Harvey Spencer Lewis: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 63: Linha 63:


* '''Artigo V -''' Sei que somente a carne pode errar e a mente mortal pode pecar; e, para cada erro ou pecado, a carne e a mente mortal devem compensações porque o Homem nasce em perfeição de Alma, porém em ignorância mortal, e somente dessa ignorância o Homem deve ser redimido e salvo.
* '''Artigo V -''' Sei que somente a carne pode errar e a mente mortal pode pecar; e, para cada erro ou pecado, a carne e a mente mortal devem compensações porque o Homem nasce em perfeição de Alma, porém em ignorância mortal, e somente dessa ignorância o Homem deve ser redimido e salvo.

* '''Artigo VI -''' Sei que a Fraternidade Visível dos Rosacruzes é uma inspiradora escola para a iluminação da mente mortal e alegria da Alma. Sua autoridade repousa na reação agradável da Alma do Homem e da Inspiração e Direção recebidas dos Mestres Vísiveis e Invisíveis.

* '''Artigo VII -''' Sei que os Grande Iniciados da Fraternidade são representantes dos Mestres Invísiveis da Grande Fraternidade Branca e Servos de Deus.


==Credo da Paz==
==Credo da Paz==

Revisão das 21h39min de 28 de outubro de 2008

Harvey Spencer Lewis, Primeiro Imperator da AMORC
Harvey Spencer Lewis
Harvey Spencer Lewis
Harvey Spencer Lewis em outros projetos:

Harvey Spencer Lewis (* 25 de novembro de 1883 - † 2 de agosto de 1939) foi um famoso Rosacruz, escritor, conferencista, pintor, desenhista, filósofo, ocultista, filantropo, cientista e místico. Fundou nos Estados Unidos a Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis ), sendo seu primeiro Imperator, de 1915 à 1939. Também fora membro do Supremo Conselho Rosacruz do Mundo; membro da Rose-Croix Kabalistique da França; membro da Antiga Ordem Rosacruz, na França; Ministro da Legação Estrangeira; Sacerdote Ordenado da Ashrama Essênia, da Índia; membro da Ordem Martinista da França, da Bélgica e da Suíça; membro da Sociedade Alquímica Rose-Croix da França; membro dos Samaritanos Incógnitos da Europa, membro da Fraternidade Bramânica; iniciado dos Ritos Egípcios de Mênfis e Mizraim; Conselheiro Honorário da Corda-Fratres, da Itália; Sri Sobbhita da Grande Loja Branca do Tibete; Delegado Americano do Mosteiro da G.F.B. do Tibete; membro da Universidade de Andhra, da Índia; e Reitor da Universidade Rose-Croix. Como cidadão americano, fora ele condecorado com a Cruz de Honra e nomeado Cavaleiro da Bandeira pela Associação da Bandeira dos Estados Unidos. Na Europa, recebeu muitas condecorações semelhantes, inclusive a Cruz de Ouro dos Cavaleiros Templários de Jerusalém. Foi distinguido com altas honras no Congresso Internacional da Fédération Universelle des Ordres et Sociétés Initiatiques (FUDOSI), realizado em Bruxelas, Bélgica.


  • "O Homem é uma Alma revestida com um corpo e não um corpo animado por uma Alma"
- Mansões da Alma
  • "O homem tem o poder de escolher. O livre-arbítrio é um fator fundamental de sua consciência altamente desenvolvida (evoluída). Mas, conforme a escolha, terá de suportar conseqüências. A responsabilidade é dele. Conforme semear, assim há de colher; conforme se prometa, assim terá de compensar; conforme exija, assim terá de pagar."
- Mansões da Alma
  • "Não é necessário encobrir a história da Ordem Rosacruz com um manto de impenetrável mistério, para torná-la atraente à mente inquiridora. Logo se verá que a verdadeira história da Ordem desperta, ou mesmom exige tão profundo respeito por seu nobre nascimentpo, grande desenvolvimento e maravilhoso aumento de poder, que isto constitui uma atração maior, para a mente inquiridora, do que o fator de mistério"
- Perguntas e Respostas Rosacruzes (Com a História Completa da Ordem Rosacruz - AMORC) ISBN: 08531700035
  • "Mantenho vivo em meu coração um crescente amor pela humanidade. O Homem é a mais gloriosa criação de Deus e, em sua fraqueza, prova por contraste a gradiosidade divina. Com profunda alegria dediquei a melhor parte de minha vida - e todas as recompensas materiais que consegui com o inigualável talendo a mim ofertado pela Mão Divina - a esta Ordem e aos seus princípios em benefício da evolução humana na Terra"
- Aditamento do Testamento
  • "Será a rosa a forma de criação divina para as personalidades-alma? Gosto muito de pensar que sim. Que todos somos belas e perfumadas rosas do Jardim Cósmico"
- O Retorno da Alma
  • "Deus surgirá na consciência humana para elevá-la a sua maior glória e para inspirá-la à eterna adoração de seu Criador."
- Luz-Vida-Amor, O Poder Criador da Mente
  • "Sim, Deus fala e eu O tenho ouvido. Deus espera e espera para poder falar conosco, e se não Lhe dermos uma oportunidade nesta vida, chegará um tempo em que, através de dores, tristezas e lições do passado, nossa alma sentirá, nosso coração saberá, nossa mente ouvirá, e saberemos que Deus finalmente falou, como um Pai a Seu filho."
- Luz-Vida-Amor, Deus Falou!
  • "Conhecer a si mesmo é conhecer a própria linhagem e o próprio poder. É por isto que nós, Rosacruzes, sentimos que os assuntos de nossos estudos merecem todo o tempo e devoção que lhes dispensamos, e que levarão o homem a maior poder e maior glória do que o fariam os estudos e investigações sobre os mistérios astrais."
- Luz-Vida-Amor, É a Vida um Mistério?
  • "Conversemos com Deus do mesmo modo que conversaríamos com o nosso companheiro mais íntimo, com o nosso amigo mais querido. Familiaremo-nos com Deus, e Dele tornemo-nos amigos íntimos e venturosos. Não temamos a Deus porque Ele é todo amor e misericórdia. Deus não quer que O temamos. Não há temor de um Deus que seja verdadeiro; não há ira ou ciúme em Deus porque o Deus único é, acima de tudo, o Deus do amor e da misericórdia. E todos nós temos o privilégio de orar a esse Deus e de ver nossas preces atendidas."
- Luz-Vida-Amor, O Segredo da Oração
  • "Desejamos ser, sempre, seres humanos sensatos, razoáveis, lidando com seres humanos sensatos, razoáveis, de maneira sensata, razoável. Assim, esperamos continuar a servir aos nossos Membros, e a nos apresentar ao mundo, do mesmo modo honesto e sincero como o fizeram Oficiais e diretores passados das atividades Rosacruzes, em todas as partes do mundo."
- Luz-Vida-Amor, Misticismo e Sensatez
  • "O místico encontra felicidade no fato de que pode transmitir felicidade, pelo conhecimento e serviço, a outros. Encontra forças no fato de que pode atrair aquilo que lhe dará fortaleza física, mental e espiritual. Encontra prosperidade crescente nas coisas mundanas, porque aprende a valorizar todas as coisas por um padrão mais elevado."
- Luz-Vida-Amor, A Vida de um Místico
  • "Houve um começo? Que é desenvolvimento psíquico? Como devemos encarar a morte? As respostas podem ser encontradas nesse livro que demonstra que através da compreensão pode-se obter a paz de espírito e a felicidade."
- Alquimia Mental

Credo Rosacruz

  • Artigo I - Sei que há somente um Deus Vivente, Verdadeiro e Infinito, Criador e Mantenedor de todas as coisas visíveis e invisíveis, cuja Essência está difundida em todo Universo e cuja Mente e Consciência constituem a Alma do Homem.
  • Artigo II - Sei que a unidade da Criação de Deus se manifesta em três expressões: No Macrocosmo, como Luz, Vida e Amor; no Microcosmo, como Alma, Personalidade e Corpo; nas ciências materiais e nas artes, como tese, síntese e antítese. Tudo isso está simbolizado pelo triângulo.
  • Artigo III - Sei que a Sabedoria perfeita de Deus, como manifestada pelas Leis da Natureza, justifica nossa fé na Onipotência, Onipresença, Bondade e Amor de Deus de nossa existência.
  • Artigo IV - Sei que quando Deus insufla, no corpo do Homem, o alento de Vida, o Homem se torna uma Alma Vivente, um segmente inseparável da Alma de Deus, residindo num corpo mortal, para vários propósitos, através de sucessivas encarnações humanas. Assim, com relação a tudo que é real e vital, é toda Humanidade uma Fraternidade sob Paternidade de Deus.
  • Artigo V - Sei que somente a carne pode errar e a mente mortal pode pecar; e, para cada erro ou pecado, a carne e a mente mortal devem compensações porque o Homem nasce em perfeição de Alma, porém em ignorância mortal, e somente dessa ignorância o Homem deve ser redimido e salvo.
  • Artigo VI - Sei que a Fraternidade Visível dos Rosacruzes é uma inspiradora escola para a iluminação da mente mortal e alegria da Alma. Sua autoridade repousa na reação agradável da Alma do Homem e da Inspiração e Direção recebidas dos Mestres Vísiveis e Invisíveis.
  • Artigo VII - Sei que os Grande Iniciados da Fraternidade são representantes dos Mestres Invísiveis da Grande Fraternidade Branca e Servos de Deus.

Credo da Paz

Sou responsável por atos de guerra quando orgulhosamente uso minha inteligência para tirar vantagem do meu semelhante.

Sou responsável por atos de guerra quando distorço as opiniões dos outros que são diferentes das minhas próprias.

Sou responsável por atos de guerra quando demonstro desrespeito pelos direitos e propriedades dos outros.

Sou responsável por atos de guerra quando cobiço o que o outro adquiriu honestamente.

Sou responsável por atos de guerra quando tento manter minha posição superior privando os outros da sua oportunidade de progredir.

Sou responsável por atos de guerra se imagino que eu e os meus somos um povo privilegiado.

Sou responsável por atos de guerra se creio que a tradição me autoriza a monopolizar os recursos da natureza.

Sou responsável por atos de guerra quando penso que outras pessoas e povos devem pensar e viver como eu.

Sou responsável por atos de guerra quando penso que o êxito na vida depende apenas de poder, fama e riquezas.

Sou responsável por atos de guerra quando penso que as mentes das pessoas devem ser reguladas pela força, e não pela razão.

Sou responsável por atos de guerra quando creio que o Deus que é concebido por mim deve ser aceito pelos outros.

Sou responsável por atos de guerra quando penso que a terra em que alguém nasceu deve ser necessariamente o local em que ele viverá.


Atribuídas

[carece de fontes?]
  • "É na experiência da Vida que o homem evolui."
  • "O tempo, em si, é uma relação artificial entre o movimento e a nossa consciência ou discernimento."
  • "A Vida, em si, é contínua e imortal. Não pode ter começo nem fim."
  • "Cada pessoa continua vibrando (durante a vida) em harmonia com o ritmo estabelecido no momento de seu nascimento."
  • "O amor constitui a ligação eterna, indestrutível, do homem com Deus. O amor é o poder ilimitado pelo qual o homem pode governar o seu destino; é o mesmo poder pelo qual Deus governa o mundo."
  • "O poder criador da mente humana pode atravessar oceanos em um piscar de olhos... Pode prever e criar previamente as coisas do amanhã e de séculos no futuro... Pode criar beleza onde não exista beleza... Pode pintar com as mais belas cores mesmo onde não existam cores..."
  • "A mente humana pode transmutar metais e transformar uma forma em outra... Pode restaurar ossos quebrados, restituir membros perdidos e ressuscitar os mortos... Pode transformar ódio em amor, rancor em amizade, ciúme em confiança e mal em bem..."
  • "Se as pessoas tiverem a crença de que suas criações mentais não podem ser transformadas em realidade, poderão empregar o poder criativo da mente para superar essa falsa crença, e também para provar a si mesmas que aquilo que 'determinarem' que aconteça irá se tornar manifesto."
  • "Não podemos viver, pensar e agir sem exercer alguma influência ou efeito sobre outras pessoas. A liberdade de um é a liberdade de todos; o poder de um é o poder unificado de todos os seres."
  • "Todas as Leis Cósmicas e Espirituais levam em consideração o bem absoluto e o benefício absoluto de todos os seres vivos. Enquanto não nos colocarmos em harmonia com este pensamento e por ele nos orientarmos estaremos desarmonizados com as Leis Universais."
  • "Qualquer ação será egoísta – e portanto perigosa – a menos que venha a exercer uma influência benéfica sobre os outros. Ninguém pode esperar ser feliz, bem sucedido e próspero se os esforços e realizações representarem sacrifícios ou perdas por parte de outras pessoas."
  • "O jogo é apenas uma questão de contabilidade – de débito e crédito. O que uns ganham, outros têm [obrigatoriamente] que perder. As duas importâncias devem se equilibrar. E há intermediários que retiram uma porcentagem das mesmas!"
  • "Ninguém poderá continuar a desfrutar o que por direito é seu se estiver irradiando ou produzindo algo que seja destrutivo, prejudicial e desarmônico em relação ao Universo."
  • "Nada pode ser tão contrário ao progresso e tão destrutivo em relação à elevação do homem – individual e coletivamente – do que uma atitude de completa satisfação. Observar pessoas que julgam que tudo que adquiriram e tudo que sabem é plenamente satisfatório e não precisa ser aperfeiçoado, é o mesmo que observar pessoas em vias de desaparecimento por auto-aniquilação. Somente os ignorantes e os preconceituosos afirmam ter suficiente conhecimento, afirmam não querer uma vida melhor do que a que já têm, e afirmam que possuem tudo aquilo que a vida tem a oferecer. Pessoas assim são extremamente retrógradas."
  • "A aura que emana do corpo humano pode estender-se a uma distância que vai de um metro e meio até cerca de três metros."
  • "O mistério inerente a todas as formas de manifestação é a diferença de seus graus de vibração. Todas as vibrações do espaço podem ser facilmente controladas pelas vibrações da mente. Tudo que existe foi, em determinado momento, concebido no pensamento, tornando-se manifesto no mundo físico quando as vibrações de pensamento criaram todas as coisas."
  • "Cada um de nós, todos os dias, se defronta com uma ponte inesperada. Pode ser, mesmo, que a nossa entrada em um teatro, em um trem, em um automóvel, em uma rua movimentada ou em outro lugar público signifique a entrada em nossa última ponte. Tudo que acontece e atinge determinado número de pessoas constitui, pela Lei Cósmica, o carma de nossas vidas."
  • "A Doutrina do Rosacrucianismo afirma que a individualidade, como condição de existência humana, é impossível. A personalidade é a expressão de alguém na vida... não como uma individualidade isolada ou separada, mas, como um lampejo divino – uma luminosa radiação da Mente de Deus."
  • "A Consciência Cósmica (ou Mente Cósmica) é uma substância ou energia uniforme e imutável, de alta freqüência vibratória, que impregna todo o espaço e está em contato real e permanente com a consciência de todas as criaturas vivas. Não é intangível — no sentido de que sua existência não possa ser objetivamente comprovada ou percebida pelas faculdades do homem — mas é invisível e superior a todas as limitações dos elementos físicos constituídos de vibrações inferiores... Todas as consciências existentes na Terra, de algum modo ou em certo grau, estão em contato com a Mente Cósmica, pois a Consciência Cósmica é simplesmente a soma total das consciências de todas as criaturas vivas."
  • "(...) portanto, a Ordem R+C AMORC é um movimento popular, e quanto mais popular se tornar, cada ser vivo conhecerá intimamente todos os seus detalhes e a realização do seu trabalho será alcançada. De fato, os rosacruzes anseiam pelo dia em que alguns dos seus princípios serão ensinados nas escolas públicas à cada menino e menina. Anseiam pelo tempo em que cada igreja, cada movimento humanitário, cada escola, faculdade, jornal e revista propagará alguns de seus princípios assim como essas organizações hoje propagam os ideais da honestidade, sinceridade, patriotismo, higiene e outros valores que ajudam a desenvolver a civilização. Quando esse dia chegar, o trabalho da Ordem será realizado por centenas de outras organizações e é possível que o movimento Rosacruz, como entidade, deixe de existir."
  • "Os efeitos da influência Cósmica na consciência da Alma nem sempre se manifestam na natureza externa e objetiva do indivíduo."
  • "Na vida terrena, cada ser humano nasce para preencer certa lacunas [pessoais] e desempenhar missões ligadas a diferentes ramos de trabalho."
  • "Sem compreendermos a verdadeira natureza de nossa existência ontológica, todos os outros detalhes da vida terrena ou da nossa existência espiritual no Universo serão igualmente incompreensíveis;"
  • "Conheça quais seus dons e derrube o muro fictício das limitações que foi colocado ao seu redor por doutrinas modernas e credos engendrados pelo homem."
  • "Toda a matéria é viva. Há, porém, uma diferença entre matéria viva e matérica consciente."
  • "As manifestações, na vida de cada pessoa, estão de acordo com o grau de desenvolvimento de cada um."
  • "Como irmãos da Rosa-Cruz, nossos esforços pessoais, nossa mente, nossos laboratórios e nossas instituições, estão dedicados à reconstrução da espécie humana e ao avanço da civilização."
  • "Eu nunca me deito, à noite, sem minhas preces de agradecimento pelo dia e suas oportunidades, oferecendo-me de todo o coração, com todas minhas faculdades, ao Cósmico e à Grande Loja Branca e seus Mestres, para servir em qualquer possibilidade durante minha estada no domínio Cósmico. Meus últimos pensamentos antes de adormecer são da subida da minha consciência, da minha cama para as grandiosas extensões dos céus, e o mundo todo torna-se a minha casa e o meu quarto durante a noite."

Sobre

  • "De fato o Dr. Harvey Spencer Lewis, esse grande Místico, detentor de poderosíssima capacidade de criação mental, não criou somente a Catedral da Alma como também plantou também, no coração de todo estudante, um mundo no qual a Paz Profunda impera e está sempre aguardando o peregrino, que através de provas e tribulações conquista, a cada dia, um pedacinho da incrível jornada que o levará ao êxtase da transformação; transformação esta que lhe propiciará o direito de estar junto aos seres realizados que ultrapassaram todas as vicissitudes da vida, situando-se acima delas, imunes a elas, e conquistaram o autodomínio, elevando-se a um plano onde não existe a necessidade de se ter rosto ou nome, coexistindo com outros irmãos em eterno uníssono, uma dimensão onde todos são apenas um – sem que cada um perca a sua identidade cósmica."
- Valter Ribeiro Leal
  • "Para definir a importância do Dr. Harvey Spencer Lewis não só no Rosacrucianismo moderno, mas como uma das mais importantes figuras do misticismo universal, saindo do Século 20 para o Terceiro Milênio como um autêntico farol da Nova Era, é preciso falar da sua obra mais grandiosa: a criação e a elaboração de um plano de estudos grativos destinados a transformar o homem comum em um ser humano melhor, espiritualmente superior"
- Vicente Velado