Wikiquote:Boas-vindas: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Javuh (discussão | contribs)
Desfeita a edição 65453 de 201.92.159.171 (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 7: Linha 7:
== Lendo ==
== Lendo ==


Ler é muito simples. Basta ir à [[Página principal]], escolher um tópico que lhe interesse e começar a explorar. Você também pode usar o sistema de busca.
é muito simples. Basta ir à [[Página principal]], escolher um tópico que lhe interesse e começar a explorar. Você também pode usar o sistema de busca.


Se você tem algo a dizer sobre algum artigo acesse o ''link'' '''dicussão''' ('''discussion'''), dê uma olhada nos comentários deixados por outros visitantes e então acesse o ''link'' '''editar''' ('''edit''') para deixar sua mensagem.
Se você tem algo a dizer sobre algum artigo acesse o ''link'' '''dicussão''' ('''discussion'''), dê uma olhada nos comentários deixados por outros visitantes e então acesse o ''link'' '''editar''' ('''edit''') para deixar sua mensagem.

Revisão das 20h16min de 17 de junho de 2008

Wikiquote é uma coletânea livre de citações escrita por pessoas como você. Para criar uma conta de usuário, visite Especial:Userlogin.

Há três coisas que uma pessoa pode fazer com os artigos do Wikiquote: ela pode lê-los, pode editá-los ou ainda pode escrevê-los.

Todas as contribuições são bem-vindas, exceto algumas coisas que Wikiquote não abrange.

Lendo

é muito simples. Basta ir à Página principal, escolher um tópico que lhe interesse e começar a explorar. Você também pode usar o sistema de busca.

Se você tem algo a dizer sobre algum artigo acesse o link dicussão (discussion), dê uma olhada nos comentários deixados por outros visitantes e então acesse o link editar (edit) para deixar sua mensagem.

Editando

Qualquer um pode editar a maioria das páginas do Wikiquote (incluindo esta que você está lendo). Para isto basta acessar o link editar (edit) e fazer qualquer melhoria na página que você acredite ser necessária. Você não precisa de nenhuma credencial e nem ser um dos usuários para editar as páginas.

Se você não sabe como editar páginas do tipo WikiWiki, veja como editar uma página.

Escrevendo

Além de fazer alterações nas páginas você pode contribuir com novos conteúdos ou até mesmo criando novas páginas.

Importante: Se você não quiser que seu texto esteja disponível para que qualquer pessoa o leia ou o altere, não o submeta a Wikiquote. Qualquer texto enviado a Wikiquote é considerado sobre a GFLD (GNU Free Documentation License). Por isso também é importante que você não submeta material sobre o qual terceiros tenham direito autoral.

Ao submeter material a Wikiquote, não se esqueça de seguir nossa política. Além disso, gostaríamos que você seguisse nossos modelos para as páginas e não se esquecesse do que Wikiquote não é.

Traduzindo

Você pode colaborar traduzindo os textos disponíveis nas versões do Wikiquote em outras línguas.

Eu preciso me cadastrar?

Não é necessário se cadastrar, porém existem vantagens para você e para a comunidade ao se cadastrar:

  1. Seu nome constará da lista de wikiquotistas, assim como sua página de usuário;
  2. A comunidade poderá saber quem você é, facilitando também a tarefa dos administradores que verificam constantemente se não estão ocorrendo atos de vandalismo;
  3. Suas contribuições poderão ser vistas nas páginas de estatísticas. Você pode entrar para a lista de maiores contribuidores! :)

Para se cadastrar clique em Entrar na parte superior direita. Lembre-se de criar sua página de perfil e logar-se todas as vezes que for alterar alguma página.

Veja também

Informações gerais

Comunidade Wikiquote

Pessoas comuns, como você, estão construindo este projeto muito ativamente, enquanto você lê este texto, ou, simultaneamente alguém está incluindo ou editando um verbete.

Você não precisa estar logado para contribuir também, mas é claro que gostaríamos de saber mais sobre você. No entanto, vá direto ao assunto e trabalhe em qualquer página que desejar. Por favor, volte sempre e com a freqüência que puder. Se você for do tipo voluntário e participativo, assim como nós, logo ficará viciado em acompanhar a página que mostra as Mudanças Recentes. Você pode (e deve) ser ousado ao atualizar estas páginas. Acima de tudo, divirta-se e respeite algumas regras de convivência deste espaço comunitário.

Uma das coisas mais importantes que você deve saber é que nós (a comunidade existente) estabelecemos algumas normas culturais que você deve respeitar. Tentamos não discutir. Este não é um fórum de discussão. Todos tentam chegar a um consenso sobre o que deve estar escrito nos verbetes. Tentamos fazer com que os verbetes tenham a maior imparcialidade possível, o que significa que os artigos, mesmo sobre temas controversos, não são concebidos como plataformas para qualquer tipo de pregação. Lembre-se que esta é uma coletânea de citações, o que significa que há muitas coisas que ela não é. Se você se sente constrangido ao alterar o trabalho de outra pessoa, e pretende dar sua opinião, questionar ou tecer comentários sobre um artigo, faça-o na página de discussão. Geralmente procuramos evitar discussões. Existem também outras normas comunitárias codificadas através das ligações listadas mais abaixo, particularmente a política do Wikiquote. E, talvez você queira rever as coisas a não fazer no Wikiquote.

Seria de se esperar que o Wikiquote fosse um produto de baixa qualidade por ser aberto a todos. Mas, talvez por ser aberto para todos os artigos serão muito bons, e em constante melhoria. Aproveitando uma citação de Eric S. Raymond: "Havendo olhos suficientes, todos os erros são óbvios." Procuramos oferecer o denominador comum mais elevado --- os "denominadores mais baixos" tendem a não abordar artigos dos quais nada sabem! Existem muitos estudantes com doutorado (PhDs) e licenciados e outras pessoas muito inteligentes e conhecedoras a trabalhar aqui --- mas todos são bem-vindos. Esperamos que se divirta. Se estiver intrigado com a ideia mas tiver objeções, veja as nossas respostas a objeções comuns.

Outros Textos Introdutórios