um assassino do que nos sonhos de uma mulher no cio?"
  • "Vede, pois, esse supérfluos! Roubam as obras dos inventores e os tesouros dos sábios. Cultura, eis o nome que dão a essa rapina e para eles tudo se transforma em doença e incômodo."
  • "Não notaste como costumavam calar quando te aproximava deles e que sua força os abandonava tal como a fumaça de um fogo que se extingue? Sim meu amigo, és a má consciência de teus próximos porque são indignos de ti. Por isso te odeiam e bem que gostariam de sugar teu sangue."
  • "Onde acaba o Estado começa o homem que não é supérfluo."
  • "Freqüentas as mulheres? Não te esqueças do açoite!"
  • "Mas mesmo o mais astuto compra sua mulher as cegas."
  • "Aquele era frio em suas relações e exigente em suas escolhas. Mas de um só golpe e para sempre estragou sua companhia. A isso chama seu casamento."
  • "Sim , gostaria que a terra entrasse em convulsões e começasse a tremer quando se acasalam um santo e uma pata."
  • "Os poetas, porém, são por demais mentirosos."
  • "O super-homem é o sentido da terra. Eu vos conjuro, irmãos meus, a que permaneçais fiéis ao sentido da terra e não presteis fé aos que falam de esperanças supraterrenas."
  • "A felicidade corre atrás de mim. Isso provém de que eu não corro atrás das mulheres. Mas a felicidade é mulher".
- no capítulo "Da bem-aventurança a contragosto".
- Ihr sollt den Frieden lieben als Mittel zu neuen Kriegen.
- Also sprach Zarathustra: Ein Buch für alle und keinen mit Peter Gasts Einführung und einem Nachwort - Página 49, de Friedrich Wilhelm Nietzsche - Publicado por A. Kröner, 1930 - 426 páginas
  • "Ai! Onde se fizeram mais loucuras na terra do que entre os que têm dó, e que haverá que mais dano fizesse na terra do que a loucura dos que têm dó? Pobres dos que amam sem estar acima da sua piedade!"
- Dos Compassivos.
  • "Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!"
  • "Tudo vai, tudo volta; eternamente gira a roda do ser. Tudo morre, tudo refloresce, eternamente transcorre o ano do ser. Tudo se desfaz, tudo é refeito; eternamente constrói-se a mesma casa do ser. Tudo se separa, tudo volta a se encontrar; eternamente fiel a si mesmo permanece o anel do ser. Em cada instante começa o ser; em torno de todo o "aqui” rola a bola "acolá”. O meio está em toda parte. Curvo é o caminho da eternidade."
- O convalescente, § 2.

Ecce Homo

  • "Entretanto, a desproporção entre a grandeza da minha alma e a PEQUENEZ dos meus contemporâneos se evidenciou no fato de que não fui ouvido, nem sequer compreendido."
- Prólogo
  • "Alguns nascem póstumos (...) Eu estaria em completa contradição comigo mesmo se já esperasse hoje encontrar ouvidos e 'mãos' prontos para 'minhas' verdades; que hoje não se ouça nada de mim, que hoje não se saiba tirar nada de mim, isto não é apenas compreensível, mas me parece até mesmo normal."
  • "A força da metáfora mais poderosa que já existiu até aqui não passa de miséria e bagatela ao lado deste retorno da língua à natureza da expressão figurada."
  • "Quando o Dr. Heinrich von Stein se queixou honestamente de não entender nenhuma palavra de meu 'Zaratustra', eu lhe disse que isso me parecia natural: ter entendido seis frases desse livro, isto é, tê-las 'vivido', eleva os mortais a um grau superior ao que homens 'modernos' poderiam alcançar."
  • "O homem do conhecimento não só deve poder amar seus inimigos, deve também poder odiar seus amigos."
  • "Paga-se mal a um mestre, quando se continua sempre a ser o aluno."
  • "Eu sou uma coisa: outra é a minha obra."
- Por que escrevo livros tão bons.
  • "Mesmo nos tempos de mais grave doença, nunca me tornei doentio."
- Por que sou tão sábio.
  • "É necessária uma explicação: não sou eu tão-somente um decadente; sou também o contrário de um decadente. Uma prova evidente disso, entre outras, é o fato de ter instintivamente discernido sempre os justos meios nas situações difíceis, enquanto quem é somente decadente procura constantemente os meios que lhe são perniciosos.
- Por que sou tão sábio.
  • "“Deus”, “imortalidade da alma”, “redenção”, “além”, todos esses são conceitos que nunca levei em conta; nunca com eles sacrifiquei meu tempo, nem mesmo em criança; talvez nunca fosse bastante ingênuo para fazê-lo? Para mim o ateísmo não é nem uma conseqüência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto. Sou bastante curioso, suficientemente incrédulo, demasiado insolente para contentarme com uma resposta tão grosseira. Deus é uma resposta rude, uma indelicadeza contra nós, pensadores; antes, dizendo-se a verdade, não é senão um tosco empecilho contra nós mesmos: não deveis cogitar dele!"
- Por que sou tão inteligente.
  • "A mulher, quanto mais mulher é, tanto mais se defende com as mãos e com os pés contra tudo o que for direito: o estado de natureza, a eterna guerra entre os sexos, lhe dá há muito o primeiro lugar."
- Por que escrevo livros tão bons, 5.
  • "Quem sabe não serei eu o primeiro psicólogo do eterno-feminino?! Amam-me todas, o que é uma velha história; menos as desgraçadas, as “emancipadas”, às quais falta a fibra para dar filhos ao mundo. Afortunadamente, não penso de modo algum deixar-me dilacerar; a mulher perfeita, quando ama, destrói. Conheço estas amáveis Ménades..."
- Por que escrevo livros tão bons, 5.
  • "(...) Foi precisamente nos anos da minha mais débil vitalidade que eu cessei de ser pessimista; a necessidade instintiva de restabelecer-me afastou-me da filosofia da miséria e do desânimo(...).
- Por que sou tão sábio. 2.
  • “Esta obra é, na essência, uma crítica à modernidade – não excluídas as ciências modernas, as artes modernas, e até a política moderna -, dando também indicações acerca de um tipo oposto, bem mais que moderno, um tipo nobre, afirmativo.”

Vontade de Potência

  • "É preciso que nunca avaliemos um artista pela medida de suas obras."
  • "'Verdade' é a vontade de tornar-se senhor da multiplicidade de sensações - seriar os fenômenos em categorias determinadas."
  • "O que significa niilismo? – que os valores mais altos se desvalorizam. Falta a finalidade; falta a resposta ao “por quê?”.

Atribuídas

  • "O falso amor de si mesmo transforma a solidão em prisão."
  • "O homem não vive para o prazer. Apenas o inglês."
  • "O esforço dos filósofos tende a compreender o que os contemporâneos se contentam em viver."
  • "O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de facto só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência."
  • "A arte existe para que a verdade não nos destrua."
  • "Eu não sou um homem; sou dinamite."
  • "A potência intelectual de um homem se mede pela dose de humor que ele é capaz de usar."
  • "A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo."
  • "A mulher é o repouso do guerreiro."
  • "A mulher foi o segundo erro de Deus".
  • "Não há factos eternos, como não há verdades absolutas."
  • "Quanto mais inteligente a mulher, tanto mais se afasta o homem."
  • "'Bem e mal são os preconceitos de Deus', dizia a serpente".
  • "A nossa confiança nos outros revela quanto desejaríamos tê-la em nós mesmos."
  • "O filósofo é o homem de amanhã, aquele que recusa o ideal do dia, aquele que cultiva a utopia."
  • "Todo homem tem seu preço, diz a frase. Não é verdade. Mas para cada homem existe uma isca que ele não consegue deixar de morder."
  • "Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para trás, e sim para a frente".
  • "Quando o reconhecimento de muitos por um único afasta qualquer pudor, nasce assim a fama."
  • "Entre os ricos a liberdade é uma espécie de timidez."
  • "Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade".
  • "A vaidade alheia só nos é antipática quando vai de encontro a nossa."
  • "Nunca odiamos aos que desprezamos. Odiamos aos que nos parecem iguais ou superiores a nós".
  • "As explicações místicas são consideradas profundas. Na verdade falta-lhes ainda muito para que sejam superficiais".
  • "O silêncio é pior. As verdades que calamos tornam-se venenosas."
  • "Para a maioria, quão pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável."
  • "O que nós fazemos nunca é compreendido, mas é só elogiado ou condenado."
  • "Em uma grande vitória, o que existe de melhor, é que ela tira do vencedor o receio de uma derrota."
  • "A maneira mais pérfida de prejudicar uma causa é defendê-la propositalmente com más razões."
  • "O riso é um prazer com a miséria alheia, mas que se toma com uma boa consciência."
  • "A maturidade do homem consiste em ter reencontrado a seriedade que em criança se colocava nos jogos."
  • "A ideia do suicídio é um potente meio de conforto: com ela superamos muitas noites más."
  • "Quando se toma a resolução de tapar os ouvidos mesmo aos mais válidos argumentos contrários, dá-se indícios de caráter forte. Embora isso também signifique eventualmente a vontade levada até a estupidez."
  • "Temo que os bichos considerem o homem como um semelhante que se privou da razão animal sadia, como um animal no delírio, que ri e que chora, como um animal infeliz."
  • "O cristianismo perverteu a Eros; este não morreu, mas degenerou-se, tornou-se vicio."
  • "A moral é o melhor de todos os expedientes para levar a humanidade pelo nariz."
  • "Para muitos, pensar e escrever é uma tarefa fastiosa. Para mim, nos meus dias felizes, uma festa e uma orgia."
  • "O que é bom? Tudo que eleve no homem o sentimento de potência, a vontade de potência, a própria potência."
  • "Aquele que tem uma razão para viver pode suportar quase tudo."
  • "As mesmas paixões no homem e na mulher são diferentes em seu andamento e é por isso que o homem e a mulher jamais deixam de se desentender."
  • "O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos."
  • "Toda ambição requer renúncia."
  • "O mundo já foi por tempo demais um hospício."
  • "Amo o que não reserva para si uma gota do seu espirito, mas que quer ser inteiramente o espírito da sua virtude."
  • "As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física."
  • "Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários."
  • "Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse."
  • "Você diz que acredita na necessidade da religião. Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da política."
  • "O ‘puro espírito’ é uma pura estupidez: retire o sistema nervoso e os sentidos, o chamado ‘envoltório mortal’, e o resto é um erro de cálculo – isso é tudo!..."
  • "Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profissão for aceito como uma variedade de homem superior, não poderá haver resposta à pergunta: Que é a verdade? A verdade já foi posta de cabeça para baixo quando o advogado do nada foi confundido com o representante da verdade."
  • "Homens convictos são prisioneiros."
  • "Fé significa não querer saber o que é a verdade."
  • "Aquele que luta com monstros deve-se acautelar para não se tornar também um monstro."
  • "A melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído."
  • "A justiça é uma troca."
  • "Para a maioria, quão pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável."
  • "A arte deve antes de tudo e em primeiro lugar embelezar a vida."
  • "Amamos o desejo, não o desejado."
  • "O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo."
  • "Retribui-se mal a um mestre, quando se continua a ser sempre aluno."
  • "Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como".
  • "Falta de sentido histórico é o defeito hereditário de todos os filósofos."
  • "Os maiores acontecimentos e pensamentos são os que mais tardiamente são compreendidos."
  • "O Estado tem medo da filosofia em geral."
  • "Na solidão, o solitário devora a si mesmo; na multidão devoram-no inúmeros. Então escolhe."
  • "Aqui não fala nenhum 'profeta'. Aqui não fala nenhum fanático."
  • "Mesmo nos tempos de mais grave doença, nunca me tornei doentio."
  • "Derrubar ídolos - isso sim, já faz parte do meu ofício."
  • "O valor da vida não pode ser avaliado."
  • "Desgarrar muitos do rebanho - foi para isso que eu vim."
  • "As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras."
  • "Nada lhe pertence mais que seus sonhos."
  • "Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade."
  • "Por que você se assusta? O que acontece para a árvore, acontece também para o homem. Quanto mais deseja elevar-se para as alturas e para a luz, mais vigorosamente enterra suas raízes para baixo, para o horrendo e profundo: para o mal."
  • "Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem número, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio, mas isso te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Aonde leva? Não perguntes, siga-o!"
  • "Daquilo que sabes conhecer e medir, é preciso que te despeças, pelo menos por um tempo. Somente depois de teres deixado a cidade, verás a que altura suas torres se elevam acima das casas."
  • "Falando francamente, por vezes, é necessário nos irritarmos para que as coisas corram bem."
  • "No cristianismo nem a moral, nem a religião têm qualquer ponto de contado com a realidade. São oferecidas causas puramente imaginárias (‘Deus’, ‘alma’, ‘eu’, ‘espírito’, ‘livre arbítrio’ – ou mesmo o ‘não-livre’) e efeitos puramente imaginários (‘pecado’, ‘salvação’, ‘graça’, ‘punição’, ‘remissão dos pecados’). Um intercurso entre seres imaginários (‘Deus’, ‘espíritos’, ‘almas’); uma história natural imaginária (antropocêntrica; uma negação total do conceito de causas naturais); uma psicologia imaginária (mal-entendidos sobre si, interpretações equivocadas de sentimentos gerais agradáveis ou desagradáveis, por exemplo, os estados do 'nervus sympathicus' com a ajuda da linguagem simbólica da idiossincrasia moral-religiosa – ‘arrependimento’, ‘peso na consciência’, ‘tentação do demônio’, ‘a presença de Deus’); uma teleologia imaginária (o ‘reino de Deus’, ‘o juízo final’, a ‘vida eterna’)."
  • "O homem que vê mal vê sempre menos do que aquilo que há para ver; o homem que ouve mal ouve sempre algo mais do que aquilo que há para ouvir".
  • "O medo é o pai da moralidade".
  • "Os grandes intelectuais são cépticos".
  • "Os leitores extraem dos livros, consoante o seu [livro] carácter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno".
  • "Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar".
  • "Em qualquer lugar onde encontro uma criatura viva, encontro desejo de poder."
  • "Há homens que já nascem póstumos."
  • "A diferença fundamental entre as duas religiões da decadência: o budismo não promete, mas assegura. O cristianismo promete tudo, mas não cumpre nada."
  • "A fé é querer ignorar tudo aquilo que é verdade."
  • "Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada."
  • "A essência da felicidade é não ter medo."
  • "Na verdade, o único cristão morreu na cruz."
  • "Esperamos que estejamos hoje longe da ridícula pretensão de decretar que o nosso pequeno canto seja o único a partir do qual tenhamos o direito de ter uma perspectiva."
  • "Abençoados sejam os esquecidos,pois tiram o melhor de seus equívocos."

Sobre

  • "Blasfêmias pueris... genialidade imbecil."
- George Santayana, filósofo espanhol
  • "A filosofia moderna foi e é nietzscheana, porque ele não parou de falar de sentido e de valor."
- Gilles Deleuze, filósofo francês
  • "Filosoficamente, Nietzsche é um místico e um irracionalista. Sua metafísica consiste em algo "byroniano" e algo sobre um Universo misticamente "malévolo"; sua epistemologia subordina a razão à "vontade", ou ao sentimento, ou ao instinto, ou ao sangue e às virtudes inatas do caráter. Mas, como poeta, projeta às vezes (não de forma consistente) uma magnífica sensação da grandeza do homem, expressa em termos emocionais, não intelectuais."
- Ayn Rand, filósofa e romancista norte-americana
  • "Nietzsche disse tudo e o contrário de tudo."
- Giorgio Colli, Especialista em Nietzsche - COLLI, G.Nach Nietzsche. Frankfurt, 1980, p.209.
  • "O impacto da filosofia de Nietzsche "advém de sua extraordinária clarividência". "Ele pressentiu, em estado de gestação, as ameaças mais fatais de nosso tempo. Anteviu o panorama sombrio que poderia advir do projeto sociopolítico de uma sociedade de massas. Nietzsche profetizou que a sociedade ocidental caminhava, desde então, para um nivelamento por baixo".
- Oswaldo Giacóia Júnior; fonte: Folha de São Paulo - Caderno Ilustrada; Oswaldo Giacóia Júnior é professor de filosofia na Unicamp. Formado em Direito pela USP, Giacóia é mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutor em Filosofia pela Freie Uinversität Berlin (Alemanha).

Ligações Externas