José de Alencar: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
m clean up AWB
Linha 12: Linha 12:
|Color=#c0c0c0
|Color=#c0c0c0
}}
}}
[[w:José de Alencar|'''José''' Martiniano '''de Alencar''']] ''(nasceu em Messejana, Ceará, [[Brasil]] em [[1 de maio]] de [[1829]] - faleceu no Rio de Janeiro em [[14 de abril ]] de [[1857]]),foi um importante jornalista, romancista, político e orador brasileiro. ''
[[w:José de Alencar|'''José''' Martiniano '''de Alencar''']] ''(nasceu em Messejana, Ceará, [[Brasil]] em [[1 de maio]] de [[1829]] - faleceu no Rio de Janeiro em [[14 de abril]] de [[1857]]),foi um importante jornalista, romancista, político e orador brasileiro. ''
----
----



==Obras==
==Obras==

===Cinco minutos===
===Cinco minutos===
(1856)
(1856)
Linha 42: Linha 40:


*"É na idade da ambição que se prova a têmpera dos homens."(Fonte não citada).
*"É na idade da ambição que se prova a têmpera dos homens."(Fonte não citada).



[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Pessoas]]

Revisão das 22h57min de 15 de abril de 2008

José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar em outros projetos:

José Martiniano de Alencar (nasceu em Messejana, Ceará, Brasil em 1 de maio de 1829 - faleceu no Rio de Janeiro em 14 de abril de 1857),foi um importante jornalista, romancista, político e orador brasileiro.


Obras

Cinco minutos

(1856)

  • "É uma história curiosa a que lhe vou contar, minha prima. Mas é uma história e não um romance. Há mais de dois anos, seriam seis horas da tarde, dirigi-me ao Rocio para tomar o ônibus de Andaraí. Sabe que sou o homem menos pontual que há neste mundo; entre os meus imensos defeitos e as minhas poucas qualidades, não conto a pontualidade, essa virtude dos reis e esse mau costume dos ingleses. Entusiasta da liberdade, não posso admitir de modo algum que um homem se escravize ao seu relógio e regule as suas ações pelo movimento de uma pequena agulha de aço ou pelas oscilações de uma pêndula.Tudo isto quer dizer que, chegando ao Rocio, não vi mais ônibus algum; o empregado a quem me dirigi respondeu:
— Partiu há cinco minutos.

Iracema

(1865)

  • ” Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema(...) Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira(...)O favo de jati não era doce como seu sorriso; nem a bunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado”( “Iracema”, tres primeiros parágrafos do capítulo 2).

Citações políticas

  • ” Já estava eu meio descrido das coisas, e mais dos homens;e por isso buscava na literatura diversão à tristeza que me infundia o estado da pátria entorpecida pela indiferença.Cuidava eu, porém, que você, político de antiga e melhor têmpora, pouco se preocupava com as coisas literárias, não por menosprezo, sim por vocação”. ( “Iracema”, Carta ao Dr. Jaguaribe ,páginas 141-146).
Outras citações
  • "Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros."(Fonte não citada).
  • "Quem não espera vencer, já está vencido."(Fonte não citada)
  • "É na idade da ambição que se prova a têmpera dos homens."(Fonte não citada).