Ajuda:Guia de edição/Como começar uma página: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m +
m +
Linha 44: Linha 44:


==Depois de criar o artigo==
==Depois de criar o artigo==
*'''Verifique se o artigo tem [[Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas#Artigos afluentes|afluentes]].''' Se criar um artigo através do primeiro método (a partir de uma ligação a vermelho), não precisa necessariamente de verificar, pois esse artigo terá pelo menos um afluente, ou seja, uma ligação para ele. Se for com outros métodos, o artigo criado poderá não ter nenhum outro que aponte para esse. Chama-se a isso um [[Wikiquote:Artigos órfãos|artigo órfão]]. Para verificar, aceda ao artigo criado e clique na barra lateral esquerda, em [[Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Artigos afluentes|Artigos afluentes]]. Se não existir nenhum afluente, pode criá-los. Exemplo: cria o artigo "Reciclagem" e ao verificar os "Artigos afluentes" para esse artigo, não aparece nenhum. Pode então ir ao artigo "Ecologia" em que refira a palavra reciclagem, editar, e fazer uma ligação na palavra assim: <code><nowiki>[[reciclagem]]</nowiki></code> para que apareça uma ligação assim: [[reciclagem]]. Depois disso o artigo "reciclagem" terá o afluente "Ecologia". Veja também [[Ajuda:Guia de edição/Ligações internas|Ligação interna]].
*'''Verifique se o artigo tem [[Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas#Artigos afluentes|afluentes]].''' Se criar um artigo através do primeiro método (a partir de uma ligação a vermelho), não precisa necessariamente de verificar, pois esse artigo terá pelo menos um afluente, ou seja, uma ligação para ele. Se for com outros métodos, o artigo criado poderá não ter nenhum outro que aponte para esse. Chama-se a isso um [[Wikiquote:Artigos órfãos|artigo órfão]]. Para verificar, aceda ao artigo criado e clique na barra lateral esquerda, em [[Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Artigos afluentes|Artigos afluentes]]. Se não existir nenhum afluente, pode criá-los. Exemplo: cria o artigo "A" e ao verificar os "Artigos afluentes" para esse artigo, não aparece nenhum. Pode então ir ao artigo "Ecologia" em que refira a palavra A, editar, e fazer uma ligação na palavra assim: <code><nowiki>[[A]]</nowiki></code> para que apareça uma ligação assim: [[A]]. Depois disso o artigo "A" terá o afluente "Ecologia". Veja também [[Ajuda:Guia de edição/Ligações internas|Ligação interna]].


==Problemas e soluções==
==Problemas e soluções==

Revisão das 23h19min de 13 de julho de 2008


Atenção: clicar na aba editar desta página não é o método para criar um novo artigo. Para criar um artigo leia as informações seguintes.


Guia de edição
Criar uma conta
Menus e ferramentas
Como começar uma página
Formatar artigos
Ligar artigos entre si
Ligar artigos a outras Wikiquotes
Ligar artigos a projectos relacionados
Ligar artigos a páginas externas
Como usar imagens
Categorizar
Usar tabelas
Usar fórmulas matemáticas
Usar predefinições
Criar predefinições
Fazer notas de rodapé
Renomear uma página
Reverter edições
Fundir artigos
Tamanho de páginas
Dividir artigos
Redireccionar páginas
Desambiguar termos
Traduzir artigos
Assinar mensagens
Arquivar discussões
Editar com um editor externo
Usar robôs/bots
Dicas e truques
FAQ de edição
Outros guias
Portal de ajuda
Primeiros passos
Livro de estilo
Guia de consulta rápida
Guia de consulta e reprodução
Guia de eliminação
editar...

Esta página contém informação para saber como criar uma página (também designada artigo ou verbete).

A saber antes de criar

  • Certifique-se que não existe nenhum artigo sobre o tema que quer desenvolver. Para isso faça uma busca (pesquisa). Por vezes são criados artigos em duplicado (por exemplo "Lista de países" e "Listagem de países"), e mais tarde alguém terá de fundir esses dois artigos, o que pode ser uma tarefa árdua se ambos estiverem bastante desenvolvidos.
  • Se quiser fazer apenas experiências, edite à vontade na página de testes. Note que essa página é apagada regularmente. Se gravar informações na página de testes que precise posteriormente, por exemplo, para criar um artigo na Wikiquote, é aconselhável copiar para um processador de texto.
  • Nunca copie textos ou imagens protegidas por direitos de autor. É um erro comum copiar textos e imagens de outros sites, que acabarão por ser eliminadas. Mesmo que os sites não indiquem a licença, não significa que estejam em domínio público. Se o fizer poderá ser alvo de acções judiciais, assim como a própria Wikimedia Foundation que gere a Wikiquote, comprometendo este projecto.
  • Não tenha receio de cometer erros, evite-os na medida do possível e seja audaz. Todas as edições na Wikiquote podem ser corrigidas posteriormente. Caso não consiga corrigir algo, consulte a documentação de ajuda ou peça ajuda a alguém no Café dos novatos.

Como criar

Existem vários métodos para criar uma página:

  • A partir de uma ligação (link) a vermelho. Existem artigos na Wikiquote em que o texto contém algumas ligações a vermelho, indicando que o artigo não existe, e são semelhantes a Exemplo de título de artigo (note que este exemplo não é uma ligação funcional, para que não criem acidentalmente um artigo com este título). Ao clicar numa ligação a vermelho, irá ter a uma nova página, na qual pode começar a editar, mas confirme antes se o título está correcto.
  • A partir de uma pesquisa. Escreva no campo "busca" (lado esquerdo da página) o título do artigo e clique no botão Ir/Vai. Se aparecer um artigo já existente, edite-o. Se aparecer uma listagem de artigos, verifique se não existe um semelhante para editar, caso contrário clique na ligação a vermelho onde diz: Não existe uma página com o título "nome do artigo". Pode criar esta página.
  • A partir da barra de endereço do seu navegador (browser) . Digite na barra de endereço:
    http://pt.Wikiquote.org/wiki/nome do artigo
    substituíndo nome do artigo pelo título do artigo a criar. Se o endereço que introduziu o conduzir a um artigo já existente, pode editar esse mesmo artigo. Caso contrário, aparece a seguinte mensagem: "A Wikiquote não tem um artigo com este nome". Clique então na aba "editar" para introduzir dados no artigo.
  • A partir do campo de criação de artigo. Introduza o título do artigo no campo que se segue e clique no botão "criar artigo". Se já existir um artigo com esse nome, irá ter a esse artigo em modo de edição.

Ao editar o artigo

Ao utilizar um dos métodos anteriores e caso o artigo não exista, surge uma página com o texto: "Seguiu uma hiperligação para um artigo que ainda não existe. Para criá-lo, escreva o seu conteúdo na caixa de edição abaixo:"

  1. Introduza o texto na caixa de edição.
  2. Quando acabar, clique no botão "mostrar previsão" para verificar se a página aparece correctamente. Note que é apenas uma previsão e a informação ainda não está gravada, permitindo corrigir ou acrescentar mais informação, na caixa de edição abaixo da previsão. Utilize o botão "mostrar previsão" quantas vezes forem necessárias. Caso contrário, se fizer muitas edições e gravá-las, aparecerão todas no histórico, o que não é prático. Se possível, coloque também categorias no artigo e ligações interlinguísticas.
  3. Por fim, clique em "salvar página". O artigo está criado e visível a outras pessoas.

Se tiver dúvidas sobre os botões presentes na caixa de edição consulte Funções disponíveis ao editar uma página.

Depois de criar o artigo

  • Verifique se o artigo tem afluentes. Se criar um artigo através do primeiro método (a partir de uma ligação a vermelho), não precisa necessariamente de verificar, pois esse artigo terá pelo menos um afluente, ou seja, uma ligação para ele. Se for com outros métodos, o artigo criado poderá não ter nenhum outro que aponte para esse. Chama-se a isso um artigo órfão. Para verificar, aceda ao artigo criado e clique na barra lateral esquerda, em Artigos afluentes. Se não existir nenhum afluente, pode criá-los. Exemplo: cria o artigo "A" e ao verificar os "Artigos afluentes" para esse artigo, não aparece nenhum. Pode então ir ao artigo "Ecologia" em que refira a palavra A, editar, e fazer uma ligação na palavra assim: [[A]] para que apareça uma ligação assim: A. Depois disso o artigo "A" terá o afluente "Ecologia". Veja também Ligação interna.

Problemas e soluções

As indicações seguintes poderão não ser a solução ideal para todos os casos.

  • Já existe um artigo com determinado título, como faço para criar um com esse título, mas sobre outro assunto? É necessário fazer uma desambiguação. Veja por exemplo, o artigo Apollo com vários significados descritos nessa página e com ligações para as páginas específicas de cada um.
  • Criei uma página com o título errado. Caso seja um título com erros ortográficos ou um título com caracteres estranhos (por exemplo "A%C3úcar" ou "Assucar"), mova a página para o título correcto. Dessa forma, toda a informação é movida para o novo artigo com o título correcto, e a que tem o título errado ficará automaticamente com um redireccionamento para a correcta. De seguida, coloque a página com o título errado para eliminação rápida. Note que, caso seja errado, mas um erro comum (por exemplo Açucar), em que seja provável as pessoas procurarem o artigo com esse nome errado, não precisa de propor esse artigo para eliminação.
  • Criei um artigo e descobri que existe outro sobre o mesmo assunto. Identifique qual o nome dos artigos obedece à convenção de nomenclatura. De seguida elabore um texto com base em ambos, para que o artigo final tenha a informação completa. Não deve simplesmente copiar de um, colar no outro e gravar (salvar) sem tratar do texto, pois dessa forma o artigo final poderá não fazer sentido. Por fim grave a informação no artigo correcto e faça um redireccionamento no artigo que tem o nome errado, ou menos comum, para o primeiro. Caso tenha dúvidas se ambos os artigos devem ser "unidos" ou não, recorra à fusão para saber a opinião da comunidade.
  • Criei um artigo e ao fazer uma pesquisa ele não aparece. O motor de busca da Wikiquote utiliza uma base de dados indexada dos artigos que é actualizada regularmente mas não em tempo real (por questões de desempenho dos servidores). Por essa razão, pode demorar algum tempo a aparecer nas pesquisas. Se quiser ver o artigo escreva na barra de endereço do navegador: http://pt.Wikiquote.org/wiki/nome do artigo
    substituíndo nome do artigo pelo título exacto do artigo que criou. Caso seja um utilizador registado, clique no botão "minhas contribuições" (lado superior das páginas) e encontrará uma lista com as suas edições, incluindo o artigo criado.

Ver também