René Descartes: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 48: Linha 48:
*"Não há tanta perfeição nas obras compostas por várias partes e realizadas por vários mestres, como naquelas em que um só trabalhou. Assim observamos que edifícios iniciados e acabados por um só arquitecto são geralmente mais belos e melhor ordenados do que aqueles que vários adaptaram, servindo-se de velhas paredes que tinham sido erguidas para outros fins".
*"Não há tanta perfeição nas obras compostas por várias partes e realizadas por vários mestres, como naquelas em que um só trabalhou. Assim observamos que edifícios iniciados e acabados por um só arquitecto são geralmente mais belos e melhor ordenados do que aqueles que vários adaptaram, servindo-se de velhas paredes que tinham sido erguidas para outros fins".


*"As maiores almas são tão capazes dos maiores vícios como das maiores virtudes, e os que avançam muito lentamente são capazes
de obter maiores vantagens, se seguirem sempre o caminho recto, do que aqueles que correm muito, mas se afastam desse caminho".


*"A minha segunda máxima consiste em não seguir as opiniões mais duvidosas, nisso imitando os viajantes que, tenso-se perdido numa floresta, não devem andar de um lado para o outro, mas caminhar sempre no mesmo sentido e não retroceder por razões fracas, ainda que tenha escolhido esse caminho por mero acaso. Porque deste modo se não chegam precisamente onde querem, lograrão chegar a qualquer sitiu onde estarão com certeza melhor do que no meio da floresta".
*"As maiores almas são tão capazes dos maiores vícios como das maiores virtudes, e os que avançam muito lentamente são capazes de obter maiores vantagens, se seguirem sempre o caminho recto, do que aqueles que correm muito, mas se afastam desse caminho".


==Sobre==
==Sobre==

Revisão das 13h57min de 30 de maio de 2008

René Descartes
René Descartes
René Descartes
René Descartes em outros projetos:

René Descartes (31 de março de 1596 - 11 de fevereiro de 1650) Filósofo e matemático francês.


  • "A leitura de todos os bons livros é qual uma conversação com as pessoas mais qualificadas dos séculos passados."
  • "Não ser útil a ninguém equivale a não valer nada."
  • "O alimento da juventude é a ilusão."
  • "As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos."
  • "Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir."
  • "Despreza-se um homem que tem ciúmes da mulher, porque isso é testemunho de que ele não ama como deve ser, e de que tem má opinião de si próprio ou dela."
  • "Cogito, ergo sum"
    • Tradução: "Penso, logo existo" - Fonte: Principia philosophiae
  • "Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país."
  • "O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de se contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que têm."
  • "É, propriamente, não valer nada, não ser útil a ninguém."
  • "Apenas desejo a tranqüilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos."
  • "Não basta termos um bom espírito. O mais importante é aplicá-lo bem."
  • "Toda minha Física não passa de uma Geometria".
  • "Daria tudo que sei, pela metade do que ignoro".
  • "Os que se ocupam a dar preceitos devem ter-se por mais hábeis do que aqueles a que os dão"
  • "Não há tanta perfeição nas obras compostas por várias partes e realizadas por vários mestres, como naquelas em que um só trabalhou. Assim observamos que edifícios iniciados e acabados por um só arquitecto são geralmente mais belos e melhor ordenados do que aqueles que vários adaptaram, servindo-se de velhas paredes que tinham sido erguidas para outros fins".
  • "As maiores almas são tão capazes dos maiores vícios como das maiores virtudes, e os que avançam muito lentamente são capazes

de obter maiores vantagens, se seguirem sempre o caminho recto, do que aqueles que correm muito, mas se afastam desse caminho".

  • "A minha segunda máxima consiste em não seguir as opiniões mais duvidosas, nisso imitando os viajantes que, tenso-se perdido numa floresta, não devem andar de um lado para o outro, mas caminhar sempre no mesmo sentido e não retroceder por razões fracas, ainda que tenha escolhido esse caminho por mero acaso. Porque deste modo se não chegam precisamente onde querem, lograrão chegar a qualquer sitiu onde estarão com certeza melhor do que no meio da floresta".

Sobre

  • "Descartes deseja ser ao nível da cognição um self-made-man. Ele é o Samuel Smiles do empreendimento cognitivo"
- Ernest Gellner, "Reason and Culture", Oxford 1992, p. 3.

Discurso do método

(Discurso do método para bem se guiar a razão e procurar a verdade nas ciências).

  • Advertência: "Se este discurso parece demasiadamente longo para ser lido de uma só vez,podemos dividi-lo em seis partes. Na primeira, encontraremos diversas considerações sobre as ciências.Na segunda, as principais regras do método procuradas pelo autor.Na terceira, algumas regras sobre a moral tiradas do método.Na quarta, as razões pelas quais ele prova a existência de Deus e da alma humana, que são os fundamentos da metafísica. Na quinta, ele procurou ordenar questões sobre a física, especialmente a explicação do movimento do coração e de algumas outras dificuldades relativas à medicina, bem como a diferença que existe entre a nossa alma e as dos animais.Por último, quais as coisas que não existem e que o autor julga necessarias para se avançar na pesquisa da natureza, e as razões que levaram-no a escrevê-las".
  • Fonte: Discours de la méthode de Descartes, Grands Écrivains, Imprimerie Brodard et Taupin, La Flèche, France, 1987 ISBN 2-85018-556-6