Raça: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Bisbis (discussão | contribs)
m Desfeita a edição 75598 de 189.34.4.93 (discussão | contribs)
Linha 41: Linha 41:
* "O [[mundo]] é o meu [[país]], toda a [[humanidade]] é a minha [[raça]], e fazer o bem é a minha [[religião]]".
* "O [[mundo]] é o meu [[país]], toda a [[humanidade]] é a minha [[raça]], e fazer o bem é a minha [[religião]]".
:- ''[[Thomas Paine]]''
:- ''[[Thomas Paine]]''

* "Eu herdei o grande poder de nosso [[pai]], mas não herdei seu [[coração]] piedoso com a [[raça]] humana."
:- ''Sesshomaru, [[InuYasha]]''


* “Aqueles que têm má [[saúde]] física e mental não devem perpetuar seus [[sofrimento]]s nos [[corpo]]s de seus [[filho]]s”. “O [[Estado]] deve colocar a [[raça]] no centro de toda a [[vida]]?".
* “Aqueles que têm má [[saúde]] física e mental não devem perpetuar seus [[sofrimento]]s nos [[corpo]]s de seus [[filho]]s”. “O [[Estado]] deve colocar a [[raça]] no centro de toda a [[vida]]?".

Revisão das 02h22min de 25 de agosto de 2008

Raça, do ponto de vista da biologia, é um conceito pouco empregue e é sinônimo de subespécie. No entanto, este termo foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. Para a antropologia interessa como o termo raça é utilizado para construir identidades culturais.



  • "A raça humana aprimorou tudo exceto a raça humana".
- Adlai Stevenson
- José de Paiva Netto
- Napoleão Bonaparte
  • "E, como a raça de Adão trouxe a ferida, que a raça de Adão trabalhe para saná-la.”
- C. S. Lewis
  • "Não creio que a raça humana possa sobreviver aos próximos 1 000 anos, a menos que nos espalhemos pelo espaço".
- Stephen Hawking defendendo a colonização do espaço
  • "Diante dessa sociedade que se tornou estranha a sí mesma, temos dois tipos de rebeliões em todos os países. Por um lado, as pessoas culturalmente equipadas para assumir sua autonomia, elas exigem do poder do estado e do dinheiro a criação de espaços de solidariedade autogerida, por outro lado, temos a reação regressiva daqueles que gostariam de reencontrar a segurança de uma ordem pré-moderna, estável, hierarquizada, fortemente integradora, na qual, desde o nascimento, cada um tem seu lugar garantido e determinado pelo fato de pertencer a sua nação ou raça".
- André Gorz
  • "O nazismo é uma consequência venenosa, verdadeiramente uma hiper-consequência do romantismo alemão (ver Sturm und Drang). O romantismo é tão culpado ou inocente perante o nazismo como o Cristianismo perante a Inquisição. O romantismo alemão faz do nazismo uma ocorrência especificamente alemã e distingue-o do fascismo e do bolchevismo. O nazismo encontra o seu maior exponente no "problema da raça" e este por seu lugar destaca-se na "questão judaica". A questão judaica significa para o nazismo o centro de gravidade e sua quintessência".
- Victor Klemperer
  • Ficamos agora no momento decisivo entre duas eras. Atrás de nós está um passado a que nós nunca podemos retornar... A vinda do foguete finalizou um milhão de anos de isolamento... a infância de nossa raça era excedente e a história como nós a sabemos começou.
- Arthur C. Clarke; Exploration of Space (1952)
  • "Minha música não segue uma sonoridade, é tudo meio maluco, misturado. Acho que é por causa da minha cor. Todo albino tem a cor universal, passa por várias raças".
- Hermeto Pascoal; Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, em abril de 1998
  • "Até que a filosofia, que mantém uma raça superior e outra inferior, esteja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada, em todo lugar haverá guerra."
- Bob Marley
  • "Uma nação cuja famílias tem em média quatro filhos pode se dar ao luxo de ir à guerra de 20 em 20 anos. Mesmo que morram dois dos filhos, restarão os outros dois para perpetuar a raça."
- Heinrich Himmler; Discurso aos oficiais da Escola de Política de Braunschweig
  • "Nenhum ser humano é uma ilha... por isso não perguntem por quem os sinos dobram. Eles dobram por cada um, por cada uma, por toda a humanidade. Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são as nossas ânsias por luz. (...) As tragédias dão-nos a dimensão da inumanidade de que somos capazes. Mas também deixam vir à tona o verdadeiramente humano que habita em nós, para além das diferenças de raça, de ideologia e de religião. E esse humano em nós faz com que juntos choremos, juntos nos enxuguemos as lágrimas, juntos oremos, juntos busquemos a justiça, juntos construamos a paz e juntos renunciemos à vingança."
- Leonardo Boff
- Thomas Paine
  • "Eu herdei o grande poder de nosso pai, mas não herdei seu coração piedoso com a raça humana."
- Sesshomaru, InuYasha
- Adolf Hitler; extraída do livro Mein Kampf
- Voltaire
  • "A raça humana é formada pelos que são malditos e pelos que deveriam ser."
- Mark Twain
- Fernando Pessoa
- Roberto Campos
  • "O ceticismo é a mais espiritual expressão de uma complexa constituição fisiológica, que na linguagem corrente chamam de neurastenia e debilidade; ele surge todas vez que se cruzam, de modo súbito e decisivo, raças por longo tempo separadas. A nova geração, como que herda no sangue medidas e valores diversos, nela tudo é inquietude, perturbação, tentativa, dúvida; as melhores forças inibem, as próprias virtudes não permitem uma à outra crescer e se fortalecer, no corpo e na alma faltam equilíbrio, gravidade, segurança perpendicular".
- Friedrich Nietzsche


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Raça.