Arrogância: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m fonte
m fonte
Linha 7: Linha 7:


* "Quando o poder conduz a homens para a arrogância, a poesia lembra-o de suas limitações. Quando o poder estreita as áreas de interesse do homem, a poesia lembra-o da riqueza e da diversidade de sua existência. Quando o poder corrompe, a poesia limpa".
* "Quando o poder conduz a homens para a arrogância, a poesia lembra-o de suas limitações. Quando o poder estreita as áreas de interesse do homem, a poesia lembra-o da riqueza e da diversidade de sua existência. Quando o poder corrompe, a poesia limpa".
::- ''When power leads men towards arrogance, poetry reminds him of his limitations. When power narrows the areas of man's concern, poetry reminds him of the richness and diversity of his existence. When power corrupts, poetry cleanses.''
:- ''[[John F. Kennedy]]''
:::- ''[[John F. Kennedy]]; Discurso na Amherst College, Amherst, Massachusetts (26 de outubro de 1963)''


* "Arrogância: tendência para dominar os outros para além dos próprios e legítimos direitos e méritos
* "Arrogância: tendência para dominar os outros para além dos próprios e legítimos direitos e méritos

Revisão das 20h18min de 11 de janeiro de 2009

Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade.



  • "Hoje entendo bem meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livro ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como imaginamos e não simplesmente como ele é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver".
- Amyr Klink in "Mar sem fim: 360̊ ao redor da Antártica"‎ - Publicado por Companhia das Letras, 2000 ISBN 8571649898, 9788571649897 - 271 páginas
  • "Quando o poder conduz a homens para a arrogância, a poesia lembra-o de suas limitações. Quando o poder estreita as áreas de interesse do homem, a poesia lembra-o da riqueza e da diversidade de sua existência. Quando o poder corrompe, a poesia limpa".
- When power leads men towards arrogance, poetry reminds him of his limitations. When power narrows the areas of man's concern, poetry reminds him of the richness and diversity of his existence. When power corrupts, poetry cleanses.
- John F. Kennedy; Discurso na Amherst College, Amherst, Massachusetts (26 de outubro de 1963)
  • "Arrogância: tendência para dominar os outros para além dos próprios e legítimos direitos e méritos
- João Paulo II
  • "Hegel, um charlatão banal, vácuo, repugnante e ignorante, que mistura insanidade e disparates com uma arrogância sem precedentes, o que os seus partidários transmitem como se tratasse de sabedoria imortal tida como verdade por idiotas... condenou à ruína toda uma geração de intelectuais"
- Arthur Schopenhauer
  • "Reconhece-se a qualidade dos Espíritos pela sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradições; respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a moral mais pura; é concisa e sem palavras inúteis. Nos Espíritos inferiores, ignorantes, ou orgulhosos, o vazio das idéias é quase sempre compensado pela abundância de palavras. Todo pensamento evidentemente falso, toda máxima contrária à sã moral, todo conselho ridículo, toda expressão grosseira, trivial ou simplesmente frívola, enfim, toda marca de malevolência, de presunção ou de arrogância, são sinais incontestáveis de inferioridade num Espírito."
- Allan Kardec
  • "Não quero ver meu lar emparedado, nem minhas janelas calafetadas. Quero sentir as culturas de todas as terras circulando nele em máxima liberdade. Repugna-me, porém, que o sopro de algumas delas me desloque das raízes. Minha religião não é o credo da clausura. Comporta em seu seio a mais humilde das criaturas de Deus. Mas é impermeável a toda a arrogância e a todo o preconceito, seja ele de raça, religião ou cor."
- Mahatma Gandhi
  • "Castiga-se a arrogância, dando-lhe as costas." (Portugal)
- Provérbios em Português
  • "É claro que acredito em ET. Como você pode ser tão arrogante a ponto de acreditar que estamos sozinhos nesse universo infinito?"
- Tom Cruise; Fonte: Revista Veja, 2 de julho de 2005
  • “Acreditar que tudo corria calmamente no passado é uma atitude arrogante de todas as épocas”.
- Tom Peters
  • O exército arrogante perderá a batalha que estava segura.
- Provérbios chineses
  • "Tradição significa conceder votos à mais obscura de todas as classes: nossos ancestrais. É a democracia dos mortos. A tradição recusa submeter-se a essa arrogante oligarquia que meramente ocorre estar andando por aí."
- G. K. Chesterton


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Arrogância.